terça-feira, 27 de agosto de 2019

Clube de Leitura de São Paulo organiza ação de doação de livros para incentivar jovens leitores

CLDL - Clube de Leitura apoia a formação de biblioteca de escola da rede pública que atende crianças e jovens de 10 a 17 anos 

A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, demonstrou que o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. Vários são os fatores que podem contribuir para a falta do costume de ler. Podemos citar, por exemplo, o analfabetismo, a falta de estrutura familiar, a desigualdade social ou até mesmo a desestruturação escolar.

O estudo revela ainda que 30% da população nunca comprou um livro. Na pesquisa realizada pelo IPL, constatou-se que uma das formas de acesso aos livros são os emprestados de bibliotecas ou escolas, que representa 18% do total pesquisado.

Pensando no desenvolvimento e no fortalecimento do incentivo à leitura, hábito que deve ser estimulado desde a infância, passando pela adolescência, o CLDL - Clube de Leitura criou a campanha #AdoteUmLeitorCLDL.

O objetivo da ação é arrecadar livros, doados por pessoas físicas e jurídicas, que serão destinados a aumentar o acervo da biblioteca da Escola Estadual Professora Helena Loureiro Rossi, que atende alunos da rede pública entre 10 e 17 anos e fica localizada em Poá (SP).

"As crianças são extremamente sedentas por leitura, porém temos poucos livros que despertam o interesse deles",  declara Cláudio Rezende, professor da instituição. "A ação do clube de leitura vem em boa hora para nos ajudar a incentivar os alunos e dar a eles acesso a novos livros." - complementa.

Para incentivar a leitura, um dos meios é permitir que os jovens tenham acesso fácil aos livros e que estes, por sua vez, atendam aos gostos pessoais do leitor. Portanto, a campanha não é destinada a arrecadar livros didáticos, mas livros de ficção e não-ficção que serão entregues à biblioteca e ficarão à disposição dos alunos. 

Com o apoio da instituição o CLDL - Clube de Leitura tem movimentado outros leitores a divulgar a campanha e aderir ao desapego de livros.

Cláudia Lemes e Tito Prates são os embaixadores da campanha

A escritora Cláudia Lemes, que já publicou os livros Um Martini com o Diabo, Eu Vejo Kate  e Inferno no Ártico, além de outras obras, incluindo Santa Adrenalina, um guia para quem deseja escrever thrillers, é embaixadora da campanha.

Outro embaixador que apoia a campanha do clube de leitura é Tito Prates, que também preside a ABERST - Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror. Tito é profundo conhecedor de Agatha Christie, tem partipações como escritor e organizador de várias  antologias de contos e acaba de lançar o livro Museu do Crime.

A adesão dos escritores demonstra a importância do estímulo a leitura e a formação de leitores, além de reforçar o papel da ABERST em unir escritores, editores, blogueiros, leitores e toda a cadeia do livro em torno do objetivo de propagar a literatura no país.


Como fazer a doação

O livro doado pode ser enviado até o dia 10 de outubro de 2019 para o CLDL - Clube de Leitura. O endereço é informado pelo clube em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/cldlclubedeleitura/).

O doador da obra, se desejar, pode enviar junto com o livro um bilhete que será entregue ao organizador da biblioteca para que seja lido para os alunos. Para fomentar a campanha, o doador pode tirar uma foto do livro a ser doado e postar nas redes sociais usando a hashtag #AdoteUmLeitorCLDL, como forma de incentivar outros leitores a fazer a doação.

Serão aceitos livros de qualquer gênero literário, exceto aqueles com conteúdo erótico.

O CLDL - Clube de Leitura fará a prestação de contas dos livros recebidos em sua página no Facebook e, após a entrega dos livros à biblioteca, apresentará um balanço final com o resultado da ação.

Sobre o CLDL - Clube de Leitura

O CLDL Clube de Leitura é um clube formado por leitores de São Paulo que se reúnem bimestralmente para debater um livro lido pelos membros. O clube teve origem a partir de um grupo do Facebook formado por leitores de todo o Brasil. Os membros do clube fazem o debate em locais diferentes a cada encontro, tais como bibliotecas, parques, livrarias entre outros, e já debateram livros como Dom Casmurro (Machado de Assis), A Hora da Estrela (Clarice Lispector), Uma Mulher na Janela (A. J. Finn), Todo Dia (David Levithan), Eu Vejo Kate (Cláudia Lemes) e Marina (Carlos Ruiz Zafón).

Alguns autores brasileiros já tiveram seu livro lido e debatido pelo clube de leitura e participaram do encontro realizado pelo grupo, como a escritora Paula Febbe (Mãos Secas com Apenas Duas Folhas), Soraya Abuchaim (Ferrão de Escorpião), Victor Bonini (Quando Ela Desaprecer) e Adriana Gavazzoti (Atrás da Porta).

Estão previstos, para 2019, debates dos livros Orgulho e Preconceito (Jane Austen), Até Que a Morte nos Ampare (Marcos Martinz) e Meu Querido Jaime (Eduardo Lages).


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels