quinta-feira, 11 de abril de 2019

Em entrevista, Juliana Fiorese comenta sobre o projeto "Lenora" - Uma adaptação em quadrinhos do poema de Edgar Allan Poe


Juliana Fiorese, ilustradora, formou-se em Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, e pós-graduou-se em Comunicação e Marketing para as Mídias Digitais. Em 2018 publicou sua primeira HQ: Clara Carcosa e, em 2019 lançará sua segunda: Lenora. Possui na bagagem participação no livro Mônica(s), publicado pela Maurício de Sousa Produções; no projeto internacional The Alice’s Adventures in Wonderland Project, publicado na China; ilustrações de livros para editoras e livros publicados de maneira independente. Já participou de exposições coletivas e realizou a sua primeira exposição individual: O Canto Celestial do Oceano Infinito (2017). Suas ilustrações trazem elementos de ambientes fantásticos misturados com quimeras, cores vivas e ares de magia, permeando o universo dos sonhos e da fantasia, retratados sempre através de suas Personagens de Olhos Grandes.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no universo das ilustrações?

Juliana Fiorese: Eu sempre gostei muito de desenhar e, no momento de decidir sobre que área escolher para prestar vestibular, eu ainda estava um pouco desnorteada. Sabia que queria trabalhar com desenho de alguma maneira, mas não sabia qual curso escolher até que optei por Arquitetura e Urbanismo (2009). Eu adoro arquitetura, mas não era o que me fazia sentir-me realizada profissionalmente. Trabalhei ao longo de 5 anos dentro de um escritório de arquitetura e, durante esse período, surgiu a oportunidade de estudar Design Gráfico (2013). Até então, eu não tinha nenhum contato com a área. Foi dentro do curso de design que eu comecei a me dedicar mais à ilustração. Então, com o tempo, eu resolvi me dedicar apenas à esta área; saí do escritório de arquitetura e hoje trabalho com o que mais gosto: ilustração. Bem aos pouquinhos comecei a desenvolver o meu próprio estilo, estudando cada vez mais sobre esse universo tão mágico e divertido. E continuo estudando, para aprender sempre e cada vez mais. Já ilustrei livros infantis, fiz capas para livros, participei de exposições de arte, tenho a minha própria loja online e hoje permeio o universo dos quadrinhos.

Conexão Literatura: Você criou a HQ “Lenore”, que é uma adaptação em quadrinhos do conto de Edgar Allan Poe. Poderia comentar?


Juliana Fiorese: Desde que eu tive o meu primeiro contato com a obra de Edgar Allan Poe eu fiquei muito impressionada com o texto dele e com tudo que suas palavras provocam em nós, leitores. São tantos sentimentos que passam para mim quando termino cada leitura que eu fico refletindo por muito tempo depois sobre os assuntos abordados. Vem aquela desconfiança sobre o que cada narrador nos conta, vem as surpresas que aparecem ao longo das histórias e tudo isso, somado a um monte de outros aspectos e um turbilhão de emoções, me fizeram virar fã do autor. Então foi algo muito natural decidir ilustrar algum de seus belos textos. Foi aí que surgiu a vontade - depois de ler e reler diversas vezes o poema “Lenore” -, de criar a HQ Lenora. Para realizar a HQ Lenora, estou contanto também com os trabalhos maravilhosos do tradutor Pedro Mohallem e do designer gráfico Vinicius Meira, que estão impecáveis e enriquecendo ainda mais o projeto (vale a pena conferir o trabalho deles também).

Página aberta da HQ Lenora
Conexão Literatura: Entre os vários contos de Edgar Allan Poe, como e por quê você selecionou Lenore para essa adaptação em quadrinhos?

Juliana Fiorese: Eu escolhi Lenore principalmente por achar belíssima a mensagem que nos é transmitida sobre um tema tão difícil de enfrentar. O poema nos apresenta Guy de Vere, um rapaz apaixonado pela bela Lenore e que a perde tão jovem. Ele então considera inadequado lamentar os mortos e no mostra que deve-se, antes disso, celebrar sua ascensão a um novo mundo; isso me emociona demais, é muito bonito. Outro fato interessante é perceber que um personagem com o nome de Lenore (uma esposa falecida), é fundamental para "O Corvo", seu poema mais famoso. Além disso, não encontrei muito material sobre o poema aqui no Brasil. Com muita facilidade encontramos livros ilustrados ou até mesmo histórias em quadrinhos de contos mais conhecidos como “O gato preto”, “A casa de Usher”, “O Assassinato na Rua Morgue” e até mesmo “O Corvo”.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em sua HQ?

Juliana Fiorese: Como se trata de um poema, fica complicado destacar algum trecho. É mais interessante que o leitor possa mergulhar nas belas palavras de Poe e assim refletir melhor sobre o que leu. Eu destacaria a mensagem final que o poema nos transmite, como dito anteriormente.

Marcadores da HQ Lenora
Conexão Literatura: Como os interessados poderão apoiar o projeto?

Juliana Fiorese: O projeto está em financiamento coletivo no catarse e os interessados podem apoiá-lo através do link: https://catarse.me/lenora . Lá no site há várias recompensas além do livro (marcadores de páginas, cartões postais, adesivos, pôsteres, etc., com frete gratuito) e vocês podem, dessa maneira, ajudar na impressão da HQ e ainda ter seu nome impresso na página de agradecimentos no livro.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?


Juliana Fiorese: Existe um novo projeto em mente, o qual iniciarei no segundo semestre – também relacionado ao universo de Edgar Allan Poe – mas, no momento, não posso falar muito mais que isso. Assim que eu tiver mais novidades sobre, eu aviso lá no meu instagram: https://instagram.com/julianafiorese . Além disso, tenho minha loja online que está em funcionamento: https://julianafiorese.com.br/loja .

Perguntas rápidas:

Um livro: Os Miseráveis (de Victor Hugo)
Um (a) autor (a): J. R. R. Tolkien
Um ator ou atriz: Jake Gyllenhaal
Um filme: A Ghost Story, de David Lowery
Um dia especial: Todos os dias

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Juliana Fiorese: Só quero agradecer o espaço e o convite para participar dessa entrevista. Muito obrigada. Espero que os leitores gostem da HQ Lenora e possam ajudar na impressão do livro.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels