sábado, 16 de fevereiro de 2019

Lançamento: Orides Fontela: toda palavra é crueldade


Depoimentos, Entrevistas e Resenhas
organizado por Nathan Matos

SOBRE O LIVRO

Orides Fontela é uma poeta muita conhecida? Talvez seja muito fácil responder a essa pergunta se lembrarmos que a autora recebeu um prefácio e uma orelha de ninguém menos que Antonio Candido. Além disso, foi lida e avaliada por diversos críticos de literatura como Davi Arrigucci, Alcides Villaça, Augusto Massi, Flora Sussekind, Haquira Osakabe, Elizabeth Hazin etc. Entre seus pares recebeu leituras de gerações diferentes, de 1970 para cá, como Cacaso, Ivan Junqueira, Age de Carvalho, Rodrigo Garcia Lopes, Donizete Galvão, Heitor Ferraz. E não ficaram de fora diversos jornalistas que também resenharam seus livros no calor da hora, e na maioria das vezes sempre com críticas favoráveis. Em sua maior parte os textos saíram em jornais diários, revistas semanais e acadêmicas. Num intervalo de tempo relativamente curto teve a reunião de sua obra por três editoras diferentes. Afora isso, no âmbito da academia estudos vêm sendo feitos. De fato, Orides Fontela foi reconhecida em vida e depois de vinte anos de sua morte continua sendo lembrada. Em 2015 saiu uma biografia contando a trajetória dessa importante poeta contemporânea, e que, infelizmente, morreu numa situação de pobreza. Em se tratando de poesia e de uma poeta com um histórico de convivência complicada, a recepção não poderia ter sido melhor, como de fato foi e merecidamente. Afinal, a sua poesia de extrema contenção de palavras, de um lirismo seco; sem vincular a nenhuma moda, inclusive ao feminismo. Aliás, o único poeta mais citado nas entrevistas não por acaso é Carlos Drummond, que Orides Fontela diz que no poeta mineiro está a gênese de sua poesia.
Os depoimentos, entrevistas e resenhas aqui reunidos ilustram a dimensão da potência que a palavra tinha para Orides Fontela. Contudo é de dar pena ler certas passagens em que a poeta revela, por várias vezes, sua condição social. Por outro lado, seu humor corrosivo e direto nas respostas, inclusive sobre poesia e certos poetas, não perdoando nem a si mesma, dá o que pensar sobre como cada poeta assume publicamente seus limites críticos. Nota-se, por exemplo, que seus textos/resenhas demonstram não só uma lâmina afiadíssima, mas uma autora independente e que elogia e critica quando é necessário, sem meias palavras.
Com este conjunto de textos vindos em boa hora, os interessados não apenas na obra da poeta, mas leitores de poesia e sobretudo poetas certamente tirarão ótimo proveito avaliativo de cada parte. Que no futuro a editora Moinhos possa reunir também os melhores textos escritos sobre Orides Fontela.

SOBRE ORIDES FONTELA

Orides Fontela nasceu em 1940, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Cursou filosofia na USP e acabou publicando cinco livros em vida: Transposição, Helianto, Alba, Rosácea e Teia. Teve seus quatro primeiros livros reunidos em Trevo, e por duas vezes toda a sua poesia foi publicada em um único volume, primeiro pela extinta Cosac Naify, e, em 2015, pela Hedra. Orides Fontela foi uma das maiores poetas que o Brasil já teve.

SOBRE A EDITORA

A Editora Moinhos é uma casa editorial independente que surgiu em 2016, com o objetivo de publicar livros nos mais diversos gêneros. A Moinhos pretende realizar o resgate de grandes clássicos da literatura brasileira e estrangeiras, buscando viabilizar obras ainda inéditas no país. Para cada autor que nos procurar, seremos como um moinho, uma fonte de energia que impulsionará o seu trabalho, dando atenção individualizada ao texto e ao projeto gráfico do livro, a fim de entregar ao público uma obra de qualidade tanto impressa como digital.

SERVIÇO
Livro Orides Fontela: toda palavra é crueldade
ISBN: 978-85-45557-65-4
Valor: R$ 40,00
Formato: 14x21
Número de Páginas: 156 páginas
Editora: Moinhos

LANÇAMENTO
Dia 23 de fevereiro, sábado
Livraria Quixote, em Belo Horizonte
Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi
A partir das 11h

MAIS INFORMAÇÕES
Através do e-mail editoramoinhos@gmail.com
(031) 3463-8830 – Camila Araujo | Nathan Matos (Editores)
http://www.editoramoinhos.com.br/
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

SROMERO PUBLISHER

FUTURO! - ROBERTO FIORI

Leitores que passaram por aqui

Labels