quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Crisley Ladeia e a sua participação na antologia O feminino na poesia: antologia poética de professoras poetas, por Cida Simka e Sérgio Simka

Fale-nos sobre você.

Sou formada em Letras, curso o 8º semestre de Pedagogia e trabalho como professora na escola Jucaris Faria em Santo André (SP) lecionando para crianças da Educação Infantil. Gosto de fazer artesanato e desenhar, especialmente pessoas. Escrevo desde criança. Participo do Núcleo de Escritores do Grande ABC e gosto de escrever contos e poesias.

ENTREVISTA:

Conte-nos sobre a sensação de ter um texto publicado na antologia. Como se deu tal participação?


Quando fiquei sabendo da antologia achei que tinha tudo a ver comigo, porém achei muita pretensão da minha parte me arriscar na escrita de uma poesia para a antologia para professoras poetas. Mas a inquietação passou ao saber da temática. A maior parte do que escrevo é voltada para as mulheres. Gosto de escrever um conto com uma personagem feminina forte, que sobressai e quando escrevo uma poesia gosto de falar dos olhos, dos cabelos, dos gestos. Fiquei muito feliz com a publicação, pois me identifiquei em muitas delas no livro.

Para você, o que é ser escritor?

Ser escritor para mim é juntar os pedaços das coisas que a gente viveu e ir remendando numa poesia, num conto. É observar pessoas reais nas ruas, no trabalho, na vida e dar outra vida a elas, um nome diferente, um final feliz ou não. Ser escritor é sempre andar com papel e caneta na bolsa, pois a inspiração surge em diversas situações. Já fiz uma poesia linda numa noite de insônia, mas por não tê-la escrito perdeu-se nos 40 minutos de cochilo.

O que tem lido ultimamente?

Leio todos os dias, quando o tempo está escasso, pego um livro infantil, com letras grandes, que posso ler no ônibus ou no banheiro. Mas nunca fico sem ler nada. Estou terminando de ler pela segunda vez: “Para viver um grande amor” de Vinícius de Moraes, uma junção de crônicas e poesias incrível.  Gosto do misticismo de suas poesias, o modo como o poetinha fala das mulheres. Gosto da linguagem em que foram escritas suas crônicas. Na fila me aguarda Fernando Pessoa na intimidade de Isabel Murteira Franca, que também já li, mas faz dez anos e merece ser lido novamente.

Quais os seus próximos projetos?

Publicação do livro O Mistério do Recanto das Palmeiras, escrito em parceria com Sérgio Simka.

Link para o livro:
https://www.todasasmusas.com.br/livro_antologia.html


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak Editora, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak Editora, 2016), O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), “Nóis sabe português” (Wak Editora, 2017) e Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Que bacana prima! Ser professora de Educação infantil e uma dádiva de Deus amo ser, porém no momento estou na coordenação pedagógica mas sinto falta da sala de aula. Parabéns pelas poesias amo.

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels