terça-feira, 13 de agosto de 2019

Incentivo à leitura em Bom Sucesso, novela da Rede Globo

David Junior, Grazi Massafera e Romulo Estrela - Foto divulgação
*Por Ademir Pascale

Num país onde a mídia televisiva não valoriza os livros e o incentivo à leitura, com ressalva de alguns pouquíssimos programas, temos que nos alegrar quando surge uma novela que cita títulos clássicos, dá nomes de personagens de livros aos seus personagens e contam pequenas histórias. Esse é o caso de Bom Sucesso, nova novela da Rede Globo, escrita por Rosane Svartman, Paulo Halm e com direção artística de Luiz Henrique Rios. Na trama, Alberto, interpretado por Antonio Fagundes, é o editor-chefe da Prado Monteiro, uma grande editora de livros no Brasil que está à beira da falência. Cenário atual em nosso país, com livrarias fechando as portas e editoras que lutam para sobreviver. Paloma, interpretada pela atriz Grazi Massafera, é uma costureira que vive com os três filhos no bairro Bonsucesso, no Rio de Janeiro. A personagem passa por dificuldades financeiras e tem uma dura rotina, é humilhada no local de trabalho tanto por sua chefe como por algumas clientes. Mas apesar desses e outros problemas, é uma apaixonada por livros e se transporta na fantasia que as histórias lhe proporcionam. Aliás, o nome de seus três filhos são de personagens de livros: Alice (da obra Alice no País das Maravilhas), interpretada por Bruna Inocencio, Gabriela (da obra Gabriela, cravo e canela), interpretada por Giovanna Coimbra e o mais novo Peter (da obra Peter Pan), interpretado por João Bravo. Outros personagens, como Marcos (Romulo Estrela), filho do editor Alberto, também mostra afeição pelos livros e batiza o seu estabelecimento em Búzios de Peter Pan, um bar localizado na região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A novela também cita o atual cenário de algumas das grandes editoras do Brasil na questão das publicações de celebridades. Na trama o editor Alberto defende a publicação de autores renomados e a republicação de clássicos da literatura, mas com uma visão diferente do pai e vendo a editora à beira da falência, os filhos Marcos e Nana (Fabiula Nascimento) enxergam uma esperança na publicação da biografia da atriz Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães), celebridade amada por uma legião de fãs e que bomba nas redes sociais, mas que não gosta de escrever. Em um dos episódios a personagem diz que não gosta de ler e muito menos de escrever. Não curte sequer assinar o próprio nome. Então certamente o livro não será escrito por ela, mas por um ghost writer (escritor fantasma), profissional que faz esse tipo de trabalho. Então será que o livro que você tem em casa daquela ou daquele youtuber famoso(a) foi realmente escrito por ele(a)?

Essa novela veio no momento certo, é atual e incentiva à leitura. Os brasileiros precisam se conscientizar de que a leitura salva e faz enxergar além. E isso não é apenas para os telespectadores, mas para a mídia em geral, pois valorizando o povo brasileiro com programas ou matérias que trazem conteúdo, certamente estarão construindo um futuro melhor para o nosso país e quem sabe um dia valorizarão mais os escritores brasileiros, algo que ainda caminha a passos lentos.

A novela vai ao ar de segunda à sábado, às 19h, na Rede Globo.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels