quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Lara Emanueli Neiva de Sousa (Escritora de Alma) e o livro “Os Desafios de Amar”

Lara Emanueli Neiva de Sousa - Foto divulgação
Lara Emanueli Neiva de Sousa é natural de Picos (PI) e, atualmente, reside em Teresina (PI). Formou-se em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como enfermeira assistencial, teve a experiência de trabalhar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Hospital Psiquiátrico, ambos serviços de saúde mental existentes no Estado do Piauí. Trabalha, atualmente, como referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). Como escritora, inicia em 2018 sua carreira publicando na internet crônicas que desvendam os retratos da vida humana, capazes de tocar a alma das pessoas, com pseudônimo Escritora de Alma. Além de publicar seu primeiro romance intitulado “Os desafios de amar”, um enredo romântico sobre almas afins. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Lara Emanueli Neiva de Sousa: A leitura e escrita sempre foram presentes na minha vida, contudo, apenas quando estava na universidade elas ganharam uma dimensão mais ampla em minha vida. Inicialmente com textos de natureza acadêmica e cientifica, em seguida, comecei a rascunhar crônicas, poemas e por fim um esboço de um futuro romance. Esses rascunhos não ultrapassavam o papel de rascunhos feitos nos momentos livres de uma estudante de enfermagem. Após conhecer o romance “O amor nunca diz adeus, do autor Amadeu Ribeiro, foi bastante encorajador e os rascunhos começaram a ocupar outro papel. Em 2017 finalizei o meu romance e encaminhei para a Editora Viseu permitindo o sonho se tornar realidade, o enredo romântico “Os desafios de amar” poderia adentrar os lares brasileiros. Paralelo a concretização deste sonho, em 2018 resolvi publicizar minhas crônicas, poemas e mensagens advindas da minha veia poética, através da Escritora de Alma, presente nas redes sociais (facebook e instagram). E assim foi meu ingresso no mundo literário.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Os Desafios de Amar”. Poderia comentar?

Lara Emanueli Neiva de Sousa: O enredo romântico descreve sobre almas afins, uma vez que entendo que o encontro destas tem como foco principal a afinidade entre elas e não a aparência física. O romance “Os Desafios de Amar” retrata experiências terrenas de duas almas que foram agraciadas pelo Criador com o elo do amor. Inicialmente, a história acontece no século XIX, em Paris, com os espíritos na roupagem de Clair e Klaus. Tratando-se de almas gêmeas, o Criador possibilita outro encontro entre essas almas em uma nova roupagem, durante o século XX, em São Paulo, como Laura e Erick. Essas almas se reencontram em um cenário nada romântico: o hospital psiquiátrico, importante local para o resgate de dívidas de Laura e Erick,e possibilita minimizar o sofrimento das pessoas ditas insanas.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Lara Emanueli Neiva de Sousa: As minhas pesquisas sobre os temas almas afins, cuidado em saúde mental, vieram de livros e artigos científicos, autores como Zíbia Gasparetto e pesquisadores da luta antimanicomial foram os alicerces. O romance foi escrito em um período de um ano, ou seja, durante o ano de 2017. Foram dozes meses mergulhando no mar da literatura, em paralelo a intensa rotina de uma enfermeira que atua no campo da atenção psicossocial.  

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Lara Emanueli Neiva de Sousa: O romance inteiro é marcado por momentos marcantes, singelo, mas capaz de marcar a alma do leitor. Entretanto, a passagem do romance mais marcante foi o reencontro dos protagonistas (Laura e Erick) em um avião após anos separados. Recordo que quando estava escrevendo, estava ouvindo música citada no romance “Suerte” de Jason Mraz e Ximena, cada palavra que emergia naquele momento, fez uma lágrima percorrer minha face, a inspiração percorria por veias e artérias do meu corpo, foi um momento emocionante. Era uma cena simples, contudo, percebi naquele instante que a essência do romance estava na simplicidade, um perfume que enobrece nossa alma. Acredito que consegui retratar isso nesta parte do romance.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Lara Emanueli Neiva de Sousa: O romance pode ser adquirido no formato impresso e eletrônico. A versão impressa pode ser adquirida por meio dos sites da Editora Viseu; Lojas Americanas; Submarino; Shoptime; Amazon. Já a versão eletrônica (e-book) pode ser encontrada nos sites da Amazon; Livraria Cultura; Saraiva; Casa del Libro; Barnes & Nobel; Kobo; Wook; Apple.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Lara Emanueli Neiva de Sousa: No mundo acadêmico continuo escrevendo e publicando artigos científicos, capítulos de livros, ampliando a produção técnica no campo da psiquiatria/saúde mental. Assim, no primeiro semestre de 2019 já serão publicados dois capítulos de livros sobre saúde mental no contexto hospitalar e judiciário e um livro sobre gestão da saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde.  No mundo da literatura continuo publicando periodicamente crônicas, poemas e divulgando o meu primeiro romance. No ano que vem estarei publicando outro romance, na realidade estou reescrevendo uma história de amor vivida no meu Estado, transportando-a para a literatura. Além desse projeto, caminha em paralelo um próximo volume do enredo “Os Desafios de Amar”, descrevendo a continuidade da história de Erick e Laura.

Perguntas rápidas:

Um livro: O amor nunca diz adeus
Um (a) autor (a): Zibia Gasparetto
Um ator ou atriz: Eduardo Moscovis
Um filme: O melhor de mim
Um dia especial: Colação de grau, o dia que me tornei bacharel em enfermagem

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Lara Emanueli Neiva de Sousa: Na oportunidade quero deixar uma mensagem de agradecimento. Agradecimento à espiritualidade por conceder este momento, as inspirações, tudo o que estou vivendo desde a construção do romance e publicização do meu trabalho literário. Um agradecimento especial para os leitores, afinal é um enorme privilégio e saibam que me importo em saber quem são vocês. Gradativamente fui conhecendo vocês, que são seres humanos que deixam a magia, o poder, o mistério e o encantamento das palavras invadirem o mais íntimo do seu ser. Sinto-me bastante lisonjeada por tê-los como interlocutores reais e potenciais, pois sem vocês não haveria motivos para dedicar a uma das paixões de minha vida, escrever. Para finalizar agradeço a Editora Viseu e Revista Conexão Literatura e parabenizo pelo excelente trabalho que executam. 

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels