sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Vera Carvalho Assumpção e o livro “Alyrio Cobra – Imagem Restaurada”

Vera Carvalho Assumpção - Foto divulgação
Vera Carvalho Assumpção nasceu e viveu toda a vida na cidade de São Paulo. Foi premiada em diversos concursos de contos. Criou o detetive Alyrio Cobra, paulistano que atua na cidade de São Paulo e protagoniza os livros: Paisagens Noturnas, Rigor da Forma, Peças Fragilizadas, Royal Destiny (finalista no 1º. Concurso ABERST de literatura), Serpente Tatuada, Mandalas Translúcidas e Imagem Restaurada. 
Em 2016 esteve presente na BAN Buenos Aires Negra falando sobre: Cocaína, a rainha das drogas e as investigações do detetive Alyrio Cobra. Em 2018 participou do PORTO ALEGRE NOIR coordenando a mesa “Detetives de ficção: ontem e hoje” Em 2019 participou da “Quinta Noir” na FLIPOÇOS.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Vera Carvalho Assumpção: Entrei nos meios literários ainda no final do último milênio. Escrevi diversos contos que foram premiados em concursos e foram publicados em antologias, inclusive a antologia GeraçãoSubZero. Até que resolvi me aventurar pelo romance e escolhi o gênero policial. Em 2003 foi publicada a primeira investigação do detetive Alyrio Cobra, PAISAGENS NOTURNAS pela Editora Landscape. Desde então já estou publicando a 7ª. Investigação do detetive: IMAGEM RESTAURADA. Posso dizer que Alyrio Cobra já é uma série de romances policiais.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Alyrio Cobra – Imagem Restaurada”. Poderia comentar?

Vera Carvalho Assumpção: Como já disse, IMAGEM RESTAURADA é a 7ª. investigação do Detetive Alyrio Cobra publicada em e-book. Alyrio Cobra é um detetive paulistano que atua quase que exclusivamente na cidade de São Paulo. Em Imagem Restaurada, ele é contratado para encontrar um sujeito desaparecido. Começa pela delegacia que registrou a ocorrência. Lá encontra a policial Luiza, amiga que o leva ao Breja´s Island, bar que pertence ao melhor amigo do desaparecido, é gerido por mulheres poderosas e está sendo disputado por facções criminosas. É neste bar, localizado numa região nobre da cidade de São Paulo, que muitas histórias acontecem e se entrelaçam, inclusive a história de uma imagem que protegia o bar e que foi roubada e quebrada. É quando esta imagem é restaurada e recolocada em seu pequeno altar no fundo do bar que vidas vão se revelar, outras se acabar, e ainda outras, inclusive a do bar, restauram a própria imagem.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Vera Carvalho Assumpção: Em geral levo um ano para concluir um livro. IMAGEM RESTAURADA envolve muito da violência praticada pelas facções criminosas, especialmente o tráfico de drogas em São Paulo. Li muito em jornais, revistas e na internet sobre o assunto. Também os telejornais sensacionalistas dão muitas dicas de como os criminosos atuam e como o tráfico acontece. Em outros livros do detetive uso um pouco da história de São Paulo, o que envolve mais pesquisa. Neste usei somente fatos da atualidade.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Vera Carvalho Assumpção:

“─ O mundo é muito mais simples do que parece, ─ ela (a poderosa Amélia, esposa do traficante Marlon) esboçou um sorriso. ─ Todo mundo quer grana e poder. No momento, o poder absoluto é o poder da cocaína! Dizem que no mundo, só perde em vendas para o petróleo. Particularmente acredito que já ultrapassou o petróleo.
Alyrio olhou-a. Seus olhos eram olhos de loba faminta.
─ Preciso admitir, ─ disse Alyrio. ─ Deixei passar alguma coisa enquanto investigava o desaparecido. Perdi algum detalhe importante. Um detalhe que talvez minha amiga Luiza tenha tido a sorte de captar.
─ Isto costuma acontecer no seu trabalho de investigador, ─ Amélia franziu a testa. ─ Também acontece no meu trabalho. Sempre há alguma coisa que deixamos passar. Algo simples, completamente banal. Este algo banal pode nos levar ao céu ou nos prejudicar muito.”

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Vera Carvalho Assumpção: IMAGEM RESTAURADA está à venda na Amazon. Mesmo quem não possui o Kindle pode baixar o aplicativo em tablets, computadores ou celulares e ler o livro. Para me conhecer melhor, tenho o site www.veracarvalhoassumpcao.com.br ou o site do detetive www.alyriocobra.com.br. Também tenho a página do detetive no Facebook.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Vera Carvalho Assumpção: Há sempre uma nova investigação do Alyrio Cobra sendo alinhavada. Tenho um conto protagonizado pelo Alyrio Cobra que está saindo no livro O MELHOR DO CRIME NACIONAL, publicado pela LUVA EDITORA.

Perguntas rápidas:

Um livro: difícil!!!! Leio e releio muitos livros. Os que mais reli: 100 Anos de Solidão, Boneco de Neve, A Forma da Água
Um (a) autor (a): Jo Nesbo; Andrea Camilleri
Um ator ou atriz: Sean Connery
Um filme: O Nome da Rosa
Um dia especial: Hoje

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Vera Carvalho Assumpção: As investigações do Detetive Alyrio Cobra vêm aumentando suas vendas e se tornando mais populares. Acredito que já tem histórias suficientes para que cada uma seja um episódio de uma série para TV. Ainda não consegui, mas sonhar é preciso!
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO DESTAQUE

TAMARA JONG - CAÇADA CÓSMICA

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

LIVRO "OS VELHACOS"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels