domingo, 26 de maio de 2019

João Pedro Maura e o livro “As Crônicas de Ardak - Profecia” (Editora PenDragon)

João Pedro Maura - Foto divulgação
João Pedro Maura é um sonhador de vinte e um anos, em poucas palavras assim seria a melhor maneira para descrevê-lo. Sempre fora muito apaixonado pelo fantástico, via os livros, séries, filmes e animações como uma rota de fuga para os problemas da vida real. Hoje em dia mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e está cursando seu nono semestre de direito. Mas mesmo assim não deixou de lado seu amor pelo fantástico. Ele acredita que apenas a fantasia é capaz de lhe trazer sentimentos indescritíveis, arrepios que parecem que alcançam sua alma. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

João Pedro Maura: Quando eu era mais novo, por conta de alguns problemas pessoais, gostava muito de fugir da realidade usando qualquer meio fantasioso quanto possível. Certo dia um amigo (que por a caso é co-autor de todas as minhas obras) me convidou para jogar um RPG (Role playing game). Essa foi sem dúvidas uma das melhores épocas da minha vida. Eu ajudei a criar o universo junto do mestre (narrador), inclusive todo o plot do jogo era praticamente recomendação minha. Depois de seis meses jogando, tivemos que parar por problemas externos, o que foi uma lástima, mas eu pedi permissão para continuar a aventura no modo de escrita, postando como uma fanfic em sites especializados para tal. 
Conforme fui escrevendo, alguns leitores foram surgindo e elogiando a história, disseram que eu devia publicar algum dia. Conforme fermentei esse sonho, decidi apostar e procurei a Editora PenDragon.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “As Crônicas de Ardak - Profecia” (Editora PenDragon). Poderia comentar?

João Pedro Maura: Esse livro é a continuação direta de As Crônicas de Ardak – Reino de Drakeon. Eu acho o livro particularmente interessante pois mostra minha evolução como escritor nitidamente. O livro um, apesar de ser muito bem recebido pelos meus leitores, apresenta algumas falhas que hoje, mais amadurecido, eu consigo perceber. O livro “Profecia” foi minha oportunidade para corrigi-los e experimentar algumas coisas novas. 
Além disso, em questão de história o livro pouco avança em comparação ao primeiro, neste eu tentei dar mais atenção aos personagens num todo.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

João Pedro Maura: O universo construído em meu livro é 100% fictício, em outras palavras, me resta poucos meios de pesquisa válidos. Em compensação, o “estudo” do escritor é a própria leitura. Como escritor de fantasia, não me faltam títulos grandiosos pra que eu leia e aprimore meu próprio estilo. Por exemplo, em meus livros eu gosto de utilizar um narrador que quebre a quarta parede, tática que já foi utilizada por Machado de Assis. Ler alguns livros dele serve como pesquisa para que eu faça isso de uma forma mais agradável. 
Para o livro dois, Profecia, eu precisei de dois anos para escrevê-lo.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

João Pedro Maura:  Eu sou adepto da ideia de que pra fantasia ser boa ela precisa ter elementos reais, para que o leitor consiga se identificar de certa forma com aquele ser místico. Visto isso, acredito que esse seria um trecho muito interessante:

  - Você já parou para se perguntar se você realmente ama a Agatha? Sabe... dessa forma romântica que você diz?
  Aquela pergunta normalmente faria Joe explodir de raiva e sair queimando tudo por perto, inclusive esse foi o primeiro impulso de seu corpo, mas algo o segurou, algo dentro de seu corpo sabia que a pergunta de Tristan fazia sentido.
  - Digo, novamente, ela é uma pessoa incrível e com certeza é muito linda. Mas você consegue encontrar algum motivo para ama-la? 
  - É claro, vários.
  - Algum deles não envolve o fato dela ter sido a primeira pessoa a valorizar sua existência e te dar um propósito depois de anos de uma vida miserável?

Conexão Literatura: Qual a dica que pode dar a um escritor iniciante?

João Pedro Maura: Leia! Leia muito! É através da leitura que você vai melhorar sua própria técnica. Não tenha medo de críticas negativas, elas sempre vão existir, sempre vai existir pessoas querendo te colocar pra baixo, então tente focar mais nos elogios. E o mais importante de tudo, NÃO DESISTA! O começo é sempre muito difícil, quase impossível. Tu vai ralar dias e dias pra vender uma, duas unidades do seu livro. Mas é assim que tu vai conquistar teu nome. Quando você menos esperar, estará dando entrevistas sobre seu livro (hehe). 

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

João Pedro Maura: Meus dois livros (físicos) estão em pré-venda pelo site da editora PenDragon. Eles podem ser encontrados neste link: 

Já o ebook (com direito a uma prévia gratuita) se encontra pelo próprio site da Amazon, podendo ser encontrado aqui: http://bit.ly/ardaktkj2

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

João Pedro Maura: Sim. Pretendo fechar a série As Crônicas de Ardak com 4 livros. Já estou produzindo o terceiro.

Perguntas rápidas:

Um livro: Alys, Elemento Alpha
Um (a) autor (a): J. R. R. Tolkien
Um ator ou atriz: Jensen Ackles
Um filme: Vingadores - Ultimato
Um dia especial: Dia 18/05/2019. Dia que meu ebook vendeu quase 1200 cópias na amazona. Pegando top 4 livros de Fantasia Épica mais vendidos. Ficando atrás somente de Game of Thrones e Trono de Vidro. 

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

João Pedro Maura: Eu gostaria de repetir o que eu disse mais cedo. Quem estiver começando agora e estiver lendo essa entrevista, não desista, por favor! Todos nós temos nossos motivos pra escrever. No meu caso, eu nunca pensei no dinheiro, eu apenas amava essa história e a “fuga” que ela me proporcionava. Era meu desejo proporcionar pras pessoas esse mesmo sentimento. Hoje, anos depois de ter lançado meu primeiro livro eu finalmente estou atingindo os meus objetivos. Foram várias as vezes que eu pensei em desistir, mas não existe sensação melhor do que ver um leitor empolgado com o seu livro. Então por favor, sigam em frente!
Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels