terça-feira, 18 de junho de 2019

Márcio Tubarão, a Pedagogia da Cooperação e o CD Professor Márcio Tubarão: cantando e cooperando, por Cida Simka e Sérgio Simka

Fale-nos sobre você.

Sou o professor Márcio Tubarão, um educador que acredita em um mundo melhor por meio da Educação.
Sou mestrando em Educação; licenciado em Educação Física; pós-graduado em: Recreação e Lazer; Jogos Cooperativos; Gestão Pública; Gestão Escolar.
Atualmente estou na função de gerente dos Centros Educacionais de Santo André (CESA); sou professor de Educação Física Escolar efetivo na rede educacional da Prefeitura de Santo André-SP.
Focalizador de Jogos Cooperativos e Vivências Cooperativas; pesquisador na área da Cooperação; fundador e voluntário do programa TRANSFORMA-mais, transformando pequenas atitudes em grandes ações.
Autor do CD Professor Márcio Tubarão: cantando e cooperando.
Idealizador e focalizador do curso Pedagogia da Cooperação: um novo olhar para o outro.
Atua com a linguagem do lúdico, cooperação e educação desde 2007.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seu trabalho sobre a Pedagogia da Cooperação.

O meu contato com as práticas cooperativas aconteceu em 2007 na disciplina do Lúdico e Cooperação na graduação em Educação Física; no entanto, foi em um encontro de Cultura de Paz realizado em 2007 em Santo André que tive a certeza que era o caminho que queria trilhar.
Em 2010/2011 tive a oportunidade de realizar a pós-graduação em Jogos Cooperativos, um dos processos da Pedagogia da Cooperação, esse curso mudou minha maneira de enxergar o mundo e me mostrou diversas possibilidades de construir e contribuir para um mundo MELHOR.
A Pedagogia da Cooperação é uma pedagogia viva que busca uma ensinagem- compartilhada, onde o aprendizado é construído COM o outro, em uma relação de mestre-aprendiz, ou seja, TODOS aprendem e constroem JUNTOS caminhos em busca de um OBJETIVO comum.
Desde então, ministro oficinas e cursos com a temática da Cooperação, mas foi em 2015 que tive uma inspiração, decidi realizar um projeto com o objetivo de oferecer um curso de extensão sobre Pedagogia da Cooperação para professores/as da rede municipal, no entanto, naquela época o curso não foi realizado e o projeto ficou guardado.
Em 2017, apresentei novamente o projeto para a Secretaria de Educação e o curso virou uma realidade. Hoje, em 2019, o curso já está em sua III edição e até o fim de 2019, deverá ter formado cerca de 80 profissionais com a temática da Pedagogia da Cooperação; atualmente o curso ocorre às quintas-feiras no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector em Santo André.
O curso tem um formato de 12 encontros, onde são apresentadas diversas temáticas como: jogos cooperativos, danças circulares, resolução de conflitos, música e cooperação, a cooperação e o voluntariado, entre outros assuntos...ao final do curso, os participantes promovem um ENCONTRO DE PRÁTICAS COOPERATIVAS, onde apresentam aos demais convidados suas ações cooperativas realizadas no período do curso, contemplando, assim, o propósito da partilha com demais colegas.
Enfim, para mim, PRATICAR a cooperação é um sonho, VIVER a cooperação, uma MISSÃO.

Como essa Pedagogia pode mudar a vida das pessoas?

Exercitando a Pedagogia da Cooperação com seus princípios, utilizando de seus procedimentos, praticando seus processos e vivenciando as práticas dessa metodologia, acredito que temos que agir, a hora de fazer é agora, o momento da mudança é o HOJE.


Como as pessoas podem ter acesso a seu trabalho e aos conceitos da Pedagogia?

As pessoas que quiserem saber mais sobre a Pedagogia da Cooperação eu indico o site: www.projetocooperacao.com.br, eu estou nas redes sociais:

Página no Facebook: Professor Márcio Tubarão
Canal no Youtube: Professor Márcio Tubarão
Instagram: márcio.tubarao.1

Como analisa a questão da leitura no país?

Acredito que com a ampliação e novas possibilidades de tecnologias, o acesso ficou maior e mais facilitado, no entanto, percebo que ainda existe um distanciamento de muitos da leitura, mas sigamos acreditando que a leitura é uma das grandes formas de transformação e crescimento humano.

Quais são os seus próximos projetos? 

Além do meu trabalho na Secretaria de Educação de Santo André, leciono nos cursos de Pós-Graduação nos Institutos Luis Mascarenhas em Diadema-SP e UNIPEC em Santo André-SP.
Em breve irei estrear o meu programa de partilhas e entrevistas no meu canal do YOUTUBE (Professor Marcio Tubarão), o programa se chamará NO MAR COM o TUBARÃO e dialogará com as temáticas da Educação, Cultura, Cooperação e Ludicidade.
Em agosto, lançarei meu primeiro livro escrito em parceria com o professor Noboru Ito Júnior, a obra abordará as possibilidades da cooperação e da psicomotricidade na Educação Infantil, o livro foi batizado “A Cooperação e a Psicomotricidade na Educação Infantil: práticas e reflexões”.
Aproveito para convidar todos(as) os(as) amigos(as) leitores(as) da revista Conexão Literatura a estarem conosco nesse grande dia.


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels