quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Sonia Montone e o trabalho de produtora editorial na Educ (Editora da PUC-SP), por Sérgio Simka e Cida Simka

Sonia Montone - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Meu nome é Sonia Montone, sou formada em letras e tenho mestrado em língua portuguesa, ambos os cursos realizados na PUC-SP. Participei, ao longo de minha formação acadêmica e profissional, de vários congressos e encontros da área de língua portuguesa e de edição; participei, também, do PET-Letras da PUC-SP, como orientadora do grupo “Revisão de Texto”. Fui docente do departamento de Língua Portuguesa da PUC-SP, de 1997 a 1999. Sou autora de artigos em revistas científicas e do livro Claudio Giordano - Editando o editor (São Paulo, Edusp/Com-Arte, 2003). Sou mãe de 3 garotos e tenho uma gata, a Capitu! Posso me resumir dizendo simplesmente que sou apaixonada pela língua portuguesa, pelas artes, pelos livros, seus autores e sua edição!

ENTREVISTA:

Fale também sobre seu mestrado.


Concluí meu mestrado em 1997, quando ainda estava ganhando força a linguística textual no cenário editorial. Naquela ocasião, busquei mostrar que uma revisão de texto deveria ir além da correção de questões gramaticais, ortográficas e vocabulares, devendo ser também observadas, corrigidas e/ou reestruturadas questões textuais, como coesão, coerência, intertextualidade, intencionalidade, aceitabilidade,  situacionalidade e informatividade.

Está fazendo doutorado?


No momento não estou fazendo doutorado, mas tenho esse projeto para breve.

Você foi revisora da Educ (Editora da PUC-SP) e agora é produtora editorial. Fale-nos sobre seu trabalho (de revisora a produtora).

Ao concluir a graduação fui convidada a trabalhar na editora da PUC, a Educ, como secretária da produção e, em seguida, já assumi o cargo de revisora de textos. Trabalhei nessa área por aproximadamente 5 anos, até assumir a coordenação editorial de periódicos científicos e, em mais alguns anos, a produção editorial de todos os periódicos e livros da Editora. Agora, como produtora editorial, cuido de todas as etapas de edição do livro, desde o recebimento os originais pelos autores, passando pelas fases de revisão do texto, diagramação, capa e liberação do livro para a impressão gráfica. Cuido também do lançamento do livro e de sua divulgação na mídia e redes sociais.

Trabalha há quanto tempo na editora?

Trabalho desde 1993, já me sinto patrimônio registrado da Educ – Editora da PUC! E espero aqui me aposentar.

Quantos livros a Educ já publicou? Qual o mais vendido? 

A Educ foi criada, formalmente, em 1974 e, desde então, publicou uma média de 900 livros, em primeira edição e reimpressão, além de fascículos de periódicos científicos.
Dentre os livros mais vendidos, está a série Trilhas, no formato de “livro de bolso”, cujos títulos apresentam uma introdução sobre determinado assunto. Por serem livros introdutórios, acabam tendo uma boa aceitação entre os leitores. Destaco, dessa coleção, os livros Psicologia. Um introdução e Planejamento de pesquisa. Uma introdução. Também tem tido muita procura o livro recém-lançado, Como sair das bolhas, da jornalista e professora da PUC-SP, Pollyana Ferrari.

Como analisa a questão da leitura no país?

As estatísticas mostram que o Brasil não é um país de leitores. De fato, se formos levar em consideração a imensidão de nosso país, temos mais não leitores do que leitores. Mas percebo que há uma parcela, ainda que pequena, que é bem apaixonada pelos livros e que lê com frequência. Podemos observar isso nos metrôs, ônibus, sala de espera de consultórios. Além disso, há projetos particulares bem bacanas de incentivo à leitura, como o “Doe um livro” e “Leitura no vagão”, para citar alguns. Estive, neste ano, na Flip de Paraty. E foi simplesmente incrível vivenciar aquele clima literário! Muita gente circulando com livros, “sacolas de livros”, pelas ruas históricas de Paraty. Acho que há, de fato, muito a ser trabalhado nessa direção, especialmente pelo poder público. Mas, timidamente, estamos avançando. 

Como vê o trabalho de uma editora universitária no cenário editorial atual?

Um trabalho de formiguinha, o que não é diferente das editoras comerciais. O investimento é alto para um retorno incerto. No entanto, se, por um lado, as dificuldades financeiras da editora universitária possam ser grandes, por outro, ela tem a contrapartida da universidade à qual está vinculada, possibilitando a publicação de livros de alta qualidade de conteúdo e de produção, mas destinado a um público reduzido, em geral de “pares acadêmicos”. O objetivo da editora universitária não é o lucro e, sim, a divulgação de sua produção. E esse projeto é louvável, especialmente, em épocas de crise financeira!

O que tem lido atualmente?

Leio de tudo um pouco, além do da leitura dos livros da própria editora. Estou numa fase de ler poesia. Li, recentemente, o livro Um jogo bastante perigoso, de Adilia Lopes (Editora Moinhos, 2018). Belíssimo! E, atualmente, estou lendo Como se caísse devagar, de Annita Costa Malufe (Editora 34, 2008).


*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels