segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Livro Superando o TDAH, do autor e psicólogo Alex Rocha, terá lançamento no dia 9/8, no Rio de Janeiro


Livro do psicólogo Alex Rocha sobre o tema tem lançamento no Rio de Janeiro com presença das especialistas Ana Beatriz Barbosa e Marta Relvas, dia 9/8, às 19h, na Livraria Travessa do Leblon

Quais são os resultados e que benefícios o paciente tem quando alia o tratamento Neurofeedback à terapia cognitivo comportamental para o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade? Como ficam, por exemplo, a inquietude e impulsividade, características de quem tem TDAH? Essas e outras questões estão no livro Superando o TDAH: o Neurofeedback e a Terapia Cognitiva Comportamental na melhoria dos sintomas do déficit de atenção(Autografia), cujo lançamento com sessão de autógrafos acontece em 9/8, às 19h, na Livraria da Travessa – Shopping Leblon. A obra apresenta descrição de casos e análise de estudos sobre a eficácia da associação de ambos.

O livro é o segundo do psicólogo Alex Santos Rocha, pós-graduado em Neurociências Aplicadas e Aprendizagem em Reabilitação. Em 2018, ele lançou Mentes que amam demais, com a médica psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa, escritora best-seller nas áreas de Saúde Mental e Comportamento. É dela, em Superando o TDAH, o texto do prefácio. Juntos, atuam ainda no Canal Mentes em Pauta, no YouTube (http://abre.ai/6NR).

Entre as resistências que a terapia medicamentosa encontra - e que criam brecha para o aparecimento de alternativas eficazes ao tratamento do TDAH, uma das doenças psiquiátricas mais comuns na infância -, está a quantidade expressiva de efeitos colaterais, entre eles insônia, apetite reduzido e desaceleração do crescimento, e o receio que muitos pacientes têm de caráter fisiológico, como a dependência química ao medicamento, e de caráter social.

Segundo Alex Rocha, o neurofeedback [uma forma prática e didática, que não elimina o uso da medicação, mas aos poucos pode substituí-la. Funciona como exercício de treinamento para o ajuste da disfunção cerebral e quando alinhado à Terapia Cognitiva Comportamental seu efeito é potencializado] pode ser até mesmo superior aos tratamentos convencionais, além de possuir inúmeras vantagens, como ser indolor, não invasivo, lúdico e interativo.

Outro ponto positivo é que as melhorias conquistadas através do neurofeedback permanecem por longo prazo, o que tranquiliza pais e educadores quando comparado a outros tratamentos que proporcionam o mesmo efeito que a medicação. Essa é uma das razões que podem levar os pais a substituírem o tratamento dos filhos. Estima-se que O TDAH atinge de 3% a 7% das crianças em idade escolar no mundo todo, e ocorre em ambos os sexos, independente da situação socioeconômica e do nível cultural.

O livro nasceu também da experiência pessoal do autor. Ele se descobriu portador de TDAH e dislexia já na universidade e foi inicialmente usuário de psicoestimulantes. Ao adotar o brain training, Alex testemunha, não como pesquisador, e sim como usufruidor. "Posso dizer que me tornei outra pessoa, muito mais feliz, pois deixei de usar os medicamentos com o tempo e fui percebendo, de forma sutil, uma melhora em meu comportamento; passei a dormir melhor e, o mais importante, a ler e a escrever com propriedade e entendimento. É raro que as pessoas que nunca passaram pelo que nós, portadores de TDAH, passamos entendam essa felicidade", explica ele que após a experiência com o neurofeedback se define como um "pássaro fora da gaiola" ou um "cego enxergando pela primeira vez".

SERVIÇO
Superando o TDAH: o Neurofeedback e a Terapia Cognitiva Comportamental na melhoria dos sintomas do déficit de atenção
Editora: Autografia
Páginas: 92 // Formato: 14x21cm // Preço: R$ 30,00

SOBRE O AUTOR
Alex Santos Rocha é psicólogo com especialização em Qualificação e Treinamento Profissional em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Pós-graduado em Psicologia Hospital pela Faculdade Maria Thereza, é especialista em Ensino Religioso pela PUC-Brasília. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e da Associação Brasileira Estudos da Obesidade, além de neuropsicólogo pelo Centro de Estudo Aplicado em Psicologia, de Minas Gerais. Acumula ainda o título de pós-graduado em Neurociências Aplicadas e Aprendizagem em Reabilitação.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Livraria Travessa – Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon).
09 de agosto, sexta-feira, 19h
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels