quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Cid Vale, o Sebo Clepsidra e a HQ "A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe"


ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores quando e como surgiu a sua paixão pelas obras de Edgar Allan Poe?


Cid Vale: Eu sempre adorei o cinema de horror. Mesmo morrendo de medo, desde criança eu assistia muitos dos clássicos na TV e no VHS. Quando eu tinha uns 12 para 13 anos, amigos góticos do meu irmão mais velho perceberam esse meu gosto peculiar e me presentearam com alguns livros. Entre eles estava uma adaptação infantojuvenil da Clarice Lispector para os contos de Edgar Allan Poe, e foi paixão à primeira lida! Foi ali que percebi que queria ligar minha vida ao universo dos livros. No ano seguinte, achei a edição da Nova Aguilar da ficção completa dele, com os contos na íntegra, e desde então a coleção só aumenta.


Conexão Literatura: Você também mantêm o Sebo Clepsidra, no centro de São Paulo, que é especializado em literatura gótica. Poderia comentar?

Cid Vale: Passei 11 anos trabalhando no mercado editorial de livros didáticos, mas sempre sentia que minha realização pessoal dependia de eu abrir minha própria livraria e minha própria editora. Quando a Oxford University Press do Brasil fechou o editorial no qual eu trabalhava, parti para o plano B e desde então estamos administrando as duas lojas e a editora do Sebo Clepsidra, que abri com dois amigos de mais de duas décadas como sócios. Aos poucos nossa editora vem cobrindo o nicho do gótico e do horror, e nossas lojas, embora não se restrinjam a essas áreas, têm sempre bastante material relacionado.

Conexão Literatura: Foi lançado recentemente pelo Sebo Clepsidra a HQ A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe, com roteiro de R. F. Lucchetti. Fale pra gente como foi a ideia da criação desta HQ e sobre as pessoas envolvidas.

Cid Vale: Eu entrevistei o Lucchetti (a entrevista será publicada em breve na nossa revista) e perguntei-lhe quais projetos engavetados ele mais gostaria de publicar. Ele mencionou um livro de poemas de vampiros e a biografia do Poe em quadrinhos. Na mesma hora decidi que tentaria publicar os dois! O Lucchetti tem 76 anos de carreira como autor de literatura fantástica, além de ter escrito centenas de roteiros para cinema e quadrinhos. A primeira HQ de horror que li tinha roteiro dele, e é uma honra para mim tê-lo em meu acervo. O Schloesser tem uma carreira nos quadrinhos autorais (com o personagem Zé Gatão) e nos guias de anatomia para desenhistas. Ele passou seis anos desenvolvendo a HQ, e fez um trabalho impressionante!

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar de A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe e saber mais sobre o Sebo Clepsidra?

Cid Vale: Nossas obras estão fisicamente disponíveis nas nossas duas lojas na Vila Buarque, em São Paulo (uma na R. Dr. Cesário Mota Jr., 296, e a outra na R. Fortunato, 117). Também vendemos no Mercado Livre e na Estante Virtual. Para receber nossas novidades, basta nos procurar no Instagram e no Facebook.

Conexão Literatura: Antes desta HQ, vocês também lançaram outra sobre O Corvo, de Edgar Allan Poe?

Cid Vale: Nossa edição do poema “O Corvo” faz parte da mesma série, mas não se trata de uma HQ, e sim de uma edição ilustrada por 26 gravuras do francês Gustave Doré. Usamos a tradução do Machado de Assis e incluímos dois textos de apoio, um sobre a tradução e outro sobre as ilustrações.

Conexão Literatura: E o que diz sobre o 1º Festival Edgar Allan Poe?

Cid Vale: Esse festival nasceu de duas ideias. A primeira foi nossa vontade de unir esforços com uma editora parceria, a Draco, para que nossos novos livros inspirados em Edgar Allan Poe fossem lançados em um evento conjunto, algo que queríamos fazer há algum tempo. A outra idéia foi buscar um modelo de evento que aproveitasse ao máximo o potencial do nosso espaço. Ao invés de um mero coquetel, pensamos em incluir exposições, palestras, sessões de cinema, itens exclusivos (ecobags, camiseta, cerveja AllanPoe), declamações etc. Esperamos fazer muitos outros eventos desse porte, pois a receptividade foi gigantesca!

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Cid Vale: Sem dúvida! Estamos com dois livros sendo rodados em gráficas. Um álbum de HQs inspiradas no Frankenstein da Mary Shelley, que reúne seis histórias de artistas nacionais, além da obra que inaugurou o romance gótico alemão, O Aparicionista, de Friedrich Schiller. Para cada um desses lançamentos, teremos eventos relacionados. Até o fim de 2019, esperamos lançar pelo menos mais dez livros. Também faremos novas cervejas temáticas, a começar por uma inspirada pelo monstro de Frankenstein.

Perguntas rápidas:

Um livro: Uma Estadia no Inferno, de Arthur Rimbaud
Um (a) autor (a): Lord Byron
Um ator ou atriz: Conrad Veigt
Um filme: O Gabinete do Doutor Caligari
Um dia especial: O nascimento da minha filha

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Cid Vale: Obrigado por tudo!

SOBRE O ENTREVISTADO:

Cid Vale Ferreira é um editor e livreiro paulistano nascido em 1979. Sócio do Sebo Clepsidra, Cid é um apaixonado por literatura e cinema de horror desde criança e pela subcultura gótica desde a adolescência, tendo desenvolvido muitos trabalhos relacionados a essas duas paixões, como os sites Sépia Zine (1998-2000) e a Carcasse.com (2000-2005), os livros Voivode: Estudos Sobre os Vampiros (2003) e As Trevas e outros Poemas de Lord Byron (2007). 
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

TAMARA JONG: A LUA NEGRA DE PATÂNIA

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TEU PECADO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels