quarta-feira, 31 de julho de 2019

As irmãs Carol e Talita Camargo e a nova Livraria do Comendador, em São Paulo

Carol e Talita Camargo - Foto divulgação
Capitaneada pelas irmãs Carol e Talita Camargo, a nova Livraria do Comendador, localizada na região dos Jardins, em S. Paulo, mostra que apesar de algumas livrarias terem fechado as portas, os livros moram no coração dos leitores e que se o empreendimento é feito com amor, dedicação e carinho, não tem como não dar certo.

Conexão Literatura: Poderia comentar sobre a ideia da Livraria do Comendador?


Livraria do Comendador: A livraria, inaugurada em outubro de 2018, está situada em um charmoso casarão na região da Avenida Paulista - Rua Pamplona, 145. Destaca-se pelo clima bucólico de café literário ao dividir espaço com o aconchegante Zel Café, além de apresentar um convidativo deck ao ar livre que funciona como refúgio para os dias corridos da cidade. O local foi utilizado pela Fundação Instituto de Física Teórica, em 1952, para iniciar as atividades de pesquisa. Tombado pelo patrimônio histórico, a casa foi restaurada e o terreno de 6,5 mil metros quadrados cedeu espaço para a construção de uma torre comercial de 28 pavimentos. Hoje, o complexo abriga além do Instituto, o Zel Café, a Livraria do Comendador, o prédio comercial, o Centro de Pesquisa do Instituto, um bosque, um mirante e o revolucionário Domo Digital, configurado para servir como teatro, cinema, palco de eventos, pequenos shows e futuramente como um planetário. Batizado de Praça Pamplona, o complexo de uso misto, é inédito no Brasil por aliar ciência, tecnologia e entretenimento no mesmo endereço. A premissa para a construção do Zel Café era a existência de uma livraria no local, que hoje tem a administração das irmãs Talita e Carol Camargo, filhas de Ivo Camargo, nome conceituado no mercado editorial graças à sua expressiva atuação na editora Companhia das Letras e depois na empresa Ivo Camargo – Soluções Comerciais. Tanto a livraria quanto o café estão sob o domínio do Grupo Império, que nasceu em 2017. José Lauro Afonso Megale, mais conhecido como Comendador Laurinho dá o nome à Livraria e é dono dos dois negócios.

Imagem interna da Livraria do Comendador
Conexão Literatura: É verdade que alguns dos títulos da livraria levam temas que estão ligados ao lugar onde estão?

Livraria do Comendador: Definimos o acervo da nossa livraria como generalista. Trabalhamos com best-sellers, literatura de interesse geral, biografias, ficção e não-ficção, artes e arquitetura, HQs e revistas importadas e nacionais. Apresentamos também temas como café, gastronomia, física, ciência e cultura equina que fazem parte do contexto do casarão, mas que também estão presentes em qualquer outra livraria. Além disso, dispomos de uma área infantil com livros dedicados às crianças.

Conexão Literatura: Como analisa a situação do mercado editorial nos dias atuais?

Livraria do Comendador: Nós entendemos que estamos vivendo um momento de transformação. A crise das duas maiores redes de livrarias do Brasil abalou o mercado, mas também o obrigou a repensar a maneira de fazer e vender livros. Enquanto as editoras tiveram que enxugar o prelo de lançamentos semanais, os livreiros independentes se reinventaram para abrigar eventos, estimular autores e captar o público leitor e consumidor que se encontrou órfão no meio desta crise. Existe espaço no mercado para todos.

Conexão Literatura: Além dos livros, encontramos um leque de produtos bem interessantes na livraria, como placas, produtos de papelaria, ímãs, acessórios de presente, etc. Poderia comentar?

Livraria do Comendador: O principal foco de nossa loja é o livro, que é sempre o elemento central de uma boa livraria. Porém, comercializamos algumas outras opções com o intuito da agregar valor. Desta forma, além do nosso seleto acervo, é possível encontrar ímãs, chaveiros e itens de papelaria. O destaque fica por conta da nossa coleção exclusiva #useumclassico que tivemos a oportunidade de apresentar na Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, deste ano. A honrosa experiência em participar deste encontro literário tão importante do cenário cultural, nos deu a chance de levar ao público títulos selecionados, camisetas de nossa coleção exclusiva, além de ecobags, chaveiros e cadernos e ilustrados com três dos maiores nomes da literatura brasileira: Clarice Lispector, Machado de Assis e Euclides da Cunha, que foi o homenageado desta edição do evento. Também neste mês de julho, marcamos presença na 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador em Belo Horizonte (MG), considerada a maior exposição de equinos da América Latina. Desta vez, nossos produtos foram ilustrados com clássicos da raça equina. Todos os produtos estão à venda também na loja em São Paulo.

Alguns dos produtos comercializados na Livraria do Comendador
Conexão Literatura: Qual o horário de funcionamento da livraria?

Livraria do Comendador: A livraria funciona às segundas-feiras das 08:00 às 19:00, de terças às sextas-feiras das 08:00 às 20:00, e aos sábados e domingos das 08:00 às 16:00.

Conexão Literatura: Já pensaram em disponibilizar o local para lançamento de livros?

Livraria do Comendador: Nós realizamos lançamentos de livros na loja. Um dos últimos eventos foi marcado no dia 25/07 das 18:00 às 19:30 com o livro de crônicas afetivas “Debaixo dos Ipês”, de autoria da jornalista Marina Oliveira.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Livraria do Comendador:  As pessoas não deixaram de ler e nem de consumir livros, então, enxergamos na Comendador uma oportunidade para abrir caminhos para que este leitor se sinta sempre conectado com o livro. 

Livraria do Comendador
Curta a fanpage da Livraria do Comendador: clique aqui.

Endereço:
Rua Pamplona, 145 - Casarão - Subsolo, São Paulo - SP, CEP: 01405-000
Horário de atendimento:
Segundas-feiras das 08:00 às 19:00, de terças às sextas-feiras das 08:00 às 20:00, e aos sábados e domingos das 08:00 às 16:00.
 
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Acho interessante o surgimento de espaços como esse, já que as grandes livrarias são locais frios e sem muita vida, ao contrário do mundo literário que é tão vivo.
    É uma pena que só seja possível nas grandes metrópoles, já que há público pelos rincões desse Brasil que não contam com nenhuma opção literária...
    Abraços

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels