terça-feira, 27 de novembro de 2018

Pós-graduação Formação de Escritores lança núcleo infantojuvenil

Foto divulgação
Primeiro programa de criação literária em nível de especialização do Brasil agora terá opção com foco em literatura para crianças e adolescentes

São Paulo, novembro de 2018 – Estão abertas as inscrições para a pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz, que vem com novidades para 2019. A partir do 1º semestre, um novo núcleo de formação será oferecido, além dos de ficção e não ficção, que já completam oito anos. Agora, os interessados em construir uma carreira literária poderão especializar-se na escrita para crianças e adolescentes.

“O objetivo é criar espaço para a interlocução crítica mais aprofundada sobre a literatura publicada para crianças e jovens, atualmente. O curso visa promover a imersão dos escritores no tema, de modo a incentivar uma escrita literária consciente das questões que, ao longo dos tempos, têm sido debatidas a esse respeito”, explica Roberto Taddei, escritor, jornalista, tradutor e também coordenador do curso. “Com um mercado editorial aquecido, que pode absorver um maior volume de publicações, escrever para crianças e jovens pode resultar em um processo de profissionalização mais atraente para o escritor”, complementa Márcia Fortunato, doutora na área de Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da USP, que faz dupla com Taddei na Coordenação da pós-graduação.

Com aulas distribuídas em três dias por semana, o núcleo infantojuvenil da Formação de Escritores é composto por um programa básico de 14 disciplinas, com 27 horas-aula cada uma. Além das específicas, os estudantes poderão cursar as disciplinas optativas, inerentes aos núcleos de ficção e não ficção para adultos.

“Ao longo de dois anos, os pós-graduandos dos três núcleos exercitam, com intensidade, a leitura de publicações literárias, com o propósito de perceberem a arquitetura dos textos: como eles dialogam com outras obras e projetos estéticos que se justificam em contextos criativos mais abrangentes; e como seus autores lançam mão de recursos literários”, destaca Márcia.

Durante o curso, os pós-graduandos também participarão de oficinas de criação literária baseadas no modelo de Oficinas de Escrita de Iowa (EUA). Nelas, cada participante tem sua produção lida e comentada, e o corpo docente faz intervenções para orientar a conversa do grupo, esclarecer dúvidas técnicas e aproveitar conscientemente os recursos literários disponíveis.

Serviço:
Instituto Vera Cruz
Endereço: Rua Baumann, 73, Vila Leopoldina, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3838.5992
Pós-graduação Formação de Escritores
Inscrições: https://site.veracruz.edu.br/instituto/formacao-de-escritores/
Valores: mensalidade em 2019: R$ 1.340,00
Vagas: 30

Sobre o Instituto Vera Cruz:
O Instituto Vera Cruz, braço de Ensino Superior da Escola Vera Cruz, foi fundado em 2003 para oferecer formação a profissionais e estudantes da área de Educação, com cursos de graduação em Pedagogia e de pós-graduação lato sensu, além de um programa de extensão universitária. Em 2011, o Instituto passou a oferecer também um programa de criação literária – o primeiro em nível de especialização do Brasil –, dedicado à formação de escritores profissionais e de professores de escrita literária.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels