segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Carolina Machado e o Manual de sobrevivência do revisor iniciante, por Cida Simka e Sérgio Simka

Carolina Machado - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Nasci em Porto Alegre em 1991. Desde cedo fui incentivada a ler e escrever pelos meus pais, o que provavelmente influenciou bastante nas minhas decisões profissionais. Apesar de ter cursado licenciatura, queria mesmo era ser revisora, mesmo antes de começar o curso.
Graduada em Letras pela PUCRS e mestranda em Ciências da Linguagem com especialização em Consultoria e Revisão Linguística na Universidade Nova de Lisboa. Fundadora do site Revisão para quê? e autora do livro Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o livro. O que a motivou a escrevê-lo?

Minha motivação para escrever o Manual foi falar sobre coisas que fazem parte do dia a dia da revisão freelancer, mas não são normalmente explicadas em cursos, que são mais voltados ao conhecimento de língua portuguesa.

Fale-nos sobre seu trabalho como revisora de textos.

Sou revisora de texto há 10 anos, trabalho principalmente com textos de marketing e comunicação corporativa, bem como livros de escritores independentes, no Brasil e no exterior.

Qual é o gênero textual que demanda maior atenção por parte do revisor?

Todos os gêneros demandam atenção igualmente, a diferença é que aspectos são mais importantes. A revisão de um texto de blog não é a mesma de uma ata; a revisão de um anúncio de jornal não é a mesma de uma notícia. Critérios de formalidade e exigência de norma padrão mudam de acordo com o contexto: não vamos de bermuda a reuniões de negócios, assim como não vamos de terninho à praia.

Qual é seu portfólio de clientes?

Como disse, trabalho com agências de comunicação e tradução, comunicação corporativa e livros mais esporadicamente. A maioria dos contratos são protegidos por NDA, então nem poderia mencionar.

Qual a dica que daria a quem pretende começar a ser revisor/a?

Em tempos de crise no mercado editorial, precisamos ser criativos, persistentes e abertos a outras áreas. Muitas pessoas que se interessam pela área amam livros e querem trabalhar com eles, mas o mercado nessa área está bem difícil. Estude, não só língua, mas também marketing, leia sobre vendas, branding, prospecção, empreendedorismo. E não desista!

Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?


O livro físico pode ser comprado no site da Editora Moinhos. Para saber mais sobre mim e o meu trabalho, o melhor é acessar o revisaoparaque.com. :)


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Xeque-Matte, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels