sábado, 6 de julho de 2019

Divulgada a capa do livro “Português Amoroso” da autora Mayanna Velame

A Revista Conexão Literatura traz em primeira mão a capa do livro “Português Amoroso” da autora Mayanna Velame em uma entrevista exclusiva com a autora:

Mayanna Velame é formada em Letras – Língua Portuguesa / UFAM e vive na cidade de Manaus. É docente da Secretaria de Educação e Qualidade do Estado do Amazonas. Escreve periodicamente contos, crônicas e poemas para os sites literários: Recanto das Letras, Texto de Garagem e Revista Vicejar. Autora e idealizadora do projeto poético educacional "Português Amoroso", que conquistou um espaço especial no coração dos leitores brasileiros amantes da língua portuguesa, publicado pela Madrepérola Editora e com lançamento previsto para os próximos meses, e mantido nas redes sociais pelo Facebook (@portuguesamoroso) e Instagram (@portugues_amoroso)

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Mayanna Velame: Tudo começou na minha adolescência. Tive o privilégio de estudar com uma professora de Língua Portuguesa que incentivava bastante não só a leitura, assim como também, a escrita. Aos quatorze anos, ganhei meu primeiro prêmio literário na escola (com uma poesia intitulada: “O fim de tudo”). Sempre tive um grande fascínio pelas palavras. No colégio, fui a melhor aluna nas aulas de Redação e sabia que a minha vida, cedo ou tarde poderia seguir o caminho das letras. Com o “boom” da internet, comecei a publicar alguns poemas e contos em sites literários, o que me possibilitou conhecer autores independentes, editores e organizadores de antologias.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Português Amoroso”. Poderia comentar?

Mayanna Velame: “Português Amoroso” é um livro especial para mim. Não apenas por ser minha primeira obra. Mas por tudo aquilo que ele tenta representar: uma homenagem singela e lírica para nossa Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. O projeto foi abraçado pela Madrepérola Editora e trabalhado com muito carinho entre a CASA Projetos Literários (minha agência literária), a editora e eu. Como ele ainda não tinha uma identidade visual, realizamos um concurso cultural onde ilustradores de todo o Brasil participaram com sua arte e ideia para o logotipo e para algumas poesias selecionadas, o que resultou no recebimento de trabalhos lindos e que emocionaram a todos nós! A seleção do concurso proporcionou uma identidade visual linda e única para o projeto e para o livro, e eu só posso agradecer às ilustradoras vencedoras pelo seu capricho e participação: Bruna Lima da Silva do Poeticamente Flor, Juliana de Souza Bezerra do Contágio Verbal e Maira Teruko dos Santos Nisi do MaiNisi.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Mayanna Velame: Comecei a rascunhar os primeiros versos do “Português Amoroso”, em 2015, na sala de aula, enquanto meus alunos realizavam suas atividades. No início, não havia muita pretensão de transformá-lo em livro, postar os poemas na internet, já era o bastante para mim. Apesar disso, guardava com cuidado os rascunhos, para serem lidos e retrabalhados à noite. E para minha surpresa, dia após dia, os poemas foram ganhando forma e sentido. Foi então que pensei: “Português Amoroso precisa ganhar páginas”. Seu processo de criação foi sereno. Da pesquisa de poetas, obras, autores, regras gramaticais e reescritas foram três anos para concluir o livro. Este ano ele ganhou o seu design e agora está pronto para daqui a alguns dias seguir para as mãos dos leitores!

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Mayanna Velame:
   
Português amoroso C
Nós, pronome
Que substitui
Com reverência
a palavra amor.

Conexão Literatura: Qual a dica que pode dar a um escritor iniciante?

Mayanna Velame: É preciso ter amor por aquilo que se faz. A arte das palavras é um trabalho árduo, que exige dedicação e persistência. Nós lutamos com as palavras, mas no final, elas estão lá, de braços abertos para nos receber. São sempre solidárias com seus poetas e autores. Dos conselhos clichês, diria que todo autor iniciante precisa ler bastante. Mas quando digo leitura, não me refiro apenas aos consagrados autores e seus clássicos. A leitura de mundo é fundamental também. Perceber o que acontece ao nosso redor, captar com sensibilidade os encontros e desencontros da vida, isso é fantástico! E digo mais, sempre reescreva, quando for necessário, a reescrita é o reconhecimento de que seu poema, conto ou romance merecem mais!

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Mayanna Velame: O livro “Português Amoroso” terá seu lançamento anunciado em breve e os leitores podem acompanhar as notícias e canais de venda seguindo o projeto nas redes sociais:
Instagram: @portugues_amoroso
Facebook : @portuguesamoroso
Também publico todas as sextas-feiras no site Texto de Garagem e mensalmente crônicas na revista eletrônica Vicejar e Recanto das Letras.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Mayanna Velame: Sim, minha mente não para...Tenho um livro de poemas já finalizado. Em breve também, pretendo me aventurar no mundo da prosa, mais precisamente em contos...

Perguntas rápidas:


Um livro: Matéria de Memória
Um (a) autor (a): Carlos Heitor Cony
Um ator ou atriz: Julia Roberts
Um filme: Réquiem para um sonho
Um dia especial: O dia em que fui aprovada no vestibular para cursar Letras – Língua Portuguesa.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Agradeço à revista Conexão Literatura pela oportunidade de falar um pouco sobre meu trabalho e de ser um espaço para escritores e suas obras. Agradeço também à CASA Projetos Literários por acreditar na Literatura nacional e nos seus escritores iniciantes. Agradeço mais uma vez à Madrepérola Editora por abraçarem o projeto e às ilustradoras do concurso que definiu a identidade visual do projeto! Afinal, como disse Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros.” E reforço o convite para que todos fiquem ligados no lançamento do “Português Amoroso” e que venham comigo por essas páginas dedicadas ao amor pela língua portuguesa!
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels