segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Bruna Giroldo, o livro Lua – A princesa da Lua e o Portal da Escrita, por Sérgio Simka e Cida Simka

Bruna Giroldo - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Eu nunca havia pensado em me aventurar pela escrita, até que pedi exoneração do meu cargo público na prefeitura de São Paulo, e decidi prestar vestibular para medicina. Após três meses estudando para a prova que seria no final do ano, eu tive uma ideia para um livro, comecei então a escrevê-lo. Dessa ideia, surgiram dois contos que foram selecionados em dois concursos diferentes e publicados em coletâneas pelas editoras Illuminare e Andross. Criei então o Portal da Escrita com dicas para escritores e iniciei a minha jornada literária, na qual estou até hoje. A literatura é um caminho sem volta (risos).

ENTREVISTA:

Você é editora do Portal da Escrita. Fale-nos sobre ele. O que a motivou a desenvolvê-lo?


Quando comecei a escrever, eu senti a necessidade de aprimorar o meu processo de criação e a escrita em si, no entanto, não encontrei muito material gratuito e de qualidade na internet brasileira, precisei pesquisar em sites da Europa e Estados Unidos.
Conforme ia aprendendo, eu relatava esse aprendizado no blog do Portal da Escrita, que depois foi crescendo até que criamos nossas oficinas, concursos, o nosso “Game Literário” que já vai para a terceira edição em 2019, sempre com foco na parte criativa da escrita, e agora também, com foco na imagem pessoal e marketing para escritores, aumentado as possibilidades de publicação para os nossos alunos.
Por esse motivo, lançamos o nosso primeiro treinamento 100% on-line que é o CTI (Centro de Treinamento Intensivo) para Escritores que já conta com mais de cinquenta alunos em menos de um mês de lançamento. E aborda desde questões básicas de escrita e criatividade (os primeiros sete módulos são inteiramente gratuitos) até questões como redes sociais para escritores, divulgações e posicionamento profissional.
E tem muito mais vindo por aí!
Você é também escritora. Fale-nos sobre seus livros.

Meus livros são um misto de fantasia, ficção científica e adoro adicionar umas pitadas de teorias da conspiração, mas tudo com uma pegada menos sombria devido ao meu público ser em sua maioria jovem. Eu geralmente intercalo livros mais leves com foco nos adolescentes e outros com um teor um pouco mais forte para o jovem adulto. Todos os livros que escrevo têm alguma inspiração em alguém que conheço, geralmente nas minhas filhas, irmã e primas, todas têm entre dois e quinze anos, também vou escrever um inspirado em meu irmão, que vai descobrir isso agora.

Ideia não falta, tenho um livro sendo lançado agora pela editora Bookish, que é o “Lua - A Princesa da Lua”, que conta a história de uma garota egoísta que precisa aprender a lidar com suas atitudes impensadas para manter a terra em segurança, seguido de “Avenida Liberdade, 1249”, que aborda o bullying nas escolas e em janeiro, o meu projeto inicial, aquela ideia que me fez começar a escrever, que é o “NOM - As Crônicas de Theo Bernard”. Para ser sincera, tenho ideias rascunhadas para lançar livros por uns quinze anos (risos).

No entanto, demorei três anos até chegar nesse ponto da minha carreira. Eu cheguei a enviar originais para diversas editoras e recebi boas e más propostas de publicação, no entanto, nenhuma topava fazer o que eu queria, que era proporcionar uma experiência de leitura totalmente diferente e interativa. Foi então que eu conheci a editora Bookish e apresentei os meus projetos a eles, tanto os do Portal da Escrita quanto os meus pessoais, e além de conseguir essa parceria, eu ainda entrei para o time da Bookish como diretora de Marketing e Diferenciação tendo em vista a execução desse plano e dessa experiência que é como chamamos a “Experiência Bookish”. Somos uma editora tradicional, e contamos um time incrível de profissionais e blogs parceiros, são mais de 130 atualmente e esse é só o começo.

Você faz coaching literário. Fale-nos a respeito.

O coaching literário surgiu em minha vida quando fiz a minha primeira formação em coaching. Eu queria auxiliar os alunos do Portal, de forma mais efetiva e o coaching é perfeito para isso, pela sua amplitude, ou seja, ele não cuida apenas das questões estratégicas da escrita, mas de todo o processo desde a estruturação da ideia, até questões como: motivação, propósito, posicionamento pessoal e profissional, enfim, tudo o que o escritor precisa para iniciar na carreira e, principalmente, se manter nela. E um diferencial, todos os coachees (pessoa que contrata um processo de coaching) que atendemos no Portal, recebem como bônus a consultoria de marketing e diferenciação e a publicação de sua obra pela editora Bookish.

Como analisa a questão da leitura no país?

Acredito que a leitura no país está crescendo e evoluindo cada vez mais. O nosso público leitor mudou, e está composto em grande parte pelos jovens. Podemos (e devemos) explorar isso. Por esse motivo, acredito que o escritor também precisa evoluir em questões como postura e interação, usando e abusando das redes sociais para criar a sua própria rede de leitores. É um bom cenário para se aventurar, com consciência e estratégia, obviamente.

Quais os seus próximos projetos?

Continuar publicando meus trabalhos. Levar as oficinas do Portal para as escolas públicas gratuitamente, esse é um sonho que precisa de muito apoio. E temos um projeto grande para escritores vindo por aí, com uma formação completa, mas ainda é segredo, precisa acompanhar o Portal para saber mais (risos). Mas uma coisa eu garanto, será incrível!

Nossos links:
(Nossa rede social principal é o Instagram, mas também estamos no facebook)
Instagram pessoal: https://www.instagram.com/giroldobruna/
Instagram do Portal: https://www.instagram.com/portaldaescrita/
Instagram da Bookish: https://www.instagram.com/editorabookish/
CTI: http://bit.ly/CTIescoladeescrita


*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels