sábado, 28 de setembro de 2019

Orel Books lança "Conversa noturna e outras histórias", de Leonid Andrêiev


Neste ano de 2019 completa-se o centenário da morte, prematura, de Leonid Andrêiev. Tal evento não poderia passar em branco junto aos leitores lusófonos de literatura russa. Embora muito famoso e popular em seu tempo, Andrêiev não desfruta hoje do reconhecimento e da divulgação que merece em língua portuguesa. Esta edição inédita de obras do autor, em cuidadosa tradução diretamente do original russo, pretende preencher em parte esta grande lacuna e, ao mesmo tempo, lhe prestar uma merecida e sincera homenagem.

O lançamento do livro contou com a participação da Profª Elena Vássina (FFLCH-USP), que fez uma apresentação da vida e obra do autor, seguida de debates com os participantes.

Sobre o autor
Leonid Nicolaievich Andrêiev foi escritor, dramaturgo, crítico, ensaísta, pintor e fotógrafo e considerado o pai do expressionismo russo. Sua obra é representativa dos estilos do realismo e do naturalismo.

Andrêiev nasceu em Oriol, Rússia, em 9 de agosto de 1871, em uma família de classe média russo-polonesa. Estudou Direito em São Petersburgo e Moscou, tornando-se repórter do tribunal policial para um jornal de Moscou. Escreveu alguns textos sem muito sucesso, tendo publicado seu primeiro conto em 1898, “Bargamot e Garaska”, que chamou a atenção de Maksim Górki, já famoso nesta época. Impressionado com os primeiros textos, Górki recomendou a Andrêiev que se dedicasse em tempo integral à literatura.

Andrêiev rapidamente ganhou fama depois que sua primeira coletânea de contos foi publicada em 1901. Muitos de seus trabalhos enfocavam os aspectos psicológicos de seus personagens e um tratamento dramático da sexualidade para a época. Vivendo um momento muito agitado da história russa, envolveu-se em debates políticos como defensor dos ideais democráticos durante a Revolução Russa. Histórias que tipificaram o espírito deste período de agitação política incluem “O Riso Vermelho” (1905), “O Governador” (1905) e “Os Sete Enforcados” (1908). Outros de seus mais famosos contos e novelas são “Lázaro” (1906) e “Judas Iscariotes” (1907). Estreou como dramaturgo e escreveu muitas peças a partir de 1905. Uma de suas peças mais exibidas e populares na Rússia do século XX foi “Os dias das nossas vidas” (1908).

Andrêiev faleceu em 12 de setembro de 1919, em sua propriedade em Vammelsuu, território então pertencente à Finlândia. Sua última novela, “Diário de Satanás”, estava inacabado em sua morte. Publicado em 1921, pinta um mundo em que o mal ilimitado triunfa. Em 1956, seus restos mortais foram levados para São Petersburgo. Proscrito pelos revolucionários, sua a obra somente voltou a ser publicada na Rússia a partir da década de 1960.

“A essência do talento de Andrêiev é constituída por uma sensibilidade extrema, uma grande audácia na descrição dos lados negativos da realidade, das melancolias e dos tormentos da vida.” 
Sergei Perski, escritor

Sobre o livro
São ao todo 19 textos, sendo 18 contos e novelas e uma peça de teatro, em mais de 400 páginas, com esmerada produção editorial e gráfica.

O leitor encontrará nos textos desde a ternura e compaixão de Andrêiev pelas pessoas simples do povo russo, como também reflexões filosóficas sobre o sentido da vida, passando, ainda, pelo lado sombrio e soturno característico de sua obra e finalizando com um toque de humor.

Trechos do livro:

“E com frequência eu ia à estação para ver os trens de passageiros chegando. Não esperava por ninguém e não havia ninguém que pudesse vir me visitar; mas eu amo esses gigantes de ferro, quando eles passam correndo, balançando seus ombros e bamboleando nos trilhos por causa do peso colossal e da força, e levam para algum lugar pessoas que não conheço, mas que me são próximas. Eles parecem vivos e extraordinários para mim; em sua velocidade, sinto a vastidão da Terra e a força do homem e, quando eles gritam imperativa e livremente, penso: na América, na Ásia e na ígnea África eles também gritam assim.”
Na estação

Dados técnicos
Título: Conversa noturna e outras histórias
Autor: Leonid Andrêiev
Tradutora: Helena Kardash 
Capa: brochura
Páginas: 417
Editora: Orel Books
Edição: 1ª (agosto de 2019)
Idioma: Português
ISBN: 978-65-80695-00-3
Formato: 23 x 16 x 2,5 cm
Peso: 620g
Preço: R$ 79,00

Para adquirir o livro: Clique aqui.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels