quinta-feira, 11 de julho de 2019

Marcela Franca e o livro “Scamonis – o outro lado de mim” (CASA Projetos Literários)

Marcela Franca - Foto: Filipe Franca
A escritora pernambucana Marcela Franca nasceu na cidade de Recife-PE, mas se mudou para Petrolina-PE ainda na infância, onde reside até hoje. Formou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Caruaru – FOC e se especializou em Odontopediatria. Não é bailarina profissional, mas escolheu se dedicar ao ballet por amor a dança. Além do ballet, sua paixão pela vida marinha a inspirou a escrever o seu primeiro livro: “Scamonis – o outro lado de mim”, que está sendo preparado com o apoio da CASA Projetos Literários, da qual faz parte desde 2018.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Marcela Franca: A leitura para mim sempre foi um prazer e parte dessa paixão veio por influência do meu avô, o também escritor, Rubem Franca (In memoriam). Cresci cercada por livros, mas a ideia de criar minhas próprias histórias surgiu apenas em 2014. Sentei em frente ao computador e despretensiosamente comecei a escrever as primeiras páginas de “Scamonis”. Foi a minha primeira experiência como escritora. Naquele instante, descobri que era isso que eu queria fazer. Após concluir o livro, enviei o original para a agência da qual hoje faço parte e desde então estamos fazendo um belo trabalho para entregar aos leitores um livro de qualidade com uma história envolvente e repleta de imaginação.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Scamonis – o outro lado de mim”. Poderia comentar?

Marcela Franca: “Scamonis” é um livro para adolescentes, adultos jovens ou qualquer pessoa que ame livros de fantasia. A história se passa na Ilha Azul, um lugar repleto de belezas naturais e personagens marcantes. A protagonista, Ana Maia, é uma jovem de dezesseis anos que sonha em se tornar bailarina profissional na Rússia. Ela é filha adotiva de um casal responsável pela proteção das Tartarugas Peroladas. Os leitores conhecerão, de forma leve e criativa, sobre a vida desses seres marinhos, incentivando-os quanto à preservação do meio ambiente. Inesperadamente, Ana vai conhecer um reino subaquático cheio de magia e encanto, “Scamonis”, numa narrativa que une fantasia e realidade. Seu coração ficará dividido entre Guila e Zaron e ela precisará descobrir qual é a sua missão no mundo e o que é verdadeiramente importante para ser feliz. Em “Scamonis”, procurei colocar tudo aquilo que sempre gostei de encontrar nos livros: romance, mistério e muita aventura. É um livro para quem deseja ser surpreendido.
Visite o site: www.escritoramarcelafranca.com
Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Marcela Franca: No livro existem várias passagens relacionadas aos animais marinhos, preservação do meio ambiente e poluição dos oceanos, especialmente por plásticos. Eu assistia a muitos documentários, entrevistas e filmes sobre o assunto, além de pesquisa de artigos pela internet e revistas. De forma bem natural, ia incorporando todo esse conhecimento em minha trama. Apesar de ter iniciado o livro em 2014, foi em 2016 que tomei a decisão de dar prioridade ao projeto que passou um ano para ser concluído (a primeira versão).

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?


Marcela Franca: Amo o início do primeiro capítulo que demonstra a conexão de Ana com o mar:

“Eu adoro o mar. Desde pequena admiro o mar, o cheiro do mar, a cor do mar, a forma como as ondas se movem. Coloco os pés na água, fecho meus olhos e apenas sinto. As ondas tocam os meus dedos e desaparecem, e voltam a tocar, agora com mais intensidade, como se estivessem me chamando, como se dissessem: "vem, Ana, pode vir!". A maré era calma e tentadora. Nada me impediria de dar um bom mergulho”.

Conexão Literatura: Qual a dica que pode dar a um escritor iniciante?


Marcela Franca: Disciplina! Escrever um livro requer sacrifícios, exige muita dedicação e comprometimento. E o mais importante, acredite na sua intuição! Eu estipulava metas diárias de escrita e só ia dormir quando tivesse alcançado aquele objetivo. É importante estar conectado com a história, escrever com emoção e se colocar no lugar de cada personagem para que a trama, mesmo fictícia, pareça a mais real possível e consiga conectar o leitor.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Marcela Franca: O livro será lançado em breve pelo Selo Editorial NOVACASA! Para conhecer um pouco mais do meu trabalho e ficar por dentro de todas as novidades é só acompanhar as redes sociais pelo instagram e facebook: @escritoramarcelafranca, ou através do meu site www.escritoramarcelafranca.com que foi lançado agora em Julho de 2019, onde vou manter um blog para conversar com os leitores sobre o meu dia-a-dia, minhas leituras e contar tudo sobre a produção de “Scamonis”!

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Marcela Franca: Meu foco agora é publicar “Scamonis”, mas... Quem sabe não possa vir uma continuação desse livro!!!

Perguntas rápidas:

Um livro: Olhai os Lírios do Campo, Erico Verissimo.
Um (a) autor (a): J. K. Rowling
Um ator ou atriz: Leonardo DiCaprio
Um filme: The Sound of Music (A Noviça Rebelde)
Um dia especial: Dia 20 de agosto de 2017 quando finalizei a primeira versão de “Scamonis”. Foi uma realização pessoal indescritível.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Marcela Franca: O livro me transformou. Através dele, descobri que qualquer pessoa pode ser aquilo que deseja ser, basta dar o primeiro passo e ter perseverança. Meu desejo é que o livro possa empoderar a todos que o lerem também!
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Marcela, estou muito feliz por você! Sempre gostei de livros, principalmente sobre vida selvagem. conhecendo você, sua família e, principalmente seu pai, a quem tenho profunda admiração e amizade, imagino o quanto vocês estão realizados com sua obra. Parabéns!!! Sinta-se abraçada! Cristiano Rocha Moura.

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels