quinta-feira, 20 de setembro de 2018

“Os Alemães” chega às livrarias pela Editora Contexto

Economia, política, mitologia e cultura alemã são alguns dos temas abordados no livro de Vinícius Liebel, historiador e pesquisador da Europa contemporânea

Os alemães são donos de uma história única, permeada de personagens fascinantes, da altura de Goethe, Beethovem e Einstein, e de passagens históricas sombrias e violentas, como genocídios, um governo totalitário nazista e um muro dividindo o coração do país entre comunistas e capitalistas. No livro “Os Alemães”, de Vinícius Liebel, lançado agora pela Editora Contexto, o leitor poderá conhecer um pouco mais sobre este povo que segue deixando sua marca no mundo; na economia, nas artes e na ciência. Pode-se dizer mesmo que uma ação cada vez mais refletida e responsável em vários aspectos pode ser também apontada como uma característica, especialmente após a reunificação.  
Isso não os exime de culpas ou de responsabilidades por suas ações – atuais ou históricas – mas denota a tendência a uma consciência de seu lugar no mundo. Entender como e por qual razão isso aconteceu é o principal foco deste livro. O leitor poderá acompanhar nas 320 páginas da obra, que a história do povo alemão leva ao desenvolvimento de uma consciência muito particular, à defesa da democracia e dos direitos humanos e a um senso de responsabilidade que o diferencia frente a seus vizinhos. Liebel relata como sua história peculiar de unificação tardia, nova divisão no pós-guerra e reunificação em 1990 ajudou a definir sua identidade como pertencentes a uma nação.
  O autor também destaca a influência da mitologia germânica ainda na Idade Contemporânea. No capítulo “Thor Antes dos Vingadores”, ele relata que em meados do século XIX, tentando mostrar que os deuses dos germânicos continuavam a andar entre nós e abençoavam os povos alemães com genialidade, coragem e dignidade, o rei Ludwig I da Bavária ordenou a construção de um panteão dos heróis alemães, que seria visto como uma prova da identidade coletiva comum aos reinos alemães do período. No local onde foi construído, se encontram bustos de mais de 150 novas personalidades alemãs como Einstein, Mozart e Bismarck. Este livro imperdível apresenta todas estas Alemanhas em detalhes e revela um país – e um povo – único, muito mais complexo e diverso do que nosso imaginário pode vislumbrar. A obra faz parte da coleção “Povos e Civilizações”, da Editora Contexto.

Sobre o autor: Vinícius Liebel é historiador e pesquisador da Europa contemporânea (séculos XIX e XX). Ele tem se dedicado especialmente à História política e cultural da Alemanha. Em livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, seu foco tem sido a primeira metade do século XX, a ascensão do nazismo, do antissemitismo, do totalitarismo e os dois conflitos mundiais. Formou-se em História pela Universidade Federal do Paraná e possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim.

Coleção Povos e Civilizações: iniciada com O Mundo Muçulmano, a coleção conta atualmente com 18 títulos, ente eles Os Mexicanos, Os Argentinos, Os Ingleses, Os Portugueses, Os Russos, Os Japoneses, Os Indianos e Os Escandinavos. Este ano também foi lançado Os Colombianos.

A Contexto: Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 31 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br.

Os Alemães
Autor: Vinícius Liebel
Páginas: 320
Preço: R$ 63,00
Editora Contexto
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels