terça-feira, 6 de novembro de 2018

Helder Felix e o livro "Batons, Eucaliptos e Aspirinas” (Drago Editorial)

Helder Felix - Foto divulgação
O autor nasceu em Fortaleza. Graduado em Letras-Português e Literatura pela UFC – Universidade Federal do Ceará. Especializou-se em Ensino de Língua Portuguesa pela UECE – Universidade Estadual do Ceará. Membro do grupo de estudos em ADC – Análise do Discurso Crítica (UECE). Professor e escritor. Produz em vários gêneros, destacando-se contos, crônicas, poesia, haicais. Teve textos publicados em revistas eletrônicas, blogs e em antologias de concursos literários como: III Concurso literário Big Time Editora, Antologia Prêmio Vip de Literatura Edição 2016, Antologia Baseado na Estrada – 50 anos do movimento Hippie, Concurso Contemporânea de Literatura 2016, 5º Concurso Literário Pague Menos, IV Festival de Haicai de Petrópolis, Antologia de contos Arte do terror – 4 ° volume.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Helder Felix: Rememorando meus primeiros contatos com a Literatura, transporto-me aos meus 9 ou 10 anos quando tive contatos com clássicos da literatura infantil universal que minha mãe trazia para casa. Desse tempo, o universo criativo de clássicos como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, Branca de Neve que aos poucos me despertou a curiosidade e fascínio pela leitura. Como escritor – ou tentativa de sê-lo – comecei por textos de cunho poético aos 14 ou 15 anos. Escrevia à mão e “engavetava” em agendas. Mas não me vinha ainda a ideia de publicá-los. Comecei, também, a participar de eventos literários como ouvinte e a consumir cada vez mais livros.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Batons, Eucaliptos e Aspirinas” (Drago Editorial). Poderia comentar?

Helder Felix: Batons, Eucaliptos e Aspirinas é meu primeiro livro. Já havia publicado poemas, contos e crônicas em jornais, revistas, blogs e antologias de concursos literários, porém, Batons... é o primeiro sopro poético. É um livro de poesia que busca semioses. Há crítica social, reminiscências da infância, alusão a poetas de grande estrela, como Torquato Neto, Rimbaud e Manuel Bandeira. Prevalece versos livres com rimas internas, digamos. É um livro que apela para imagem. São poemas em geral narrativos. As figuras de linguagem, como a metáfora são usadas a fim de deixar as lacunas para o leitor participar da construção de significados. Há uma busca pela pluralidade, almejo.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Helder Felix: Não houve tanta pesquisa. O processo foi mais intuitivo. Obviamente, houve um trabalho com a linguagem, com ritmo do livro e dos assuntos que de repente quis tencionar. Foi uma semiose de reminiscências dos meus primeiros versos com o momento da escrita de Batons...
O processo de escrita foi até rápido. Aproximadamente 3 ou 4 meses. Entretanto, a concepção remota versos verdes da adolescência até a concretude dos poemas que de fato entraram no livro.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Helder Felix: Poderia destacar vários que me dizem muito e que acredito – humildemente – poderem apontar caminhos para o sentir, o questionar. Mas como recorte, sintetizo com o verso: “mas de uma coisa é bela/continua enxergando poesia na vida” (A Fábrica de Poemas). Penso ser um verso de esperança que aponta para irmos, para lutarmos por dias melhores. Para vermos o belo na vida nos pormenores. No instante. Breve. Eterno e quiçá sempre pulsante. É um dos caminhos que de repente o poema – e o livro – direciona.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?


Helder Felix: A Drago Editorial comercializa Batons, Eucaliptos e Aspirinas no site da editora: www.dragoeditorial.com 
E mantém contato com os interessados (contato@dragoeditorial.com)
Aproveito o espaço para deixar meu e-mail (juniorrusso.felix@gmail.com) para aqueles que se interessarem em interagir, em discutir e/ou comentar sobre o livro. Julgo relevante o contato texto-escritor-leitor.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Helder Felix: Há vários na mente e alguns já materializados, ao menos nos meus arquivos. Pretendo lançar o meu segundo livro de poesia, Insultos Poéticos e Outros Cactos no primeiro semestre de 2019. Há outros 6 livros de poesia e um de conto já prontos.  Esperando oportunidades. Atualmente, pesquiso e rabisco as temáticas para outro livro de contos. Em 2019, pretendo publicar esses projetos e iniciar a escrita do meu primeiro romance com 6 títulos provisórios por enquanto.

Perguntas rápidas:

Um livro: Dom Casmurro, Machado de Assis.
Um (a) autor (a): Carlos Drummond de Andrade.
Um ator ou atriz: Marcos Nanini
Um filme: O Ensaio sobre a Cegueira (homônimo do clássico de José Saramago)
Um dia especial: 22 de fevereiro de 1985

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Helder Felix: Agradeço a Conexão Literatura pela oportunidade e parabenizo pelo espaço que é tão importante para os escritores dizerem algo sobre si e sobre seus livros. Aproveito para agradecer a Drago Editorial por todo apoio em todo o processo de publicação de Batons, Eucaliptos e Aspirinas. E espero que as editoras olhem um pouco mais para os novos escritores nacionais. Há muitos escribas pátrios de extrema qualidade estética que não publicam ou publicam menos do que desejam por falta de espaço no mercado editorial brasileiro. E que a Literatura e a Cultura sejam mais valorizadas em nosso país.
Compartilhe:

6 comentários:

  1. Um escritor de cultura relevante !! Super indico...

    ResponderExcluir
  2. Helder, não consegui ler seu livro. onde comprar?

    ResponderExcluir
  3. Livro muito expressivo e de qualidade incrível, com certeza indico a leitura. Parabéns ao autor, que venham muitos outros livros e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo escritor e um ótimo professor! Incrível obra!

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels