sexta-feira, 19 de julho de 2019

Victhor Fabiano e o livro Igreja da vila, por Cida Simka e Sérgio Simka

Victhor Fabiano - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Sou formado em Ciências Sociais pelo ProUni na PUC-SP e lancei meu primeiro livro aos 15 anos, em 2012. Desde então, dediquei-me continuamente à escrita e ano passado obtive uma premiação no 2º Edital de Publicação de Livros da Prefeitura de São Paulo para lançar o meu quinto livro, intitulado Igreja da Vila, em lançamento este ano. Realizo desde 2012 palestras e trabalhos educativos em escolas públicas, pois passei minha vida estudando em instituições públicas e considero de extrema importância levar às escolas o trabalho literário, tal como oficinas e rodas de conversa sobre escrita e publicação. Neste ano, 2019, ministrei um curso de criação literária na Biblioteca Pública Municipal Brito Broca.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros.

A política, enquanto tema e acontecimento humano, sempre me cativou, provocando curiosidade e interesse, portanto, quando eu menos esperava, lá estava algum enredo político pronto para ser escrito. E assim foi. O meu primeiro livro, O Lavrador e o Plebeu (Ed. Multifoco, 2012), narra a revolta camponesa contra o absolutismo de uma monarquia, tendo em vista a construção de uma democracia. O segundo livro, O Epitáfio (Ed. Penalux, 2013), segue o fio político e aborda um período turbulento da carreira de um político, no caso do enredo a personagem principal. O terceiro, Guerra da Minha Rua (Ed. Multifoco, 2017), documenta o ficcional passado de fama e soberba da falida Madame Mórra quando, afogada na amargura, decide vingar-se dos seus vizinhos por razões íntimas. O quarto livro, Bom Dia, Ditador (Ed. Letramento, 2018), expõe as negociações que desembocam no golpe contra o presidente militar Marechal César Barro, cujo casamento arranjado configura um dos pontos centrais de sua queda; detalhe: tudo isso dentro de uma ditadura militar - um verdadeiro golpe dentro do golpe. Por fim, Igreja da Vila (Barn Editorial, 2019) apresenta uma eleição turbulenta dentro do território da Vila São José de Assunção, provocada pela chegada inesperada de um candidato externo antes proibido pela Paróquia local. Ninguém além dos herdeiros da família local poderia concorrer por ali. Até que um desses herdeiros, candidato à câmara dos vereadores, morre e ninguém sabe o porquê, sequer como. E a situação da Vila começa a mudar.

O que o motivou a escrevê-los?

Contei com a sorte de encontrar uma boa auxiliadora nos meus últimos anos do ensino fundamental, e seus ensinamentos à época proporcionaram direcionamentos, quando percebi que queria escrever para além de uma prática difusa ou descontínua. A professora Isabel Toledo, lá quando eu estava nos treze anos, recomendou que eu continuasse a escrever uma redação, pois aquela história daria muito caldo, mas antes já havia citado o quanto eu era criativo e articulado na escrita. A leitura de alguns livros, por outro lado, provocou o desejo de escrever histórias, não apenas imaginá-las. Então tudo começou.

O que tem lido ultimamente?

Principalmente livros teóricos sobre escrita criativa, teoria literária e história da literatura.

Qual a dica que poderia fornecer a um aspirante a escritor?

Escrever é um ato contínuo, de prática e exercício, como também social e pessoal. Por razão de tantas dimensões torna-se uma prática tão complexa e, portanto, encarada como misteriosa, para alguns até "impossível", ao passo que muitos priorizam receitas, técnicas que não são universais e afins. Minha dica principal é: não desista, embora pareça um clichê ultrapassado. Quando observamos a essência do ato de escrever, e consideramos a busca por um estilo como o ponto central do caminho, entendemos por qual razão desistir é um erro, e persistir é o segredo. Dia após dia a escrita está em transformação, portanto dia após dia precisamos colocar em prática. 


Como os leitores poderão saber mais sobre você e seu trabalho?

Podem conhecer pelo meu blog, que é o victhorf.wordpress.com e pelo meu instagram @victhorfabiano. Lá estão os meus livros e um pouco da minha história - no blog há a opção da compra de exemplares autografados. Meu novo romance Igreja da Vila está disponível na Amazon para quem quiser conhecer meu novo trabalho.

https://www.amazon.com.br/Igreja-Vila-Victhor-Fabiano/dp/8554002024/ref=olp_product_details?_encoding=UTF8&me=

Um grande abraço!


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Eu não conhecia o Victhor apenas o pai, mas o rapaz autodidata com vertente social nas veias contagiou em palestra na Biblioteca, mas em entrevista revelou inspiração na escrita romanceada do mestre Machado de Assis embora seu conteúdo e particular: sua maturidade precoce energia, quiçá alunos possam tê-lo professor -Fernando Del Carlo jornalista SP

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels