segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Wisława Szymborska – Poemas


Título Original: Wisława Szymborska – Poemas
Autora: Wisława Szymborska
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 168
Ano Lançamento: 2011 

Aos 88 anos, Wislawa Szymborska vive desde menina em Cracóvia, cidade situada às margens do Vístula, no sul da Polônia. O fato de ter permanecido a vida inteira no mesmo lugar diz muito sobre essa poeta conhecida por sua reserva e extrema timidez. Contudo, embora os fatos de sua vida tenham permanecido privados, quase secretos, seus poemas viajam pelo mundo. Não são tantos: sua obra inteira consiste em cerca de 250 poemas cuja função, como declarou a poeta no discurso de Oslo, é perguntar, buscar o sentido das coisas.

Com sua poesia indagadora, Szymborska foi chamada “poeta filosófica”, ou “poeta da consciência do ser”. No Brasil, teve poemas esparsos publicados em jornais e revistas ao longo dos anos, mas esta edição da Companhia das Letras, com seleção, introdução e tradução de Regina Przybycien, é a primeira oportunidade que tem o leitor brasileiro de lê-la em português. A coletânea de 44 poemas é uma belíssima apresentação à obra dessa importante poeta contemporânea. 

Impressões: 

Saudações literárias, queridos leitores do blog Revista Conexão Literatura, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem! O post de hoje é uma viagem direta para Polônia, para conhecer uma incrível coletânea de poemas. 

Wisława Szymborska foi uma premiada escritora, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, até então desconhecida aqui no Brasil, uma grande poetisa que estava escondida até o presente momento ao meu alcance. 

Uma obra indispensável para quem gosta de poesia, Szymborska possui uma sutileza e simplicidade na escrita, deixando transparecer abertamente todo o seu sentimento em cada verso escrito. 

Editora Companhia das Letras fez um trabalho ímpar, em selecionar os textos da grande poetisa, uma obra com trabalho gráfico impecável, com fontes adequadas proporcionando uma leitura agradável em qualquer horário do dia ou da noite. 

Definir com duas palavras, toda poesia contida na obra: Grandeza Poética! Através de cada poesia de Szymborska é viajar para longe, esquecer completamente aonde estamos e ir direto para terra natal da autora, conhecer toda cultura através de seu trabalho. 

Vale a pena? Com toda certeza! Essa obra deve ser apreciada com leveza, sem pressa, curtir cada poesia de forma única.


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels