segunda-feira, 22 de outubro de 2018

5 livros sobre o grande líder Malcolm X

Malcolm X - Foto divulgação
Malcolm X (Al Hajj Malik Al-Shabazz), nascido em 19 de maio de 1925 e falecido em 21 de fevereiro de 1965, em Nova Iorque, foi um dos grandes defensores do Nacionalismo Negro dos EUA. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração separatista. Defensor dos direitos dos afro-americanos, conseguiu mobilizar brancos e negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afro-americana. Em 1998, Paul Gray, da influente revista Time, colocou a Autobiografia de Malcolm X entre os 10 livros de não ficção mais importantes do século XX.

1 - Malcolm X - Uma Vida de Reinvenções
Companhia Das Letras

Numerosas personagens compõem as metamorfoses sofridas por Malcolm Little, o franzino filho de uma família de negros pobres nascido numa pequena cidade do Centro-Oeste americano, até sua conversão decisiva em Malcolm X, o religioso muçulmano e incendiário combatente da revolução mundial que morreu como apóstolo da paz entre os povos.

Antes de se tornar um interlocutor de guerrilheiros, intelectuais, teólogos e primeiros-ministros ao redor do planeta, o mártir pioneiro dos direitos civis nos Estados Unidos foi sucessivamente Homeboy, Jack Carlton, Detroit Red, Big Red e Satan; Malachi Shabazz, Malik Shabazz e El-Hajj Malik El-Shabazz. Esses nomes de sonoridades e sentidos tão contrastantes entre si indicam os rumos contraditórios assumidos pela vida de Malcolm até o encontro definitivo com o Islã, que o levaria ao ativismo político. Ladrão, agenciador de prostitutas e viciado em drogas na década de 1940, quando também conheceu os horrores da prisão, ele abandonou o crime para abraçar com sua oratória brilhante, amparada em leituras autodidatas e nos ensinamentos do Corão, uma luta sem quartel contra o racismo e a injustiça social.

Entretanto, como demonstra Manning Marable, a mesma personalidade profundamente contestadora sempre esteve por trás das diversas máscaras sociais usadas por Malcolm. Numa narrativa minuciosa, o autor acompanha os passos desse gigante afro-americano ao longo de dezenas de cidades dos Estados Unidos, além das viagens à África, à Europa e ao Oriente Médio como porta-voz da revolta dos descendentes de escravos e dos direitos dos oprimidos. 


2 - O Jovem Malcolm X
Vários autores - Nova Alexandria


Malcolm X é um dos maiores ícones da luta contra o racismo e a discriminação racial no mundo todo. Entre a juventude, em todos os continentes, ele inspira uma quantidade imensa de movimentos e organizações de natureza cultural, social e política – do hip hop aos núcleos de consciência e cidadania nas periferias das grandes cidades. Isso se deve ao fato dele ter se tornado a voz mais vibrante dos trabalhadores negros dos guetos urbanos e seus esforços pessoais de menino pobre do interior que, atirado pela orfandade no tumulto da cidade grande, aprendeu a lutar contra as contradições indignas da vida reservada aos trabalhadores em geral e aos negros em particular.
3 - Malcolm X - A Life Of Reinvention
Penguin Books USA


Da grande figura da história americana do século XX, talvez nenhuma seja mais complexa e controversa do que Malcolm X. Constantemente reescrevendo sua própria história, ele se tornou um criminoso, um ministro, um líder e um ícone, tudo antes de ser derrubado por balas de assassinos. aos trinta e nove anos. Através de seu trabalho incansável e incontáveis ​​discursos, ele capacitou centenas de milhares de americanos negros para criar vidas melhores e comunidades mais fortes, ao mesmo tempo em que estabelecia o modelo para o homem afro-americano independente e auto-atualizado. Na morte, ele se tornou um símbolo amplo de resistência e reconciliação para milhões de pessoas em todo o mundo.

 





4 - Malcolm X - By Any Means Necessary
Scholastic Usa


Poucos homens na história americana são tão controversos quanto Malcolm X. Nesta biografia provocativa, Myers, vencedor de um Newbery Honor e quatro vezes vencedor do Prêmio Coretta Scott King, apresenta um retrato direto de um homem complexo cuja vida refletia os principais eventos de nossa vida.

5 - The Autobiography of Malcolm X
Ballantine Books


O líder Malcolm X discute sua filosofia política e revela detalhes de sua vida, lançando luz sobre as idéias que lhe permitiram obter a adesão de uma porcentagem ainda crescente da população negra.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels