sexta-feira, 28 de junho de 2019

Miriam Rodrigues, Especialista em Psicologia Clínica, comenta sobre o livro "Como nasce a esperança: Aprendendo sobre o otimismo"

Miriam Rodrigues - Foto divulgação
Miriam Rodrigues, é mãe de duas crianças, Valentina de 10 anos e Adrian de 8. Concilia seu tempo entre a escrita de livros e instrumentos terapêuticos, com a prática do consultório de psicologia, e as aulas de seus cursos. É psicóloga há 18 anos, especialista em psicologia clínica e medicina comportamental pela UNIFESP. É idealizadora da Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional de competências socioemocionais e habilidades para o bem estar presente em todos os estados brasileiro. É autora e coautora de mais de 20 livros na temática de psicologia positiva, terapia cognitiva e educação emocional.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Miriam Rodrigues: Meu primeiro livro foi publicado em 2013, o Educação Emocional Positiva- saber lidar com as emoções é uma importante lição. Lembro-me que quando eu estava no 1º ano do magistério (antigo curso que formava professores) eu tive uma professora de português chamada Joana D’Arc, infelizmente não me lembro o sobrenome completo dela. E ela me disse, após uma prova de redação: - Miriam, você tem ótimas ideias, só precisa aprender a organizá-las melhor. Essa frase foi o meu guia e continua sendo confesso. Então, por volta de 2011/12 comecei a organizar as ideias junto com as pesquisas que eu realizava sobre saúde emocional e as organizei. Foi assim que nasceu meu primeiro livro. E nem preciso dizer que fui e sou uma pessoa que sempre gostou de ler, né? Um bom livro é uma excelente companhia em qualquer lugar. Seja na fila do banco, no aeroporto, na praia, é sempre muito bom ler.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Como nasce a esperança: aprendendo sobre o otimismo” (Sinopsys Editora). Poderia comentar?

Miriam Rodrigues: Sim, quis escrever sobre a emoção positiva da esperança para esclarecer o quanto o papel dela é essencial para construirmos um futuro melhor. Sem esperança e otimismo, nós desistimos das mudanças necessárias que precisamos fazer e acabamos por aceitar aquela situação desagradável que nos assola. Também quis passar a mensagem de que todas as pessoas passam por momentos ruins e todas precisam aprender a entender que esses maus momentos são passageiros. Como psicóloga sei o quanto os baixos níveis de esperança e otimismo estão diretamente relacionados à depressão, um dos transtornos que mais acomete nossa sociedade.
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Miriam Rodrigues: Bem, eu trabalho com Psicologia Positiva há muito tempo, desde de 2008 para ser exata, e um dos pilares são os estudos das emoções positivas, entre elas a esperança. Porém, esse meu livro nasceu depois de eu ter lido Aprenda a ser otimista de Martin Seligman, um dos pais da Psicologia Positiva, onde ele explica e mostra pesquisas científicas a respeito sobre o desamparo aprendido e otimismo aprendido. Achei que as crianças precisavam aprender sobre isso. E também que os profissionais pudessem ter uma boa história para contar a respeito desse tema. Nós sabemos o poder de um livro.
O tempo exato que levei para escrever esse livro não foi longo, pois a história foi baseada em uma pessoa muito próxima a mim que sempre me disse que foi tão pobre em sua vida que não tinha nem o direito de sonhar... então, eu  sempre achei isso muito forte... você não ter o direito de sonhar, mas mesmo assim, ela acreditava que um dia mudaria sua situação. Eu já dava o exemplo dela em minhas aulas, mas quando tive a oportunidade de transformá-la em um história infantil, assim, o fiz, ainda mais ligando com os temas da psicologia positiva.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Miriam Rodrigues: Eu adoro vários trechos (risos), mas vou me atentar a somente um.
Você sabia que a esperança é melhor amiga da paciência? A paciência é outra emoção que é muito confortável e nos ajuda a tolerar situações que não gostamos muito e queremos mudar.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Miriam Rodrigues: Pode encontrar meus livros no site da Editora Sinopsys www.sinopsyseditora.com.br ou no meu site pessoal www.educacaoemocionalpositiva.com.br

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Miriam Rodrigues: Sempre!!!
Outras publicações tanto para o público adulto como também infantil. Pretendemos lançar um instrumento em breve, também pela editora Sinopsys sobre como promover as potencialidades humanas e outro livro infantil que aborda o tema da felicidade mantendo sempre o meu foco que é na psicologia positiva. E também um livro que estou organizando junto com um colega também psicólogo sobre Psicologia Positiva voltada para profissionais que precisam compreender mais profundamente esse movimento científico que estuda a felicidade e o bem estar. E nesse livro conseguimos reunir os mais importantes pesquisadores de Psicologia Positiva do Brasil. Um grande orgulho para nós.

Perguntas rápidas:

Um livro: Felicidade autêntica – Martin Seligman
Um (a) autor (a): Daniel Gilbert
Um ator ou atriz: Meryl Streep
Um filme: As aventuras de Pi
Um dia especial: São vários, em especial aqueles que estou com minha família compartilhando emoções positivas. Difícil escolher um. Nesse quesito fico contente em não saber responder.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Miriam Rodrigues: Hoje o que já sabemos sobre os caminhos que nos levam à construção da vida feliz, costumo dizer que florescer é verbo obrigatório.
Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels