terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Entrevista com Abdul Assaf, poeta, artista plástico e professor de Língua Portuguesa

Abdul Assaf - Foto divulgação
Abdul Assaf – poeta, artista plástico e professor de Língua Portuguesa – oriundo de uma família de ascendentes libaneses e italianos vindas do estado de São Paulo, nasceu na cidade de Paranaguá, Litoral do Paraná, escreve e publica seus poemas e poesias há mais de 10 anos em jornais, portais eletrônicos e antologias. Seu dom poético surgiu durante o curso de letras da Unespar a partir de 2009, e daí em diante, não parou mais de compor tendo escrito mais de 2133 versos compostos com 130 poemas e poesias postados, visualizados e comentados por várias pessoas de todo o Brasil e do mundo, e agora prestes a lançar o inédito “Escribas da Alma” com o intuito de poetizar a vida.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Abdul Assaf: Bem, o início em si começa por meio de uma série de influências no meu desenvolvimento de vida. Tudo começa pelo meu pai que nas horas vagas, escrevia seus poemas e poesias na escrita árabe e ao longo do tempo, esta arte (na qual é o que eu assim, enxergo) começou a aflorar-se durante o curso de Letras no convivo com colegas e amigos que escreviam belos versos. Fui tomando gosto pelo versar da poesia e um dia durante um festival de arte e cultura promovido pela Unespar, eu conquistei o primeiro lugar em um varal de poesias que homenageava a cidade de Paranaguá no ano de 2009, e na mesma época em que me formei. Depois, eu não parei mais de escrever poesias e poemas até os dias hoje cujo meu destaque atualmente deve-se às inúmeras publicações na coluna “Espaço Poético” no periódico da “Folha do Litoral News”, as dezenas antologias nacionais e internacionais em que participei, bem como, o bom uso da internet o qual, me foi possível há várias publicações pelo “Recanto das Letras” e a construção de uma fanpage e um blogue intitulado “Abdul em Prosa e Verso” em que se somando todos estes portais eletrônicos como um todo e incluindo as redes sociais, o público na atualidade já atingiu perto de 100 mil acessos. E com isso, foi possível chegar à publicação do inédito livro de poesias “Escribas da Alma” em uma trajetória poética ao longo de uma década poetizando a vida.

Conexão Literatura: Será lançado em breve o livro de poesias “Escribas da Alma”. Poderia comentar?


Abdul Assaf: “Escribas da Alma”, como um todo, é a contemplação de uma vida baseada nos reflexos da alma humana, na qual, eu quis transformá-la em poesias onde o tempo é um tema recorrente relativo aos olhos de seu público com base em minhas experiências já vivenciadas, bem como, na interação com diversas pessoas em diferentes lugares por onde passei quer seja na minha região, quer seja em diversas regiões mundo afora. Em suma, é uma obra existencialista que faz um convite a refletirmos sobre o mundo em que vivemos.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?


Abdul Assaf: Bom, como havia dito anteriormente, minhas pesquisas basearam-se em minhas experiências de vida, frequentando diversos ambientes por onde passei ao longo do tempo na interação com uma diversidade de pessoas com a qual, em geral, manifestam os seus anseios, desejos, vontades e sonhos cujo o tempo de conclusão deste livro levou em torno de uma década voltada a poesia, além de uma certa cobrança por parte tanto do meu público quanto de amigos e literários sempre perguntando “se eu tinha um livro publicado” “com uma vasta coletânea poética, por que não publicá-lo” e assim vai. E após a minha participação na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2016, juntei metade de minha coletânea com a ideia da reflexão e do existencialismo e assim, surgiu esta obra significativa com um jeito diferente de fazer poesia fora do convencional.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?


Abdul Assaf: Eu gosto deste trecho da poesia “O Voo da Liberdade”:  [...]Na vida/Somos pássaros/Voamos em liberdade /Num horizonte infinito[...] Se você observar, nós seres humanos, temos o poder de alçarmos voos maiores para conseguirmos aquilo que desejamos em nossas vidas, basta ter perseverança e força de vontade na busca de seus objetivos, esta é a intenção do livro. E o barato de “Escribas da Alma”, é a identificação que o leitor fará de si próprio com cada poesia escrita e baseada no mundo em que vivemos. O que caracteriza ser uma “obra existencialista”.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para saber mais sobre o seu livro e mais sobre você e o seu trabalho literário?


Abdul Assaf: Os leitores poderão acessar três diferentes portais eletrônicos que são o “Recanto das Letras” com o link: https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=82178 pelo site da UOL, pelo facebook.com/poetaabdul e pelo meu blogue “Abdul em Prosa e Verso que é http://poetaabdul.blogspot.com. Quem tiver interesse em contatar-me para apresentações ou palestras o meu e-mail é: assafa200@gmail.com e o meu WhatsApp: (41) 99186-1485 e estarei à disposição de todos sem nenhuma restrição.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Abdul Assaf: Olha, como “Escribas da Alma” é a primeira obra literária de minha vida, existem sim, outros projetos em mente, tais como: “Sensações e Sentimentos, Pensamentos e Reflexos” na qual, trata-se de um livro poético inspirado no cotidiano da vida e que pode torna-se em um futuro próximo, uma continuidade de “Escribas da Alma”, bem como, um livro de frases de minha autoria, ainda sem título. E tem também, duas monografias polêmicas. A primeira intitulada “O Poder da Persuasão – Uma análise do discurso do ex-presidente Lula” com a qual, um dos seus discursos é analisado mostrando como é possível convencer os eleitores durante o pleito eleitoral, e a manter-se no poder durante anos à frente no comando do Brasil. E a outra monografia intitulada “Fracasso Escolar” cujo livro mostra a triste realidade da escola no Brasil nos dias de hoje. Então, vem muita coisa interessante pela frente.

Perguntas rápidas:

Um livro: A Descoberta da América pelos Turcos
Um (a) autor (a): Jorge Amado
Um ator ou atriz: Rosamaria Murtinho
Um filme: Ensaio sobre a Cegueira
Um dia especial: uma confraternização de família ocorrida ao longo desta década de agora no estado de São Paulo na qual, tive a oportunidade rever familiares que não nos víamos ao longo do tempo, bem como, membros que não os conhecia pessoalmente e desta maneira, foi possível poder estreitar os nossos laços de família.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Abdul Assaf: Na verdade, eu gostaria de agradecer a esta oportunidade em que me foi dada por vocês do “Conexão Literária” em poder falar da minha trajetória, do que o público pode esperar desta obra inédita, bem como, os projetos a seguir em diante. E tenham certeza de que meu livro “Escribas da Alma” vai marcar a poesia e a literatura brasileira, pois o intuito maior é “poetizar a vida”.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels