sábado, 8 de dezembro de 2018

Exclusivo: Ademir Pascale e o livro Possessão Alienígena, por Sérgio Simka e Cida Simka

Ademir Pascale - Foto divulgação
Ademir Pascale é paulista, escritor e ativista cultural. Criador e editor da Revista Conexão Literatura. Membro Efetivo da Academia de Letras José de Alencar (Curitiba/PR). Chanceler da Academia Brasileira de Escritores (Abresc), título entregue por seu trabalho na disseminação da literatura e cultura. Participou em vários livros, tendo contos publicados no Brasil, França, Portugal e México. Cursou Direção de Audiovisual, na escola Educine, tendo como professores Cao Hamburguer (Castelo Rá-tim-bum), Toni Venturi (Filme Cabra-Cega), Tata Amaral (Filme e minissérie Antônia, Rede Globo), Lina Chamie (Filme Tônica Dominante) e Fernando Bonassi (Roteirista dos filmes: Cazuza - O tempo não para, Carandiru e Cabra-Cega).

Pascale é regularmente consultado e convidado para entrevistas e matérias sobre o escritor norte-americano Edgar Allan Poe, sendo o trabalho mais recente publicado em documentário no site da Saraiva Conteúdo (Para Ler... Edgar Allan Poe) e no programa Trilha de Letras, apresentado pelo escritor Raphael Montes, na TV Brasil, onde comenta sobre a criação da revista Conexão Literatura, é fã dos heróis da Marvel, ama pizza, séries televisivas, moedas antigas e HQs. Em breve lançará o seu novo romance "O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe", pela Editora Selo Jovem.

ENTREVISTA: 

Fale nos sobre o livro. 

Claro. Sou apaixonado por HQs e grande parte da minha coleção são de títulos da Editora Devir (www.devir.com.br), que sempre tratou muito bem de suas publicações (me refiro ao material impresso). Participei de dezenas de livros, sendo como coautor, prefaciador, autor e editor. Mas sempre tive em mente uma publicação minha na Devir. Pois bem, criei em 2013 o tema e o título “Possessão Alienígena” e fiz o convite para alguns autores que já publicaram e escrevem ativamente histórias de ficção científica. Sendo eles: Tibor Moricz, Marcelo Bighetti, Roberto de Sousa Causo, Estevan Lutz, Miguel Carqueija, Jorge Luiz Calife e Mustafá Ali Kanso, que faleceu recentemente. Convidei o artista Vagner Vargas (http://vagnervargas.com.br) para ilustrar a capa e fazer ilustrações internas que antecedem os contos. Eu também cuidei do prefácio e da sinopse. Esse processo de reunir os contos e obter as ilustrações demorou mais de um ano. Com esse material pronto, entrei em contato com o editor da Devir, Douglas Quinta Reis e depois de alguns meses marcamos uma reunião e acertamos a publicação, assim como o contrato. Infelizmente a publicação demorou mais do que eu esperava e em 2017 o editor Douglas faleceu, uma grande perda para o meio literário. Outro editor assumiu o seu lugar e foi mais um ano de espera para começarmos a acertar novamente a publicação. O livro ficou excepcionalmente bom e já está em pré-venda: https://www.amazon.com.br/dp/8575326678

Como vê o mercado editorial, principalmente o de terror? 

As redes sociais e o crescimento da tecnologia facilitaram muito a entrada de novos autores no mercado editorial, isso para quem publica qualquer gênero, pois hoje muitas plataformas facilitam a publicação, principalmente a Amazon KDP, Wattpad e Clube de Autores. Muitas editoras pequenas abrem edital para publicação e anunciam como “Publicação Tradicional”, o autor manda o original e recebe uma resposta que a obra foi aprovada, mas que terá que adquirir x quantidade de livros, tendo que pagar um mês depois. Não acho isso legal, publicação tradicional cabe à editora publicar e pagar os direitos autorais ao autor. Não tenho nada contra editoras que cobram para publicar, mas todas precisam deixar isso bem claro quando anunciam que estão recebendo originais para avaliação. 

Já no gênero terror, alguns autores estão despontando, como o Aislan Coulter, que vem publicando histórias de terror diversificadas e não ficando apenas num mesmo tema, como zumbis ou vampiros, que também são superlegais, claro, mas é preciso diversificar, assim como Stephen King faz em suas obras. 


Conte-nos como é o seu trabalho de editor na revista Conexão Literatura. 

Adoro o que faço e isso ajuda muito, pois não é um trabalho tão fácil. Recebo muitos e-mails de autores independentes, editoras e principalmente de assessores de imprensa. Acredito que hoje praticamente todos os assessores enviam e-mails para nós com notícias sobre lançamentos e o mercado editorial em geral. Então sempre estamos bem-informados e nosso site atualizado diariamente: www.revistaconexaoliteratura.com.br . Já as edições mensais da revista ocupam dias de trabalho. São muitas horas para chegar até a edição pronta, que é totalmente gratuita ao leitor. 

O que está escrevendo atualmente? 

Estou com a obra “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe” no prelo, pela Editora Selo Jovem, com publicação prevista para o primeiro trimestre de 2019. Adorei escrever esse livro, com prefácio escrito pelo amigo Sérgio Simka :) E no momento escrevo um romance envolvendo o escritor Oscar Wilde. 

Deixo aqui nossas redes sociais: 

http://www.instagram.com/revistaconexaoliteratura

Agradeço pela entrevista ;)
  

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.




Compartilhe:

2 comentários:

  1. Parabéns, adorei a entrevista e saber do novo livro do Ademir, pois escrever sobre Allan Poe é tudo de bom. Abraços a todos que participam da antologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Míriam :) Sobre o livro do Poe, acredito que estará pronto no primeiro trimestre de 2019.

      Excluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels