sábado, 15 de setembro de 2018

Programação de literatura do Sesc Belenzinho tem Clube de Leitura, batalha de poesias e contação de história para adultos

Conta com a Gente - foto divulgação
No mês de setembro, o Sesc Belenzinho oferece várias atividades na programação de literatura, tanto para adultos quanto para crianças. Todos os eventos são grátis.

No dia 25/9, tem contação de histórias para gente grande: Giuliano Tierno, Simone Grande e Bruno Cordeiro comandam o Conta com a Gente! que aborda contos sobre a independência de si e do outro. No dia 26/9, acontece o sarau Menor Slam do Mundo: uma batalha de poemas coordenada por Daniel Minchoni, que tem tradução em libras e participação de poetas surdos. E o Clube de Leitura ocorre no dia 27/9, conduzido por Tatiana Schunck, tendo como foco o livro K. Relato de Uma Busca, de Bernardo Kucinski. As três atividades acontecem às 20 horas.

Para a garotada, na tarde do dia 30/9 tem Mediação de Leitura na Biblioteca com o Grupo Êba, cujo tema é Libras, que mescla cultura popular da infância e cultura surda. Já nos dias 22 e 23/9 (às 16h), a atração é contação de histórias, Histórias para Ver e Ouvir: O Espelho Mágico, com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

ADULTO
Contação de Histórias:
Conta com a Gente! Contos Sobre a Independência de Si e do Outro
25 de setembro. Terça, às 20h
Grátis. Local: Biblioteca. Livre.Duração: 1h30
Com Giuliano Tierno, Simone Grande e Bruno Cordeiro

Conta com a Gente: Programação focada na oralidade.
Conta com a Gente! é uma roda de histórias para adultos que acontece mensalmente na Biblioteca do Sesc Belenzinho, na qual dois narradores e um músico apresentam contos e encantam aqueles que já saíram da infância. No dia 25 de setembro, Ana Luísa Lacombe, Giuliano Tierno e Bruno Cordeiro narram Contos Sobre a Independência de Si e do Outro.

No Conta com a Gente!, os narradores e o músico convidam o público presente na biblioteca a ouvir as histórias. Durante a sessão, entre narrativas e músicas, os espectadores podem ser convidados e encorajados a também exporem as suas narrativas.

Ana Luísa Lacombe é atriz desde 1981, e vem dedicando-se à arte de contar histórias nos últimos 15 anos.  Bruno Cordeiro é ator, diretor e professor teatral com Licenciatura em Artes-Teatro pela Unesp, além de violonista, cantor, compositor de trilha para teatro e diretor musical. E Giuliano Tierno é escritor, pesquisador e professor, doutorando e mestre em arte e educação pelo programa de pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP.

Sarau: Menor Slam do Mundo
26 de setembro. Quarta, às 20h
Grátis. Local: Comedoria. Livre. Duração: 2h

SP: Invenções Literárias - Há uma história da literatura na cidade de São Paulo e há história de São Paulo na literatura.
O projeto SP: Intervenções Literárias apresenta, em setembro, o Menor Slam do Mundo, que é uma batalha de poesias com duração de até 10 segundos. Na mesma noite ocorre também o Minimenor Slam do Mundo, este com poemas de até 3 segundos, e ainda o Nano Slam com até 1 segundo de duração.

O Menor Slam do Mundo tem tradução em Libras, tanto para as pessoas com deficiência auditiva que integram a plateia, quanto para os poemas recitados em linguagem de sinais por poetas surdos. A competição é comandada por Daniel Minchoni - https://vimeo.com/78463567.

Encontro: Clube de Leitura
27 de setembro. Quinta, às 20h
Grátis. Local: Biblioteca. Livre. Duração: 2h
Com Tatiana Schunk

Clube de Leitura: Os encontros do Clube de Leitura tem o intuito de promover a descoberta e o encantamento de obras pré-selecionadas do acervo da Biblioteca.

Neste ano, o Clube de Leitura, conduzido pela escutadora que escreve Tatiana Schunck, convida leitores e interessados em leitura a visitar textos literários que apontam núcleos familiares como contexto de escrita, que apresentam acontecimentos que embaralham os limites entre confissão e ficção e que confrontam situações limite da condição humana. O Em setembro, o livro abordado é K. Relato de Uma Busca, de Bernardo Kucinski, que conta uma história trágica ocorrida durante a ditadura militar.

O livro - Em 1974, a irmã de Bernardo Kucinski, professora na Universidade de São Paulo, foi presa pelos militares junto marido e desaparece sem deixar rastros. Seu pai, judeu imigrante que também foi preso na juventude devido às suas atividades políticas, dá início a uma incansável busca pela filha e encontra somente o silêncio sobre qualquer desaparecimento de preso político. O livro K. – que teve a primeira edição em 2011 - narra essa busca e já se firmou como um clássico contemporâneo da literatura brasileira.

O ato de ler o cotidiano como reflexão sobre a vida, autobiografia e ficção de si e tentativas de se contar é o mote do Clube de Leitura. A ideia é estimular a percepção de que a leitura é um ato. Algo nos acontece quando lemos. De alguma forma somos convocados a sair de uma dada realidade e nos encontrarmos com narrativas que nos levam a lugares outros.

INFANTIL
Mediação de Leitura: Libras
Até 30 de setembro. Sábados e domingos, das 12h às 17h
Grátis. Local: Biblioteca. Livre.
Com Grupo Êba

Mediações: Promove encontros sobre a temática das ações em torno da leitura.

Mediação de leitura no espaço da biblioteca que mescla cultura popular da infância e a cultura surda. O Grupo Êba é um grupo de contadoras de histórias que estuda a cultura popular da infância e a cultura Surda. Em 2012, reunimos nossos interesses e experiências para formar o GRUPO ÊBA!, a fim de proporcionar um novo tipo de encontro entre culturas. As histórias, brincadeiras e músicas transformaram-se em instrumentos para chegarmos até as crianças (de zero a cem anos), levando leitura, alegria e muita imaginação.

Contação de Histórias: Histórias para Ver e Ouvir: O Espelho Mágico
22 e 23 de setembro. Sábado e domingo, às 16h
Grátis. Local: Convivência. Livre.
Com Mirela Estelles e Amarilis Reto

Poéticas do Acesso: Programação a partir de um eixo curatorial que pensa a acessibilidade como criação poética.
A história de tradição oral, O Espelho Mágico ganha narração em português e libras (língua brasileira de sinais), simultaneamente. Durante a narrativa os participantes são convidados a interagir com a história ajudando a desvendar um segredo guardado por um espelho mágico que pertence a uma bela princesa.

Serviço
Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels