quarta-feira, 6 de março de 2019

Paty Fonte e o livro Competências socioemocionais na escola, por Sérgio Simka e Cida Simka

Paty Fonte - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Sou educadora especialista em Pedagogia de Projetos e Educação Infantil. Em 2019 completo 27 anos de experiência na área educacional.

Sou escritora, autora dos livros: Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar (2011); Pedagogia de Projetos: ano letivo sem mesmice (2014); Competências Socioemocionais na Escola (2019) – todos publicados pela WAK Editora.

Sou pesquisadora pedagógica, autora de centenas de projetos já desenvolvidos com sucesso em escolas brasileiras, idealizadora e diretora do site: Projetos Pedagógicos Dinâmicos – www.ppd.net.br – existente há 18 anos, atualmente está em sua 4ª versão, o site foi pioneiro a abordar a pedagogia de projetos no Brasil. 

Trabalho como colunista de revistas didáticas e paradidáticas e como assessora pedagógica da Editora Cidadania.
Sou autora e tutora de diversos cursos presenciais e on-line de formação continuada a docentes. Atuo como coach pedagógica, palestrante e conferencista.
Acredito que educação gira em torno de estar entusiasmado com algo e que paixão é fundamental no processo ensino-aprendizagem.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seu mais novo livro. 

O livro Competências Socioemocionais na Escola é fruto de 7 anos de pesquisas e reflexões. Nele reúno artigos reflexivos, relatos de experiências verídicas, sugestões de atividades práticas, dinâmicas e interativas com base no tema, além de alguns projetos pedagógicos os quais abordam assuntos interligados às competências e habilidades socioemocionais.

É um livro poético e verdadeiro acima de tudo. Inquietante e repleto de questionamentos, o livro propicia ao leitor uma viagem para dentro de si mesmo. Instiga que cada um se observe, sem máscaras e sem dublagens, permitindo aflorar sentimentos. 

O que a motivou a escrevê-lo?

Antes de a nova BNCC incluir a obrigatoriedade do trabalho com as competências socioemocionais, já pesquisava, refletia e escrevia sobre o tema.
Acredito que o processo de aprendizagem é imbuído de emoções e sentimentos e não um processo meramente mecânico. Portanto, quando utilizamos as emoções ao nosso favor temos resultados surpreendentes. O mesmo ocorre de maneira inversa. Assim sendo, aprender a reconhecer as emoções e saber lidar assertivamente com elas é algo fundamental na vida. 
Creio que por meio do autoconhecimento e do pensamento crítico, da poesia e afetividade, do olhar atento ao ser humano com respeito às diferenças, é possível vislumbrar um mundo menos egoísta, mais autêntico e solidário. Busquei expressar isso no livro.

Fale-nos sobre seus outros livros.

Meus outros livros são sobre Pedagogia de Projetos e seguem a mesma linha, pois faço a união de artigos reflexivos, relatos de experiências verídicas e sugestões de atividades práticas.

Para mim educar é um exercício constante de reflexão e desenvolvimento da criatividade, assim, defendo e proponho um trabalho dinâmico, baseado em atividades interativas e contextualizadas. 

Como o leitor interessado pode proceder para adquirir um exemplar e saber mais sobre o seu trabalho? 

O exemplar autografado pode ser adquirido na loja virtual do meu site Projetos Pedagógicos Dinâmicos: www.ppd.net . Sendo também o melhor espaço virtual para conhecer mais sobre meu trabalho, já que nele consta uma gama de artigos e projetos, além da conexão para as diversas redes sociais. 

É possível adquirir o livro (sem autógrafo) no site da editora: wakeditora.com.br e em várias outras lojas físicas e virtuais. 

O que tem lido ultimamente?

Além dos livros relacionados à área de Educação, sou fã dos romances de José Lins do Rêgo, e dos livros de Gilberto Freyre. Atualmente estou lendo “Diálogos do Senhor da Casa-Grande com O Menino de Engenho” de Cauby Dantas.

Sou amante da poesia e também está na minha mesinha de cabeceira o livro: “Entre Barbantes” – escrito por minha filha Leticia Mariana, no auge dos seus 15 /18 anos, e recém-lançado pela Editora Multifoco. O orgulho de mãe se transformou em impacto a cada capítulo na união intensa do mistério com o drama entremeado de poesia. 


*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels