terça-feira, 2 de julho de 2019

Resenha de "Conspirações - Tudo o que não querem que você saiba", do autor Edson Aran, por Ademir Pascale


*Por Ademir Pascale

O livro Conspirações - Tudo o que não querem que você saiba (Geração Editorial), discorre sobre vários temas e possíveis conspirações, num material bem organizado pelo escritor, cartunista e jornalista Edson Aran. Os temas, identificados com um selo e título ao longo das páginas de cada conspiração, que tem cerca de 2 páginas cada, encontramos as Sociedades Secretas, Dominação Mundial, Alienígenas, Mutação Biológica, Nazistas, Satanismo, Mundos Subterrâneos, Estranhas Coincidências, Farsa Histórica, Sugestão Mental e Humor Doentio. E os títulos das conspirações ainda estão em ordem alfabética, só para que você tenha ideia da imensa quantidade de assuntos abordados, por exemplo: Agartha, AIDS, Al Bielek, Albert Speer, Aleister Crowley, Amazing Stories, Amazônia Internacionalizada, Antraz, Apanhador no Campo de Centeio; O, etc. É lógico que muitas delas são apenas especulações ou mesmo invenção do povo. Mas algumas são deveras interessantes e quem sabe pode até ser verdade, afinal, uma verdadeira e bem-feita conspiração nunca pode ser provada. 

Pude encontrar o tema "Assassinos por controle remoto", algo que foi citado no longa-metragem "Teoria da Conspiração", protagonizado por Mel Gibson e Julia Roberts. No livro, o programa MK Ultra, criado pela CIA em 1953, utilizou as ideias milenares dos Assassinos, mas acrescentou novas drogas (como o LSD) e novas técnicas (a hipnose), para comandar seus assassinos.

São inúmeros temas interessantes, mas pela grande quantidade do livro e também por alguns temas não tão interessantes assim, irei discorrer apenas de alguns, sendo um deles sobre a “Atlântida” que, ao que tudo indica, realmente existiu, sendo citado pela primeira vez pelo filósofo ateniense Platão (417-347 a.C.). O filósofo teria ouvido a história de outra pessoa (poeta Sólon) que teria também ouvido de outra pessoa. É lógico que a história pode ter tido distorções, mas Atlântida tornou-se em algo que foi e ainda é buscado até hoje. A arqueologia nunca encontrou algo que realmente comprove que Atlântida tenha realmente existido, mas uma teoria levantada pelo jornalista britânico Graham Hancock, foi uma das mais interessantes: segundo o pesquisador, o acúmulo de gelo nos pólos força a crosta terrestre a deslizar periodicamente, fazendo vastas regiões do planeta se moverem. E o último grande deslizamento ocorreu justamente há dez mil anos, época em que dizem que Atlântida desapareceu.

São tantos temas, que encontramos até o desenho animado “Caverna do Dragão”, que está em alta agora devido ao comercial live action da Renault. Edson Aran levou em base o boato que surgiu na internet sobre o fato do desenho nunca ter tido um capítulo final, pois não seria legal dizer para as crianças que os heróis da “Caverna do Dragão”, na realidade estavam todos mortos e que nunca retornariam para casa.

E olhe só, até o escritor Edgar Allan Poe aparece no livro. E seria um assassino. Como pesquisador do Poe, já tinha visto essa teoria antes. Poe, quando era editor do Evening Mirror, conheceu Mary Rogers, uma linda garota de 21 anos que trabalhava numa tabacaria, pouco tempo depois Mary foi encontrada morta, boiando no rio Hudson, em Nova York. Ela apresentava vários sinais de violência. 18 meses depois do ocorrido, Poe escreveu o conto O Misterioso caso de Marie Roget, que foi investigado por Auguste Dupin, predecessor do famoso detetive Sherlock Holmes. O caso foi atribuído a um assassino solitário.
Dizem que as investigações do conto se aproximaram bastante das investigações reais sobre a morte da jovem garota Mary. E para alguns conspirólogos, Poe sabia tanto sobre o caso, porque ele era o verdadeiro assassino. E ainda ligam a última frase dita pelo Poe no leito de morte, aos 40 anos de idade, como um arrependimento ao que ele cometeu: “Deus ajude minha pobre alma!”. Mas isso não deixa de ser mera especulação. 

Outros escritores são citados no livro, como o escritor e pesquisador Erich Von Daniken, que levantou a teoria do Astronauta Ancestral. Para ele (e olha que até eu acredito nessa teoria), astronautas alienígenas visitaram a Terra numa época remota. E essas visitas influenciaram a nossa evolução.
Homens de Preto, Illuminati, Jack, O Estripador, Jim Morrison, Kurt Cobain, Lee Harvey Oswald (que é uma das teorias da conspiração mais legais do livro), Maçonaria, Matrix, Maria Madalena, Nova Ordem Mundial e a conspiração de que Nunca Fomos à Lua, fazem parte dessa incrível compilação de textos.

O livro está na categoria “humor”, pois todas as conspirações são relatadas por Edson Aran com uma certa pitada de humor e sarcasmo. Ou pode ser uma outra conspiração para que não levemos tão a sério os relatos que podem ser verdadeiros ;)

Quem tem interesse em saber mais ou de saber que nem tudo é verdade e que o que enxergamos na realidade pode ser apenas uma ilusão, indico a leitura de “Conspirações – Tudo o que não querem que você saiba”, que ainda pode ser encontrado no site da editora (http://geracaoeditorial.com.br/conspiracoes), em livrarias ou mesmo sebos.

Conspirações – Tudo que não querem que você saiba
Autor: Edson Aran
Categoria: Humor
Formato: 14×21 cm
Páginas: 351
Editora: Geração
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels