sexta-feira, 16 de agosto de 2019

A arte e os quadrinhos de Pedro Leite

Pedro Leite - Foto divulgação
Pedro Leite é cartunista, ilustrador e publicitário de Porto Alegre e tem 36 anos. É autor de Sofia e Otto, Quadrinhos Ácidos e Tirinhas do Zodíaco, séries que possuem mais de 550 mil seguidores nas redes sociais. Hoje em dia é considerado um dos maiores desenhistas do Brasil, chegando a ter mais de 2m de altura. Site: www.sofiaeotto.com.br e www.pedroleite.com.br 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início nas artes e quadrinhos?

Pedro Leite: Sempre gostei de desenhar, mas acredito que nunca deva ter investido muito nisso na minha infância e adolescência. Cursei publicidade e propaganda e só depois de formando, trabalhando como diretor de arte em agências, que percebi que estava com saudade dos desenhos. Coloquei na cabeça que não queria mais ser publicitário e comecei a desenhar para criar um portfolio de ilustrações, para sair das agências. Criei com um colega a série Tirinhas do Zodíaco, uma paródia do desenho animado Os Cavaleiros do Zodíaco, e mesmo sendo uma brincadeira foi um sucesso na internet. Desde aquele momento comecei a focar mais nos quadrinhos. Saí de agência, criei outros projetos e continuei assim ao mesmo tempo que fazia de vez em quando freelancers pra me sustentar. Criei a série Quadrinhos Ácidos, que chegou a ter mais de meio milhão de seguidores no Facebook, e atualmente criou quadrinhos para a minha série Sofia e Otto, que também tem livro infantil focado para as crianças do RS.

Conexão Literatura: Você é autor de várias HQ's, poderia comentar?

Pedro Leite: Sou autor de cinto livros: Tirinhas do Zodíaco, Onde Meu Gato Senta, Quadrinhos Ácidos, Sofia e Otto e Sofia e Otto Conhecendo Porto Alegre. É um pouco de cada coisa.
Conexão Literatura: Você é criador de personagens que vivenciam problemas sociais, mas que possuem uma visão de mundo onde conseguem enxergar soluções, além de passarem boas mensagens, destacando Sofia e Otto. Fale mais sobre as mensagens que você deseja passar aos seus leitores através dos quadrinhos. 

Pedro Leite: Quando eu comecei a criar quadrinhos eu estava mais focado em fazer as pessoas rirem e se divertirem, mas com o tempo fui percebendo que com as redes sociais nós, autores, somos de certa forma formadores de opinião ao atingir um grande público leitor na internet. Assim, fui mudando aos poucos o tipo de tirinha que eu produzia. Hoje gosto muito de extravasar meus sentimentos nessa arte, mas também sinto a necessidade de criar críticas sociais com os quadrinhos, afinal, é a forma que tenho de fazer com que meus leitores leiam a respeito de algo que eu considero que seja importante ser debatido. Muitas são apenas tirinhas de humor, mas várias outras são tirinhas reflexivas que fazer os seguidores comentarem e debaterem entre si. Isso é muito gratificando.

Conexão Literatura: E o que poderia dizer sobre os “Quadrinhos Ácidos”?

Pedro Leite: Foi uma série que criei para extravasar alguns sentimentos. Os quadrinhos tinham temas diversos, desde críticas ao consumismo até ao machismo. Hoje, anos depois que a série acabou, eu vejo que alguns desses quadrinhos até foram meio preconceituosos, afinal, o tempo muda e eu evoluo. Mesmo assim, foi uma série que me deu muito orgulho, mas conquistei muitos seguidores e dois prêmios. Ainda atualizo as redes sociais do Quadrinhos Ácidos, mas só repostando tirinhas antigas.

Conexão Literatura: Você ainda trabalha nas tirinhas de “Onde meu gato senta” e outras. Como consegue administrar seu tempo fazendo tantas tarefas? 

Pedro Leite: Onde Meu Gato Senta foi um projeto de um livro que aconteceu há anos. Durou só para produzir o livro, depois disso nunca mais criei nada, como no Quadrinhos Ácidos. Não faço muitas tarefas ao mesmo tempo, mas na verdade no momento a única série que é atualizada é a Sofia e Otto. O resto é só repostagem.

Conexão Literatura: Como analisa os quadrinhos no Brasil e quem trabalha com eles hoje?

Pedro Leite: É difícil dizer, pois não me considero um bom exemplo de quem trabalha com isso. Eu sou um autor que teve o trabalho muito compartilhado na internet, mas isso não significa que consigo trabalhar com isso. Afinal, não são todos os meus seguidores que compram meus livros, e esse é um dos motivos para eu ter começado a outro projeto mudando de foco, na literatura infantil. Os quadrinhos hoje em dia me dão uma graninha, mas não é o suficiente para sobreviver só disso. Minha grana dos quadrinhos vem mais dos livros didáticos que utilizam meus quadrinhos, do meu clubinho no Apoia-se (www.apoia.se/pedroleite), e das vendas em eventos como a CCXP, mas tudo isso ainda é relativamente pequeno.

Conexão Literatura: Como os interessados poderão saber mais sobre você e seus quadrinhos ou até solicitarem trabalhos?

Pedro Leite: Quem quiser ficar mais próximo dos bastidores do meu trabalho, pode entrar no meu clubinho (www.apoia.se/pedroleite) que é uma ferramenta para apoiar os artistas que você gosta a partir de R$ 2,00 por mês. Lá eu posto mais informações sobre a produção do meu trabalho, bastidores, sorteios, etc. Fora isso, qualquer um pode ler meus quadrinhos gratuitamente nas redes socias e solicitar trabalhos por lá.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Pedro Leite: Sim. Além dos quadrinhos da Sofia e Otto, estou começando a focar mais na literatura infantil. Ano passado lancei o livro Sofia e Otto Conhecendo Porto Alegre e esse ano lançarei outro livro sobre a imigração italiana do estado do RS. A ideia é lançar livros focados no RS para as escolas daqui, com texto meu e ilustrações de outros artistas.

Perguntas rápidas:

Um livro: A História Sem Fim
Um (a) autor (a): Liniers
Um ator ou atriz: Michael Keaton de Batman
Um filme: Essa é difícil, mas adoro muitos filmes.
Um dia especial: Quando ganhei o troféu HQ MIX

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Pedro Leite: Obrigado! :)
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels