terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Martin Scorsese relata em livro como o fracasso o ajudou a evoluir


O cineasta é um dos personagens da obra "Sabedoria das Idades", de autoria de Papa Francisco e amigos, na qual relata suas experiências de vida transformadoras

Martin Scorsese, diretor, produtor e roteirista de cinema de 75 anos, compartilha sua história na obra “Sabedoria das idades”, de autoria de Papa Francisco e amigos, publicada pela Edições Loyola. O ilustre cineasta, que já dirigiu e produziu filmes como "Taxi Driver", "O aviador" e "O lobo de Wall Street", relata que o sucesso, algo tão idealizado e tido como um objetivo a se chegar, é efêmero, além de considerá-lo uma armadilha. Scorsese afirma:

Acho que aprendi mais com o fracasso, a rejeição e a franca hostilidade do que com o sucesso. Na verdade, o que aprendi com o fracasso preparou-me para aprender com o sucesso.

A fala de Scorsese se refere principalmente a uma experiência de sua época de estudante, na qual foi rejeitado profissionalmente por Elia Kazan, um dos maiores e mais premiados diretores da história do cinema. Em complemento, ele conta:

Mais tarde, percebi como essa experiência me fortaleceu. Porque, quando esse tipo de rejeição acontece, se decidimos aprender com ela, ela se transforma em experiência de renovação.

O cineasta Martin Scorsese é um dos personagens que ilustram a obra “Sabedoria das idades”, resultado da inspiração do Papa Francisco em esclarecer o papel vital dos idosos. O livro reúne experiências de mais de 30 países, contadas por eles, e mostra como as mesmas são socialmente transformadoras. Nestes relatos, toda a sabedoria adquirida com os anos é compartilhada e dividida em cinco temas: trabalho, luta, amor, morte e esperança. Além disso, os relatos brasileiros são compilados no “Caderno Brasil”, ao final da obra. Papa Francisco comenta grande parte dos relatos e proporciona ao leitor um toque especial de fé, perseverança, resiliência humana e amor. No caso de Scorsese, Sua Santidade afirma:

Nossa vida não se passa como um filme onde todas as cenas são predeterminadas. Um diretor de cinema sabe disso melhor do que ninguém. Precisamos encontrar livremente a vida e Deus [...]. Se sentimos fervor no coração, os fracassos não podem nos fazer parar.

Ficha Técnica:
Título: Sabedoria das Idades
ISBN: 9788515045488
Autor: Papa Francisco
Páginas: 192
Preço: R$ 74,00

Sinopse: Um dia, enquanto rezava, Papa Francisco foi inspirado a esclarecer o papel vital dos avós e de outros idosos e a sabedoria transformadora que eles têm a compartilhar. Sabedoria das idades é o resultado dessa inspiração. Idosos de mais de 30 países compartilham sua sabedoria adquirida ao longo de anos de experiência. Todas as histórias são testemunhos do poder da fé, da perseverança, da resiliência humana e do amor. O livro se organiza em torno a 5 eixos temáticos, sobre os quais os idosos tecem seus comentários baseados em suas próprias experiências de vida: trabalho, luta, amor, morte e esperança são os temas abordados. O próprio Papa Francisco se inclui na classe de idoso a transmitir sabedoria. Além de ter solicitado pessoalmente tal livro - como desdobramento do projeto Querido Papa Francisco, livro no qual perguntas de crianças do mundo todo são respondidas pelo Pontífice - que pudesse dar voz e vez ao idosos, indicou os temas a serem abordados e apresentou seu pensamento sobre cada um deles, ora iniciando a reflexão, ora comentando a reflexão dos entrevistados. A Edição Brasileira conta, ainda, com uma sessão especialmente denominada "Caderno Brasil" em que apresenta todos os relatos dos brasileiros entrevistados. Ainda assim, duas brasileiras foram selecionadas pela Equipe do Projeto Mundial, tendo sido relato de uma delas comentado pelo próprio Papa.

Sobre o autor: Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Argentina. Foi eleito papa em 13 de março de 2013. É o primeiro papa jesuíta, o primeiro papa das Américas, o primeiro papa do hemisfério sul e o primeiro papa não europeu em mais de mil e duzentos anos. Por suas palavras e orações, deixa claro seu amor genuíno pela humanidade, sua preocupação pelo pobres e marginalizados e seu compromisso de construir pontes entre pessoas de crenças diferentes.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

TAMARA JONG: A LUA NEGRA DE PATÂNIA

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TEU PECADO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Leitores que passaram por aqui

Labels