terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Não existe mais dia seguinte

Vitor Necchi - Foto divulgação
Jornalista e professor, Vitor Necchi lançou em outubro seu primeiro livro: Não existe mais dia seguinte (Editora Taverna, 196 páginas, 2018). A obra reúne 60 crônicas de procedências distintas que revelam um olhar minucioso e agudo sobre a contemporaneidade e perspectivas desconectadas do tempo, voltadas, por exemplo, às dinâmicas que tiram uma palavra do imaginário social ou à promessa de vida garantida pela flor de um cacto. Algumas tiveram uma primeira versão publicada em veículos impressos e digitais. Outras foram escritas para redes sociais e – a safra mais antiga – para um blog, o Cacto, que o autor manteve nos primeiros anos deste século.

Os textos de Vitor Necchi conectam-se a três temporalidades: o presente, ao tratar de assuntos atuais, entre eles os escombros de um mundo fraturado e violento; o pretérito, ao recuperar memórias, reminiscências, personagens, fatos e o universo familiar, afetivo e cultural do autor; e um terceiro tempo, que pode ser definido como um momento de transição, em que a produção de Necchi atenua a prevalência do jornalismo para se direcionar também à narrativa ficcional. E a crônica se presta bem a essa fase, por se tratar de um formato que transita em dois campos: o jornalístico e o literário.

Em tempos de transformações constantes, ondas de intolerância, ódio e violência nas ruas, o autor oferece ao leitor uma obra sensível, que flagra instantes banais da experiência cotidiana para transmutá-los em questões filosóficas. Com uma escrita elegante, o texto de Necchi tem um ritmo quase musical e repleto de referências às artes, à música, ao cinema e à literatura. As crônicas suscitam reflexões sobre vários temas, como o debate em torno da diversidade, a memória, o imediatismo das notícias, morte, privacidade, racismo, ascensão de movimentos fascistas e o impacto de um beijo gay na novela. Entre a crônica jornalística e a literatura ficcional, Não existe mais dia seguinte é um importante registro sobre a sociedade brasileira atual.

Vitor Necchi nasceu em Porto Alegre (RS) em 1970. É mestre em Comunicação Social pela PUCRS e doutorando em Letras pela UFRGS. 

Sobre o livro

- Alexandre Elmi, jornalista, que assina a orelha do livro: "Há uma tensão permanente no fraseado e no ritmo da linguagem de Vitor Necchi. O leitor vai sentir emergir das páginas de Não existe mais dia seguinte uma voz de sutil resistência, pausada, vestida de gala para andar na rua. Um homem sensível ao turbilhão de violências e nulidades que afeta a vida privada e coletiva no sul do continente usa a suave arma do espanto para ajudar a nos proteger de tanta babaquice. A crônica não muda o mundo, mas muda a gente — e isso basta".

- Atilio Bergamini, professor de Literatura na Universidade Federal do Ceará, que assina a apresentação do livro: "Assim um livro como este fala sobre nosso tempo: ele narra interditos e tateia os dizeres possíveis. Quando narrar a solidariedade fica difícil e o ódio é reafirmado diariamente nas ruas, páginas e telas, os conflitos sociais chegaram a ponto de irromper antes das palavras. Mas há que se resgatar o espaço das palavras".

Luís Augusto Fischer, na contracapa do livro: "Teu livro se deixa ler num instante. Coisa boa de experimentar: um sujeito pensando por escrito, mas como se estivesse conversando. Certo, é o tom da crônica, mas não é disso que eu quero falar — quero dizer que um jornalista se prepara para contar a história a quente, sem muita chance de voltar atrás, porque quando viu já era, saiu o texto, o leitor já passou por ele, vida que segue".

Ficha técnica

Título: Não existe mais dia seguinte
Editora: Taverna
Páginas: 196
Texto de apresentação: Atilio Bergamini
Texto da orelha: Alexandre Elmi
Texto da contracapa: Luís Augusto Fischer
Foto da capa: Fernando Schmitt
Foto do autor: Carlos Macedo
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels