quinta-feira, 2 de maio de 2019

Entre autoficção e literatura fantástica: As Esferas do Dragão

O livro de Duanne Ribeiro, diz Marcelo Coelho, da Folha, “num tour de force de escrita transfigura memórias reais num romance alucinatório e ancorado em dor verdadeira”

O romance As Esferas do Dragão, primeiro trabalho de ficção do jornalista e pesquisador em filosofia e ciência da informação Duanne Ribeiro, mescla autobiografia e fantasia, depoimento pessoal e referências da cultura pop – entre as quais se sobressai o desenho Dragon Ball, que estrutura a narrativa. O tema de fundo da história é a morte – diz a sinopse, o livro narra “a procura do autor por sete orbes mágicos para ressuscitar o avô”.

O avô de Duanne Ribeiro, Antonio de Oliveira, faleceu em 2009. As Esferas do Dragão parte desse acontecimento e se desdobra em uma epopeia que recupera uma série de relações afetivas, mergulhando na tessitura própria dos universos de familiares, amigos e conhecidos do autor. Isso no quadro de um mundo fantástico que costura imagéticas de várias origens e que é pontuado por dissertações sobre o que significa morrer.

Na orelha do livro, define o jornalista e escritor Marcelo Coelho, membro do Conselho Editorial do jornal Folha de S.Paulo: “Num verdadeiro "tour de force" de escrita, Duanne Ribeiro convoca o mundo fictício da sua infância para transfigurar as suas memórias reais, num romance ao mesmo tempo alucinatório e ancorado em dor verdadeira”.

Duanne Ribeiro é jornalista, mestre em ciência da informação, especialista em gestão cultural e graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo. Trabalha como analista de comunicação para o Itaú Cultural. Edita a Úrsula, revista online de política e cultura, e escreve eventualmente para publicações como Cult, Bravo! e Digestivo Cultural. Em ficção, foi um dos selecionados da segunda antologia Ficção Científica do Brasil, com o conto “Sine Wave”, hoje reescrito e inédito, e publicou a novela “Nikolai e Nataniel” na revista Humanidades em Diálogo. Saiba mais em duanneribeiro.info.

Compre o livro aqui.

Dragon Ball

Dragon Ball, um trabalho do mangaká (desenhista de mangás, os quadrinhos japoneses) Akira Toryiama, foi criado na década de 1980: o mangá foi publicado de 1984 a 1995, passando por várias sagas distintas. Entre filmes e séries televisivas, a franquia tem produções de 1986 até hoje. No Brasil, exibido pelo SBT, pela Band e pela Globo, o anime foi um marco para a programação infantojuvenil nos anos 1990. Entre ação e humor, Dragon Ball é também releitura: inspira-se no clássico chinês Jornada Para o Oeste, de Wu Chengen.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

SROMERO PUBLISHER

FUTURO! - ROBERTO FIORI

Leitores que passaram por aqui

Labels