quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Jaqueline Debald e o livro Sentimentos de um balde, por Sérgio Simka e Cida Simka

Jaqueline Debald - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Desde muito nova encontrei na escrita uma forma de aliviar dores emocionais, e expressar os sentimentos que transbordam dentro de mim. Só que guardava meus textos e poemas para mim, assim como os sentimentos. Até que um dia resolvi desabafar sobre algo que estava me incomodando, escrevi e postei um texto no facebook. Percebi que muitas pessoas se identificaram com aquilo, e uma amiga questionou: "Por que você não cria uma página e começa a escrever textos assim?". Foi então que lembrei que havia criado um blogue tempos atrás, no qual havia escrito apenas um de meus poemas. Então voltei a escrever lá, textos novos e alguns antigos, e compartilhá-los nas redes sociais. O retorno que tive foi além do esperado. Nunca medi esforços para ouvir aqueles que buscam conforto, e com meus textos procuro abraçar o maior número de pessoas que eu conseguir.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seu livro.

O meu livro, intitulado 'Sentimentos de um balde', é um "balde" onde reuni textos e poemas cheios de sentimentos sobre assuntos diversos, como: amizade, relacionamentos, família, ansiedade etc. Recebe este nome por causa do meu sobrenome que é "Debald", e as pessoa leem como "De balde". O nome caiu como uma luva, pois utilizo a metáfora de que todos temos um balde onde guardamos nossos sentimentos, e quando ele enche precisamos esvaziá-lo de alguma forma para que possamos continuar carregando. É como se fosse nosso "fardo". (risos)

O que a motivou a publicá-lo?

O que me motivou a publicá-lo foi perceber que muitas pessoas se identificam com o que escrevo. Assim percebi que não estou sozinha no mundo, e é gratificante saber que você pode ajudar as pessoas de alguma forma. Além disso, o incentivo das pessoas em minha volta também foi peça fundamental para minha motivação crescer.

Como analisa a questão da leitura no país?

A leitura no país vem crescendo nos últimos tempos. Mais pessoas têm tido acesso a materiais de leitura, e estão sendo cada vez mais incentivadas a ler, não por obrigação, mas sim como um hobby. Tenho visto a procura por escritores nacionais aumentar de uns tempos pra cá, embora os escritores estrangeiros sejam os mais procurados. Acho bacana que tenham sido criados meios digitais de se ler bons livros, mas sou das pessoas que gostam de sentir o cheiro de livro novo, e ter uma coleção deles na estante. E quando você começa a colecioná-los, não consegue mais parar. É um vício que recomendo. (risos)

O que tem lido ultimamente?

Minha coleção é bem eclética, vai de histórias românticas a contos inventados, de biografias a coletânea de textos. Nos últimos tempos me dediquei a ler os três livros lançados pelo escritor brasileiro Daniel Bonovolento, que se tornou um dos meus preferidos por ter a escrita parecida com a minha (cheia de sentimentos). Atualmente comecei a ler um livro que ganhei de presente de aniversário este ano que se chama "Tartarugas até lá em baixo" do autor americano John Green. Quem não gosta de uma boa história juvenil, não é mesmo?


*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

SROMERO PUBLISHER

FUTURO! - ROBERTO FIORI

Leitores que passaram por aqui

Labels