terça-feira, 16 de julho de 2019

Anderson Almeida Nogueira e o livro "O Grande Visionário" (Editora Autografia)

Anderson Almeida Nogueira - Foto divulgação
Anderson Almeida Nogueira nasceu em Magé/RJ no dia 26/12/1966. Reside em Cachoeiras de Macacu/RJ desde os seis anos de idade. Casado com Rose, é pai de Rafael e Marcelo.
Publicou o primeiro livro em 2017, “Assim Falou Jaburu” em homenagem ao sobrinho Wellington Lyra; O segundo livro, “Conversando com o Tribunal”, publicado em 2018 é de conteúdo técnico, resultado de consultas ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; Também em 2018 publicou o terceiro livro, “Da Janela Lateral – Crônicas e Contos de Tiradentes-MG”. Está lançando o quarto livro “O Grande Visionário”, que traz a saga de um jovem sonhador e suas ideias mirabolantes. É membro da Academia Cachoeirense de Letras.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Anderson Almeida Nogueira: Sempre gostei muito de ler. Desde criança lia gibis e revistas. Costumo dizer que, na minha infância, lá em casa aos domingos tinha frango com batata, maionese e o jornal. Na minha vida profissional, sou funcionário público e atuo nas áreas técnicas de contabilidade e controladoria, desenvolvi diversos materiais de consulta e treinamento. Já a minha atuação como escritor de livros se iniciou em 2017, quando publiquei o livro “Assim Falou Jaburu”, em homenagem a um sobrinho falecido precocemente um ano antes, e que foi a maior expressão da cultura de Cachoeiras de Macacu. Dali pra frente não parei mais.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “O Grande Visionário” (Editora Autografia). Poderia comentar?

Anderson Almeida Nogueira: O livro – o quarto de minha autoria – conta a saga de um jovem francês sonhador que tenta, em vão, no ano de 1862 convencer o imperador da França de que suas ideias eram viáveis. Sem sucesso na sua terra natal, tentou viabilizá-las no Brasil, para onde veio em companhia de três amigos. Do Rio de Janeiro até Maceió colecionou insucessos e incompreensões. Foi taxado de lunático e baderneiro. De volta à Europa, tentou levar “o progresso”, como dizia, a Paris e depois
à Veneza, na Itália. Nada deu certo para aquele jovem que sonhava em ser reconhecido mundialmente como o grande visionário. A saga faz um passeio geográfico por França, Brasil e Itália do século XIX, por personagens de ficção que se misturam aos protagonistas reais da história, como Napoleão III, Machado de Assis, Lima Barreto, Princesa Isabel, Conde D’eu, Frei Galvão e tantos outros. Além de mostrar obras de cunho arquitetônico, cultural e esportivo que fazem parte da história. Tudo com uma dose de humor e melancolia.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?


Anderson Almeida Nogueira: Realizei as pesquisas pela internet, principalmente no Wikipedia e banco de imagens de domínio público (o livro é ilustrado com fotografias e gravuras de época, além de fotos do arquivo pessoal). Também utilizei memória de histórias de minha infância e da minha família. Todo o processo, de pesquisa até o lançamento do livro levou cerca de 10 meses.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Anderson Almeida Nogueira: A segunda parte é bem legal, pois trata das aventuras e desventuras do grande visionário no Brasil. Ali misturo história, ficção, cito pessoas da família como personagens e lugares da minha infância.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Anderson Almeida Nogueira: O livro O Grande Visionário está à venda no site da editora Autografia: www.autografia.com.br/loja/o-grande-visionario/detalhes.
Se quiser saber mais sobre este e outros livros de minha autoria é só mandar um e-mail para: andersonnogueira2612@gmail.com.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?


Anderson Almeida Nogueira: Estou trabalhando em dois novos projetos: Uma nova ficção chamada “O Assassino do Imperador”, sobre um português inconformado com a independência do Brasil sobre Portugal; Um segundo volume de Crônicas e Contos de Tiradentes-MG que vai se chamar “Sonhos Não Envelhecem”.

Perguntas rápidas:


Um livro: O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
Um (a) autor (a): Isabel Allende
Um ator ou atriz: Denzel Washington
Um filme: Argo
Um dia especial: 1º de maio de 1986 (o dia em que conheci Rose)

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Anderson Almeida Nogueira: Agradeço a oportunidade de falar sobre minha obra na revista Conexão Literatura. Nós, autores independentes, contamos com esse importante apoio para divulgar nossos livros. E, para quem tem vontade de publicar um livro, eu digo: “Vá à luta, realize seu sonho!” Não deixe suas ideias na gaveta, vale à pena sonhar – e realizar.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels