terça-feira, 23 de julho de 2019

EXCLUSIVO: Lilian Cardoso, a LC – Agência de Comunicação e a Maratona do Escritor, por Cida Simka e Sérgio Simka

Lilian Cardoso - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Eu sou jornalista, coach e diretora da LC – Agência de Comunicação, hoje, a empresa que mais divulga livros no Brasil. Atuo no mercado literário desde 2008 e já trabalhei com grandes editoras nacionais e consagrados escritores. Desde novembro de 2018, eu tenho investido na minha própria carreira e me voltei à mentoria de autores com estratégias que vão do autodesenvolvimento ao marketing pessoal.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre a LC – Agência de Comunicação.


Da ficção ao romance, a LC já produziu mais de 3 mil releases e pautas e, em nossos arquivos, constam (até o momento) 20 mil inserções em grandes veículos nacionais como Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, Veja, Época! Os autores da agência também marcam presença nas telinhas brasileiras: Encontro com Fátima Bernardes, JC Debate, É de Casa, Jornal Hoje, GloboNews Literatura e muito mais.
Por aqui já passaram nomes como a supernanny Cris Poli, o cartunista Mauricio de Sousa, o cantor Tico Santa Cruz, Alice Salazar e outros escritores. Ainda ultrapassamos as fronteiras do Brasil e representamos grandes nomes da literatura internacional como os best-sellers Max Lucado, Gary Chapman e Peter Carlin. O atendimento personalizado e a vontade de fazer acontecer são as grandes marcas de nossa equipe multidisciplinar, que está sempre disposta e apta para promover os autores, editoras e respectivamente seus livros.

Fale-nos sobre o curso Maratona do Escritor. O que a motivou a fazê-lo?

A Maratona do Escritor é um sonho porque, nesses nove anos de agência, muitos autores me procuram pedindo ajuda sobre como eles devem fazer para lançar um livro, se deve ser independente ou e-book, como fazem para divulgar a obra, quais estratégias de marketing devem usar... As dúvidas chegam diariamente na agência, por isso até desenvolvemos um painel com todas elas para responder por meio de vídeos no YouTube – já temos uma live postada lá, confere pelo link: <https://www.youtube.com/watch?v=LCqLAwxGfM8&fbclid=IwAR0HPT8HPHX-0JA2X3bfz3l38esXM8T53sPjOyTZ4BFCZ-GekJQptwUuNP0> que logo serão lançados. Até Podcast nós já temos! A Maratona do Escritor é um presente porque, no dia 25 de julho, é comemorado no Brasil o dia do Escritor. Dessa forma, preparei esse curso on-line e totalmente gratuito que começa no dia 23, às 20 horas.
Link de inscrição para a Maratona: http://maratonadoescritor.com.br

Como analisa o mercado editorial brasileiro?

O mercado editorial brasileiro sofreu demais nos últimos cinco anos e, com a crise das duas grandes livrarias do país, o faturamento das grandes e médias editoras do país foi afetado diretamente. Por outro lado, as menores que já não tinham tanto espaços nestes players estão se destacando. Atribuo isso aos “novos leitores” que buscam projetos editoriais originais. Os leitores querem experiência, a prova disso é o sucesso dos clubes de assinatura.
Enfim, o mercado está, FINALMENTE, apesar da crise, se reestruturando! Quem tem a ganhar são os leitores. Estamos animadas e com muitos projetos brasileiros de encher os olhos, como os livros da Estrela Cultural que unem interação a uma literatura de alta qualidade. Vale destacar também os novos autores que usam as redes sociais para falar diretamente com os leitores. Estes escritores que publicam sozinhos na Amazon (KDP) têm conquistado números expressivos de vendas independentes para além das clássicas listas dos mais vendidos.

Quais as dicas que pode fornecer para quem deseja escrever/publicar um livro?

São inúmeras, rs. Mas para começar, o que proponho para o escritor é que ele, antes de escrever o livro, primeiro faça um trabalho de autoconhecimento. O escritor precisa saber aonde quer chegar. Por que quer publicar a obra? Qual o público-alvo dele? O autor precisa estudar as referências na categoria que pretende se lançar. Muitas vezes o autor pensa sobre o que se tornou o seu produto, pra quem é e como será o marketing, depois que o livro está pronto. E não é esse o caminho! Primeiramente, o escritor precisa alinhar o propósito dele, os objetivos. Falo isso porque depois que o livro não dá certo, é muita frustração. Pra quem, desde o início, alinha o livro com a mensagem que quer passar e como vai passar, o sucesso é certo! E quando o autor lança um livro, eu digo “agora seu trabalho entra para uma nova fase – e é a mais importante!” Ou seja, engana-se quem pensa que lançar o livro é o fim do trabalho. São lançados no Brasil mais de 14 mil novos títulos por ano – tirando os clássicos/best-sellers que são reimpressos. A competição é grande e para se destacar é preciso muito trabalho, originalidade e persistência. E é por isso que quero estar mais próximos deles, para ajudar, aconselhar e aprender com eles também.

Pode incluir uma pergunta que não fiz e que gostaria de responder.

Obrigada pela oportunidade ;).
Tô na correria da Maratona, mas numa próxima oportunidade posso falar mais de algum tema específico.
Um beijo e gratidão.
Lilian Cardoso
Facebook: https://www.facebook.com/liliancardosolc/


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels