sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Palestra gratuita sobre literatura e filosofia no dia 16/10, com Luisa Benevides

Encontro é oportunidade de conhecer o conteúdo da oficina que a poeta e psicóloga vai conduzir no dia 27/10, na Casa Cultural Lago de Histórias

Por que cortar palavras é tão importante num texto literário? O momento de reescrita pode ser um momento lúdico e prazeroso? O que acontece quando escrevemos sem pensar? Devemos escrever sobre nós mesmos, ou antes esquecer de nós mesmos ao escrever? Quando escrevemos um texto transformamos a nós mesmos? Transformamos o mundo? Existe um perigo neste processo?

Na próxima terça-feira, 16 de outubro, às 19h30, a poeta e psicóloga Luisa Benevides faz palestra gratuita na Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca sobre questões que envolvem os processos de escrita e o que move cada um a escrever. Além disso, mostra como a filosofia é uma grande aliada da literatura: as duas se debruçam sobre as mesmas questões, compartilham das mesmas alegrias e sofrem dos mesmos embaraços.

A palestra é a oportunidade de conhecer o conteúdo da “Oficina de Literatura e Filosofia”, que Luisa conduz no dia 27 de outubro, sábado, das 9h às 17h30, também  na Lago de Histórias. A oficina, que mescla teoria e prática, irá além do aspecto prático da construção de um texto. O objetivo será também refletir sobre o processo de escrita em si, com ferramentas filosóficas e literárias: a leitura de autores como Gilles Deleuze, Michel Foucault, Antoine Compagnon, Adília Lopes, Chacal, Ana Cristina César, Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

“Na oficina vamos ler textos de filosofia, poemas e minicontos, e também assistiremos a um pequeno vídeo de um filósofo bastante inspirador. A ideia é fazer uma breve exposição teórica, permeada pelas leituras, conversas e trocas entre os alunos. Já na parte prática, mais do que criar textos prontos, os exercícios sugeridos terão como objetivo bagunçar modos cristalizados de escrita, instigar o pensamento e movimentar entre os alunos o desejo de escrever”, adianta Luisa.

Público-alvo
Não é necessário nenhum conhecimento prévio em filosofia para participar da oficina. Basta gostar de escrever e ter o desejo de refletir sobre o processo de escrita em si.

SERVIÇO

Palestra “Literatura e Filosofia”, com Luisa Benevides
DIA/HORA: 16 de outubro, às 19h30
LOCAL: Casa Cultural Lago de Histórias – Rua Marechal Cantuária, 18/sobrado – Urca
ENTRADA GRATUITA

Oficina de Literatura e Filosofia com Luisa Benevides
DIA/HORA: 27 de outubro, das 9h às 17h30
LOCAL: Casa Cultural Lago de Histórias – Rua Marechal Cantuária, 18/sobrado – Urca
VALOR: R$ 280,00
INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: contato@lagodehistorias.com.br // (21) 3518-5549
Whatsapp – (21) 97631-6131

FB: @lagodehistorias
Instagram: @lago_de_historias
www.lagodehistorias.com.br
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels