sábado, 20 de abril de 2019

Angela Cristina Munhoz Maluf e o livro Práticas para educação de zero a cinco anos, por Sérgio Simka e Cida Simka


Fale-nos sobre você.

Sou escritora, licenciada em Educação Física e Pedagogia, tenho mestrado em Ciências da Educação, fiz várias pós-graduações: Educação Infantil, Educação Especial, Eja, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia Institucional/Clínica e Saúde Mental. Além de docente de graduação e pós-graduação, ministro palestras, cursos, oficinas e realizo atendimento neuropsicopedagógico institucional e clínico. Sempre estou me atualizando, e um dos últimos cursos que fiz foi o de Coach de Alta Performance Educacional, onde por meio de observações e da Técnica de Descoberta Mediada, conheço e estudo as dificuldades de aprendizagem e alguns possíveis indicadores de transtornos de aprendizagem que aprendizes (crianças ou jovens) possam apresentar tanto na escola, como no lar. Após análise do desempenho escolar, do comportamento do aprendiz avaliado e mediante laudo de algum tipo de transtorno, organizo um programa personalizado com orientações direcionadas para a escola e para a família. Sou entusiasta por estudos na área da educação e da saúde. Procuro estar entusiasmada para conquistar algo que desejo. Estar entusiasmada traz a sensação de que consigo alterar tudo ao meu redor, tendo atitudes favoráveis a essas mudanças. Napoleon Hill, escritor norte-americano, tem uma citação importante para o contexto de que estou falando: “O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.” Creio que uma ideia sem entusiasmo não tem vida, não se amplia, não conseguimos colocar nada em prática. Precisamos atuar desde o início com entusiasmo para, depois, colhermos os frutos dos momentos especiais que estes podem nos proporcionar.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o livro. O que a levou a escrevê-lo?

A educação infantil abarca dois grandes eixos de trabalho, o educar e o cuidar. Foi pensando nesses eixos que resolvi escrever este livro: Práticas para educação de zero a cinco anos: da creche à pré-escola. Essa obra traz sugestões, inspira práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de educação infantil, para que sejam direcionadas à construção coletiva do projeto político-pedagógico, estabelecendo relações entre a escola, a família e a comunidade, de modo a possibilitar o desenvolvimento pleno de cada aprendiz. Devemos acreditar no novo para fazer acontecer na EDUCAÇÂO INFANTIL, para que as crianças das instituições infantis possam participar do mundo, dos objetos e das pessoas, aprendendo a viver, crescendo felizes. É de suma importância que cuidar e o educar estejam dispostos na ação pedagógica diária e contemplados no planejamento do educador. É preciso que profissionais que atuam na educação infantil compreendam que todos os aprendizes de O a 5 anos necessitam de momentos diversos, de algum cuidado especial, adequado a suas necessidades individuais e que toda a aprendizagem deve acontecer prazerosamente, envolvendo os aprendizes em atividades dinâmicas e concernentes à sua faixa etária e níveis de desenvolvimento. Desta forma, abrem-se novas possibilidades e um novo caminho para repensar as intenções pedagógicas e sociais, no ensino da educação infantil no sentido de dar respostas às expectativas infantis, apontando para novas tendências e desafios educacionais.

Qual é a sua opinião sobre a leitura hoje no país?

Podemos dizer que fatores econômicos e sociais afetam o interesse ou o acesso aos livros pelo brasileiro. Importante salientar que estudos apontam que em todas as regiões do Brasil, a média de livros lidos está aumentando gradativamente. No entanto, não há um estudo específico que apresente tantas aquisições e indiquem melhorias na condição de vida das pessoas que passaram a ler mais. O aumento da média de livros lidos anualmente pelo brasileiro é um fator muito relevante, pois a internet é a principal concorrente, onde existe um grande acervo de livros digitais. Os benefícios do livro digital é que podemos arquivar um número enorme de livros, enquanto os livros físicos (de papel) ocupam muito espaço em casa. Mas, ainda assim, eu prefiro os livros físicos (de papel), pois são mais confortáveis para a leitura, embora sendo o e-book mais prático do que o livro físico (de papel). É notório que a família, assim como os educadores, possuem grande influência para que os filhos ou educandos tenham o costume de ler. Uma forma interessante de incentivar a leitura é tanto em sala de aula, como em casa, principalmente nos anos iniciais, é o educador ler junto com os seus educandos e os pais lerem juntos com os seus filhos, fazendo com que eles possam se concentrar mais facilmente na parte imaginativa do livro, além de desenvolver foco e atenção. Destinar momentos para as crianças e jovens escolherem livros que querem ler de acordo com os seus gostos também ajuda a ampliar o interesse pela leitura.

Mesmo diante de avanços, ainda estamos engatinhando na disseminação da cultura da leitura no Brasil, e não adianta ter diferentes formas e possibilidades de acesso e práticas, se não aceitarmos dentro de nós, pais e educadores, essa importância, necessidade também de medidas que possibilitem ainda mais acesso aos livros, pois faltam investimentos do governo brasileiro em bibliotecas e em patrocinar mais eventos literários. A escassez de espaços públicos e eventos literários, creio que são fatores limitantes para o desenvolvimento da cultura da leitura, haja vista que a própria acessibilidade aos livros está comprometida, existe uma condição capitalista, que resulta em valores altos, que não consideram as diferenças socioeconômicas do país. 

Quais os próximos projetos?

Quanto a novos projetos, vou editar o 8º livro, que se intitula: Indisciplinados, na escola e na vida. Acredito que é possível encontrar outros fazeres, temos a capacidade para sonhar, que é desejar algo ou alguma coisa, querer com prioridade, ter como alvo ou objetivo de vida. E idealizar, que é planejar, traçar metas, ter um plano, um projeto, é visualizar um caminho onde se possa chegar de fato ao destino desejado. Estou sempre cultivando sonhos e traçando trajetórias para conquistá-los, impondo metas e toda a minha força na única ferramenta que faz todos prosseguirem, a Fé; sem ela, tudo se torna impossível.


*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Compartilhe:

6 comentários:

  1. Parabens amiga,pelo teu trabalho e colaboracao na educacao. Gostaria de estar mais perto de vc, e aprender muita coisa, pois tenho tres netos para ajudar na construcao de suas vidas.cada um e diferente, mas curiosos e muito inteligentes. Angela sou sua fa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ângela seu olhar na educação é muito importante

    ResponderExcluir
  3. Olá cara amiga Ângela Maluf parabéns, sempre contribuindo e aprofundando para a melhor educação das crianças ,num país tão precário de cultura,leitura e aprendizado, continue sempre sendo essa profissional que vem somando e trazendo as salas de aulas e aos professores, ferramentas de trabalho e de construção do conhecimento do ser humano enquanto sujeito do seu próprio saber...bjus

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida essa alegria de viver e seu bom humor, nos apontam sempre um caminho satisfatório, seus livros são flores que exalam conhecimento e nos brindam com afazeres que são acertivos. Parabens minha querida, sinto-me feliz por compartilhar sua amizade.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns querida amiga pelo seu lindo trabalho e por sua contribuição na Educação, levando amor e entusiasmo em tudo que faz.

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels