sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Eudes Cruz e a campanha “AdoteUmLeitorCLDL”

Eudez Cruz - Foto divulgação
Eudes Cruz é um leitor voraz, apaixonado por livros policiais, de suspense e de terror, mas sempre leu todos os gêneros literários. Administra o blog Tomo Literário e  integra o CLDL - Clube de Leitura. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como surgiu a campanha “AdoteUmLeitorCLDL”?

Eudes Cruz: Os membros do CLDL - Clube de Leitura queriam há algum tempo promover alguma ação que atingisse outras pessoas e não somente aqueles que integram o clube. A ideia surgiu como uma forma de incentivar a leitura. Tomamos conhecimento de que  a instituição  que estamos auxiliando, a Escola Professora Helena Loureiro Rossi, tinha a necessidade de ampliar o acervo da biblioteca para que os alunos tivessem mais títulos, incluindo livros contemporâneos e que atraiam o público-alvo, crianças de 10 até 17 anos.  Então, surgiu em nós o desejo de juntarmos o que vinhamos planejando com a necessidade da biblioteca. Montamos  a campanha com o propósito de  incentivar outros leitores a praticar o desapego e doar livros para que possamos disponibilizá-los, por meio da biblioteca. Sempre temos algum livro parado na estante, um livro guardado numa caixa  ou até mesmo aquele livro que não desejamos ler. Esses livros podem chegar às mãos de um jovem leitor.


Conexão Literatura: Qual a importância de projetos assim no atual cenário do Brasil?

Eudes Cruz: Nós, que temos acessos aos livros e o hábito de leitura, podemos ser incentivadores e apoiadores  em ações para que outras pessoas despertem o interesse pela literatura. 

Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura, publicada pelo IPL - Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. Os dados são de 2016, mas servem como um norteador. É um número que chama a atenção. Quando verificamos um pouco mais as informações coletadas pela pesquisa, constata-se que 30% das pessoas nunca compraram um livro. Isso nos leva a acreditar que várias são as razões pelas quais as pessoas não tem acesso a livros, o que pode levar em conta o analfabetismo (incluindo o funcional), a desestruturação familiar,  a questão econômica que impossibilita a aquisição das obras, e outros impactos sociais,  que  incluem a falta de incentivo à educação.  Claro que o projeto não tem a pretensão de suprir esses obstáculos, mas é importante que pensemos em meios de incentivar a leitura e que estejamos atentos a tudo que envolve o processo de desenvolvimento do leitor.

A partir daí, verificamos outro dado da pesquisa  que nos revela que 18% das pessoas tem acesso a livros que são emprestados de bibliotecas ou escolas.  Então, preparar bibliotecas com obras que atraiam a atenção dos leitores é uma forma de possibilitar com que leiam mais ou, no mínimo, de facilitar o acesso desse leitores aos livros.

O projeto é um pequeno grão de areia no deserto, mas se pudermos ajudar esse grupo de crianças e jovens a ter acesso a livros de seu interesse,  teremos alcançado a nossa meta. Projetos como o #AdoteUmLeitorCLDL despertam em nós a esperança de ver mais leitores e, como dizia Mário Quintana: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas". Queremos deixar plantada uma semente de transformação por meio da leitura.

Conexão Literatura: Como os interessados poderão saber mais sobre o projeto e doar livros?

Eudes Cruz: As pessoas podem acompanhar todas as ações do projeto #AdoteUmLeitorCLDL na página do clube de leitura no Facebook. Como somos os catalizadores da ação que vai fazer a ponte entre o leitor que está doando o livro e a instituição, faremos prestação de conta semanal sobre os livros recebidos e ao final da nossa ação apresentaremos o resultado da campanha. 

Nós  aceitamos livros de qualquer gênero literário, exceto aqueles de conteúdo erótico, em função da idade dos leitores que são atendidos pela biblioteca. Todas as informações estão disponíveis na nossa página do Facebook que é www.facebook.com/cldlclubedeleitura. Inclusive, escritores, blogueiros, editoras e toda a cadeia do livro podem doar ou participar divulgando a campanha para que alcancemos o maior número de pessoas possível.

Conexão Literatura: Após o dia 10/10, data limite para arrecadação dos livros que serão destinados à escola de Poa, vocês pretendem dar continuidade ao projeto “AdoteUmLeitorCLDL” para atender outras escolas ou comunidades?

Eudes Cruz: O CLDL - Clube de Leitura é um clube que preza pela diversidade. Lemos livros de todos os gêneros que são selecionados pelos  integrantes. E tal qual a nossa identidade de ler de tudo, sair de nossa zona de conforto, prezar pelo debate com respeito e de ser independente, vez que não somos ligados  a empresas ou qualquer tipo de instituição, essas características acabam refletindo no que o grupo faz. 

#AdoteUmLeitorCLDL é a nossa primeira ação do gênero e  vislumbramos preparar novas ações do clube que tenham como mote o incentivo à leitura. Com essa campanha estamos aprendendo e analisando o processo de funcionamento, bem como a adesão das pessoas. Pretendemos espandir nossas ações pautadas sempre na divulgação da literatura e no fortalecimento do hábito de ler. Queremos atingir outras bibliotecas, grupos ou comunidades que tenham pouco ou nenhum acesso aos livros.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Eudes Cruz: Gostaria de agradecer o espaço da Revista Conexão Literatura que nos apoia nessa causa e convidar a todos, leitores, blogueiros, editores, escritores para que entrem na nossa corrente. A campanha vai até o dia 10 de outubro de 2019. Se você tiver um livro para doar, nós agradecemos imensamente a sua contribuição, caro leitor. Se você não puder doar, divulgue, compartilhe, fale com seus amigos sobre a campanha e entre em contato conosco pela página do clube. Incentive a leitura. 
Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels