sábado, 25 de maio de 2019

Live Painting: Um Show de Cores

Léo Shun - Foto divulgação
A arte urbana apreciada como espetáculo ao vivo

Diante de muitas facetas dentro do mundo do graffiti, uma grande novidade que está se destacando e fazendo a cabeça de todos que admiram essa cultura urbana é o Live Painting (Pintura ao vivo), que nada mais é do que a pintura do graffiti feita ao vivo como uma performance visual ao público. Gostou? Já foi em um show assim? Ir a um Live painting é desfrutar de estímulos visuais diferentes do habitual, é interagir visualmente com o lúdico, é desenvolver-se culturalmente. O resultado do Live Painting é sempre surpreendente, quem conhece e gosta do graffiti se sente atraído pelo show à parte, e quem não conhece o graffiti passa a desmistificar esta arte que infelizmente ainda é muito confundida com a pichação.

Para a pintura ao vivo acontecer é necessário ter latas spray e uma superfície que pode ser uma tela, um latão, uma parede ou qualquer outra que dê para encaixar letras, e ou, desenhos durante o evento, com isso a arte vai tomando cores e traços e abrilhantando a festa.

Entrevistamos o muralista Léo Shun, que é adepto ao Live Painting e atua como grafiteiro há 15 anos. Ao longo de sua carreira Shun já grafitou ao vivo em diferentes empresas, escolas, igrejas, festas, shows, etc. Em cada apresentação adquiriu experiências distintas, pois em cada lugar há um tipo de público, e um tipo de apreciação da arte. O último show de Live Painting que Shun fez foi num evento de carros tunados em um dos shoppings mais movimentados do Rio de Janeiro. Em todos os anos de experiência que possui Shun afirma que a platéia é sempre carinhosa e bem receptiva com as suas pinturas. "Pintar ao vivo é fascinante! Assim como o cantor usa o microfone, eu uso a tinta para amplificar a minha voz, expressando os meus sentimentos e ideias ao público, em forma de arte". Diz Léo Shun.

Léo Shun - Foto divulgação
O graffiti é uma arte urbana admirada por pessoas de todas as idades, principalmente pelas crianças e jovens. Essa arte urbana, que tem como sua principal ferramenta o spray, começou nas periferias do EUA como forma de protesto, mas depois foi se desenvolvendo em sua técnica e beleza. A arte surgiu em forma de letras, tanto que em alguns países o grafiteiro é conhecido por writer que significa escritor. Atualmente o graffiti vem caminhando em uma crescente, com cada vez mais adeptos e admiradores. Além de seguir nas ruas, está também nas galerias, na mídia e como peças decorativas, entre muitas outras possibilidades.

Enxergar a pintura do graffiti como um show é uma visão que já acontece em alguns países que desenvolvem esse hábito culturalmente. Assim como o nosso povo admira os espetáculos ao vivo, alguns países tem o costume de se reunir, formando uma platéia e ali sentados assistem e aplaudem o pintor, tal como fazemos em shows e teatros. No entanto esse olhar característico de apreciação parece estar mudando com o sucesso dessa modalidade do graffiti intitulada por Live painting.

A performance de pintura ao vivo pode acontecer de muitas formas e lugares, como por exemplo: num bar, durante um casamento, em shows de música ou de dança, durante apresentações de Dj, em eventos institucionais, e em outras possibilidades disponíveis ao público.

O graffiti por si só possui uma característica de naturalidade ao público, por ser uma arte de rua e geralmente feita nos muros ao ar livre, suas cores e traços facilmente atraem olhares curiosos e admiradores. Porém o Live painting requer da platéia um olhar apreciativo e diferenciado, pois trata-se da apresentação de um número artístico, capaz de envolver e sensibilizar aquele que assiste.  

Foto divulgação
Durante o Live painting, as obras desenvolvidas pelo artista podem ser criadas de forma livre, ou seja, espontaneamente durante a pintura, ou podem ser preparadas e esboçadas com certa antecedência, essa é uma questão que pode ser conversada e definida entre o artista e os organizadores do evento.

Qual artista você gostaria de ver pintando ao vivo? Se você já foi em um Live Painting comente aqui como foi a sua experiência!

Se você quiser conhecer mais sobre as performances de Live Painting feitas pelo artista e grafiteiro Léo Shun é só acompanhá-lo nas redes sociais, Léo Shun e Shun Graf (suas páginas no Facebook) @galeriabangubyshun @shungraf e @leoshun_rj (Instagram), e no site da sua empresa www.shungraf.com
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels