quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Sebastião Geraldo Ferreira Gomes, o livro Sonhos e Paixão e a Academia de Letras da Grande São Paulo, por Sérgio Simka e Cida Simka


Sebastião Geraldo Ferreira Gomes é advogado, escritor, poeta e compositor. É também auditor fiscal e membro da Academia de Letras da Grande São Paulo (ALGRASP), sediada em São Caetano do Sul/SP, ocupando a cadeira nº 01, cujo patrono é o ilustre poeta paulista Gustavo de Paula Teixeira. O autor é casado, pai de três filhos, reside em Santo André/SP, desde 1972, onde atua profissionalmente. Também participa ativamente nos movimentos sociais, nos quais é reconhecido e nos quais fez e continua fazendo amigos. Gosta de escrever e possui uma grande facilidade para compor versos.
Tem publicado os seguintes livros: “A Mulher sobre o Homem”, “Importante é o amor”, “Sonhos e Paixão”, “Ame só, só por amor” e outros mais, inclusive a publicar. O autor crê em Deus e nas pessoas de boa índole. Acredita num mundo bem melhor onde reine o amor e a felicidade entre todos os seres vivos.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros. 

Os meus livros são, na maioria, obras poéticas, por ser a forma com a qual eu mais me identifico. Porém a obra que me levou a participar da Academia foi escrita em prosa, embora mesclada com poesias compostas para elucidação dos capítulos que no momento eu escrevia.
A obra cujo título é A Mulher sobre o Homem é na verdade uma forma de dizer para a mulher o quanto ela é importante na criação da humanidade e o quanto ela tem perdido posição em relação ao homem, que é apenas um acessório dela. A mulher é a matriz da humanidade, é a mãe da raça humana, dela nascemos todos nós! Tanto é que o amor que encontramos e que vivemos durante toda a nossa existência vem da mulher, primeiramente da nossa mãe e depois...
As outras obras são basicamente poesias, mas sempre ressaltando o amor que encontro em todas as mulheres, sem exceção, pois o amor pode e sempre é apresentado por inúmeras maneiras, inclusive das mais esdrúxulas possíveis, mas é sempre amor.

Já publiquei nove obras, que se encontram à venda nas Livrarias Saraiva, Cultura, Amazon, Biblioteca 24horas, Editora Clube de Autores, Editora Livre Expressão, Efuturo, Recanto das letras etc.

Tenho já preparados e em fase de conclusão mais dez títulos que publicarei assim que for possível, são obras em prosa e também em versos.

Você é membro da Academia de Letras da Grande São Paulo, sediada na cidade de São Caetano do Sul/SP. Fale-nos sobre ela e sobre sua atuação literária.

Sou membro da Academia de Letras da Grande São Paulo (ALGRASP) desde 2012. Um dos meus incentivadores para a minha admissão na Academia foi o Airton Resende do Jornal Repórter Diário, que me orientou no sentido de me aproximar daquela Entidade. O meu apresentador na Academia foi o Raimundo Salles, que também prefaciou uma de minhas obras. Atualmente sou Diretor Tesoureiro e todos nós membros da ALGRASP somos voluntários e contribuímos com mensalidades para o bem da Arte Literária. Embora a Academia represente toda a grande São Paulo apenas recebemos subvenção da Prefeitura de São Caetano do Sul, o que consideramos pouco pelo o que representamos em prol de toda a região do ABCDMRR.
A Academia de Letras da Grande São Paulo foi fruto de um esforço concentrado de Rinaldo Gissone,  grande incentivador da arte aqui na região. O seu esforço foi recompensado com a projeção que atualmente a Academia representa nas Artes Literárias em nível nacional e porque não dizer internacional, uma vez que participamos do Jornal sem Fronteiras.

Como vê a questão da leitura no país?

Sobre a questão da leitura em nossa região é discutível tendo em vista que o ABCD sempre foi berço de trabalhadores nas indústrias de transformação e com isso as artes não são bem consideradas em detrimento das escolas mais apropriadas ao desenvolvimento das técnicas da produção industrial, o que não desmerece. Mas por outro lado percebemos que grande parte das cadeiras da ALGRASP estão no momento ocupadas por escritores e poetas de Santo André e São Caetano e isso nos faz acreditar que as Artes Literárias deverão apresentar evolução no futuro, assim esperamos.

Quais os seus próximos projetos?

Os meus próximos projetos são as publicações de minhas obras já concluídas e a concluir, mas de maneira mais light, pois escrevo obedecendo ao meu instinto de poeta e escritor, já que não sou profissional dos livros e nem tenho contrato com editoras. Publico na medida do possível, naquilo que me permite investir em minhas obras. Sou profissional, portanto não necessito viver das vendas de livros.
Quero agradecer a você, Sérgio, o que está me possibilitando divulgar os meus trabalhos que realmente são destinados às pessoas, de um modo geral, dada a facilidade com que concretizamos uma Obra Literária, isso vale para você também, que é escritor e, se Deus quiser, estaremos juntos na mesma academia. A foto que mando para você é aquela que uso em todos os meus livros, é universal.


*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Quero agradecer a você, Sérgio Simka, a oportunidade para a divulgação do meu nome como integrante das Artes Literárias pelas quais posso apresentar meu pensamento de maneira poética sempre levando em conta o positivismo em forma de amor. As minhas obras são referências ao enorme valor que as mulheres possuem na formação de toda a raça humana. Qualquer forma de amor só será bem sucedida se a mulher for o centro!

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels