segunda-feira, 23 de setembro de 2019

C. B. Kaihatsu, o livro A Sociedade dos Corvos – Volume II e o projeto literário Clube dos Cinco, por Cida Simka e Sérgio Simka

Fale-nos sobre você.

C. B. Kaihatsu é escritora, poetisa, antologista, engenheira de controle e automação, bailarina clássica e de jazz e colunista cultural do Jornal Tribuna de Paulínia e do site CultEcléticos. Também é idealizadora do projeto literário Clube dos Cinco e membro do coletivo de escritores Maldohorror.
Participou de dezenas de antologias como autora e organizou as antologias: A Sociedade dos Corvos, A Sociedade dos Corvos – Volume II, Sociedade dos Poetas Vivos, O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti e Gothic – O Horror no Século XIX.

Redes Sociais:
Fanpage: https://www.facebook.com/C.B.Kaihatsu
Instagram: @camilakaihatsu
Twitter: @camilakaihatsu
Wattpad: @CBKaihatsu

C. B. Kaihatsu - Foto divulgação
ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros.


Em 2016, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, lancei o livro de poemas Retalhos: Almas em Versos (Editora Empíreo) em coautoria com a escritora Natasja Haia e com ilustrações de Michele Borges. O livro, que venceu o prêmio Brasil Entre Palavras 2016 na categoria de Melhor Livro de Poesia, é composto principalmente por poemas sobre a vida, sentimentos inerentes à condição humana e que enfatizam as mazelas de nossa sociedade.
A antologia de terror e suspense A Sociedade dos Corvos (Editora Coerência) foi lançada em 2017 e venceu o prêmio Brasil Entre Palavras 2017 na categoria de Melhor Livro de Contos. O elemento comum a todos os contos do livro é o mistério. Os autores são fãs de Edgar Allan Poe.
Na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, lancei as antologias O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti e Sociedade dos Poetas Vivos, ambas pela Editora Coerência. Sociedade dos Poetas Vivos venceu o prêmio Brasil Entre Palavras 2018 nas categorias de Melhor Livro de Poesia e Capa Mais Bonita. O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti é uma antologia de terror e suspense em homenagem ao Mestre do Horror Nacional e Papa da Pulp Fiction no Brasil, Rubens Francisco Lucchetti. Ele é uma das minhas influências na literatura, então foi muito especial e uma grande honra prestar esse tributo a um nome tão importante da literatura nacional.
A antologia de terror e suspense A Sociedade dos Corvos – Volume II será lançada em outubro de 2019 pela Editora Coerência. O livro é uma homenagem aos 210 anos de Edgar Allan Poe, são 19 contos inspirados diretamente em contos e poemas de Edgar Allan Poe, tais como: O Corvo, Gato Preto, A Queda da Casa Usher, Berenice, entre outros.
Este ano também lançarei a antologia Gothic – O Horror no Século XIX pela Editora Luva. Como o nome sugere, trata-se de uma antologia de horror gótico que se passa no século XIX. A obra traz personagens da literatura gótica, como: Drácula, Frankenstein, Dr. Jekyll/Mr Hyde, O Fantasma da Ópera, entre outros.

O que a motivou a escrevê-los?

A necessidade de dar vazão a pensamentos e colocar em versos coisas do cotidiano e do mundo me motivaram ao escrever os poemas tanto para o Retalhos quanto para Sociedade dos Poetas Vivos.
A admiração pelo trabalho dos escritores que me influenciam e as histórias que tenho em minha cabeça e precisam ser contadas motivaram minha escrita em prosa, como nos dois volumes de A Sociedade dos Corvos, que tem como inspiração o escritor Edgar Allan Poe.
Gostaria de ressaltar que em O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti a minha maior motivação foi poder prestar um tributo ao Lucchetti e apresentá-lo para as novas gerações. O projeto todo foi pensando para ser uma grande homenagem, desde a capa que traz o Mestre ilustrado até o prefácio, escrito por seu filho e editor Marco Aurélio Lucchetti, e o comentário da contracapa que foi feito pelo roteirista e cineasta Paulo Biscaia Filho que produziu peça e curta-metragem inspirado na obra de Lucchetti.

Fale-nos sobre o Clube dos Cinco (o porquê desse grupo, quantos textos já foram publicados, há alguma previsão de publicar os textos em livro, link etc.).

Criei o Clube dos Cinco em 2018. A ideia é a de mostrar cinco visões diferentes do mesmo tema através de contos curtos e de rápida leitura. O projeto trabalha a versatilidade dos autores em diversos temas. O filme oitentista Clube dos Cinco de John Hughes serviu como inspiração para batizar o grupo e a famosa reunião de Lord Byron, Mary Shelley e John Polidori também inspirou o projeto, antes de cada conto há um cabeçalho dizendo que os membros do Clube dos Cinco estão em volta de uma fogueira contando histórias de terror e fantasia. Atualmente, o Clube dos Cinco é formado por cinco autoras: Meg Mendes, Morphine Epiphany, Naiane Nara, Natasja Haia e eu. Já passaram pelo projeto os autores: Carlos H. F. Gomes, Ed Celente e Natanael Otávio. Já foram publicados 54 contos no Clube dos Cinco. Os textos podem ser lidos no blog.
Ainda não tenho previsão para a publicação de textos do Clube dos Cinco em livro, mas é algo que gostaria muito de fazer.
Link do blog: https://clubedoscincoautores.blogspot.com

O que tem lido ultimamente?

Livros da Clarice Lispector, minha autora favorita, do R. F. Lucchetti e do escritor japonês Haruki Murakami.

Qual a dica que poderia fornecer para um aspirante a escritor?

Ler bastante, de clássicos a contemporâneos. Acredito que todo escritor deve ser antes um grande leitor.

Quais os seus próximos projetos?

Estou trabalhando em dois livros, um livro solo de poesia que se chamará Reflexos e um romance chamado Valentina. Também estou trabalhando na antologia Modus operandi, em coorganização com a escritora Renata Maggessi, que será publicada pela editora Rico e na organização de uma antologia que será publicada pela editora JK.


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak Editora, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak Editora, 2016), O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), “Nóis sabe português” (Wak Editora, 2017) e Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels