quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Lucas de Sousa e o livro O misterioso jardim da sra. Anne, por Cida Simka e Sérgio Simka

Lucas de Sousa - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Sou carioca e minha paixão pelos livros começou bem cedo, quando eu nem mesmo sabia ler. Compreender a conexão das palavras com as ideias foi um processo extenuante, complexo e demorado. Comecei a ler aos 9 anos de idade e desde então não parei mais. Foi como que degustar com alegria o meu grande troféu, depois de uma árdua batalha contra as minhas maiores dificuldades infantis. Atualmente, estou terminando meu curso de Psicologia e escrevo apaixonadamente todos os dias, ao lado da minha gatinha de 7 aninhos.

ENTREVISTA:


Fale-nos sobre seus livros.

São obras para o público infantojuvenil, que carregam uma grande responsabilidade, que é a de sensibilizar as crianças ao gosto da leitura. Trabalho com sustentabilidade também; então, você sempre poderá encontrar elementos que vão ao encontro do cuidado com o próximo, com nosso meio ambiente, promovendo, de forma divertida, ensinamentos valiosos, sérios e urgentes para a humanidade. Meu primeiro livro se chama “O Encantador de Livros”, onde nosso personagem principal é um menininho de dez anos que guarda um segredo de todos seus amigos: ele ainda não sabe ler. Empolgados com a notícia de que o maior contador de histórias do mundo vai visitar a sua cidade, a Cidade dos Livros, Benjamim e seus amigos acabam recebendo a notícia do seu desaparecimento misterioso, o que dá início a uma aventura encantadora. Meu segundo livro publicado, “O Misterioso Jardim da Sra. Anne”, ora se passa no Orfanato Santa Maria, onde meninas precisam ser obedientes e jurarem não ler livros, ora numa grandiosa mansão cheia de segredos. Sophie é uma apaixonada por histórias e consegue burlar as regras para se reunir com as suas amigas para divertidas noites de contação de histórias, porém, sem imaginar que isso pudesse acontecer um dia, é adotada pela mulher mais rica da cidade. Na sua nova casa, descobre um jardim escondido que guarda segredos da família que podem custar a sua própria vida. Um livro que fala sobre a importância da amizade, independe de todas as dificuldades e estranhamentos.
  
O que o motivou a escrevê-los?

Como artista, a gente sempre se pergunta sobre originalidade. O que me torna original, em meio a tanta concorrência? Minhas primeiras leituras foram de histórias de fantasia, e isso me deu potência para acreditar nesse caminho. O Misterioso Jardim da Sra. Anne, apesar de ser o segundo publicado, foi o primeiro escrito. Com ele aconteceu essa busca pela originalidade. Achava que precisa provar a mim mesmo de que a mágica de escrever poderia acontecer comigo também. Escrevi na ânsia desesperada de dar voz a uma criança que já não brincava como antes, e que agora vivia somente na memória. Com o Encantador de Livros, escrevi Benjamim para provar, que independentemente da idade, podemos conquistar nossos objetivos e ele é um pouquinho do que vivi na minha própria infância: amava os livros, mas não sabia ler.


O que tem lido atualmente?

Atualmente, venho lendo assiduamente Roald Dahl, Pedro Bandeira, Khalil Gibran e a grandiosa Ruth Rocha. 

Qual a dica que pode fornecer a um escritor principiante?

Procure um autor em que você possa se espelhar. Alguém que o inspire profundamente, que chegou aonde você deseja um dia chegar. Procure conhecer sua história, suas obras. Pode ser mais de um, mas os tenha com profundo carinho e tome suas histórias de superação como a receita mágica para acreditar no seu próprio potencial.

Quais os seus próximos projetos?

Dois livros foram dedicados ao mundo mágico dos livros; outros dois, dedicarei à sustentabilidade. Vou tratar de assuntos que vêm gerando polêmicas tristes nas fazendas e florestas e outro sobre os oceanos e os animais marinhos... Isso tudo de forma bem divertida e fantástica. Espero que fiquem atentos às novidades.


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak Editora, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak Editora, 2016), O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), “Nóis sabe português” (Wak Editora, 2017) e Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a Série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Que demais! O Lucas é um excelente escritor e sempre nos encanta com suas obras.

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels