sábado, 10 de agosto de 2019

A identidade secreta dos super-heróis



Até há pouco tempo era raro encontrar livros sobre quadrinhos em livrarias. As poucas publicações eram encontradas principalmente em lojas especializadas. O sucesso dos filmes de super-heróis mudou essa realidade: agora em qualquer loja de shopping você encontra diversos livros sobre o assunto, especialmente focados nos homens de capa. A identidade secreta dos super-heróis, de Brian J. Robb (editora Valentina) é um dos livros lançados para aproveitar essa onda.
A obra promete contar a “história e a origem dos maiores sucessos das HQs: do Super-homem aos vingadores”. O subtítulo é ambíguo. Por um lado, deixa a entender que irá destrinchar os bastidores dessas criações, por outro lado, dá a entender que irá contar a história dos personagens. O livro faz as suas coisas. Por um lado, usa páginas inteiras para contar como foi o primeiro encontro do Batman com o Coringa. Por outro, conta detalhes de bastidores, como a maneira como um gangster e um contador tomaram a DC Comics do seu dono original. Esse é a maior qualidade e o maior defeito da obra, já que tratar dos dois aspectos do mito dos super-heróis não permite aprofundar nem um nem outro (há vários outros livros que destrincham a história mais detalhadamente).
Algo que incomoda é a falta de revisão. O tradutor parece entender bastante do assunto, acrescentando notas de rodapé para explicar, por termos como retcon e Marvel Bullpen. Mas deixa passar detalhes como chamar o conteúdo dos gibis de tiras (no Brasil, o termo é usado exclusivamente para as publicações em jornais).  
Por outro lado, o próprio texto de Robb é confuso, como se vê no trecho: “Trabalhando com Steve Ditko, Lee inventou um personagem que se inspirou em outro integrante do Quarteto Fantástico: Johnny Storm”. O leitor desatento irá achar que Lee e Ditko inventaram o Tocha Humana, quando na verdade eles criaram o Homem-aranha.
Talvez o aspecto mais interessante e inédito do livro sejam os capítulos finais, em que Robb se debruça sobre as adaptações dos super-heróis para a televisão e o cinema, um assunto ainda pouco abordado em livros do gênero, até por ser muito novo. O autor trata desde as primeiras adaptações do super-homem para as matinês até filmes mais recentes, como o encontro de Batman e Superman na película de Zack Snyder.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels