terça-feira, 8 de outubro de 2019

Editoras independentes comemoram Mês das Crianças e dos Professores com Feira Literária de infantojuvenis

Evento acontece dia 19/10 na Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca, das 10h às 20h

Reunir crianças, pais e professores numa feira literária recheada de atividades gostosas e livros sendo lançados e histórias contadas. Tem jeito melhor de comemorar o Mês das Crianças e do Mestre? A Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca, abre suas portas em 19/10, com entrada gratuita, a partir das 10h, para muita diversão e troca de conhecimento na Feira Literária da Urca. Quem passar pela Lago, vai ter também a chance de levar para casa publicações, com desconto, de editoras independentes que têm em comum o cuidado com os livros que colocam no mercado para a família.

- A ideia desta Feira Literária surgiu do encontro que tivemos durante o LER Salão Carioca, no ano passado. Um desejo de nos unirmos em torno do que nos aproxima: a literatura infantojuvenil. Outubro é um mês perfeito para celebrarmos, explica Helena Lima, fundadora da Editora Lago de Histórias e da casa homônima, que sediará esta primeira edição da Feira.

Já confirmaram presença nesta empreitada a editora Quase Oito e o APP de leitura infantil Bamboleio. O público vai encontrar, além de contação de histórias, saraus e conversas literárias de hora em hora, sempre no terraço da Casa, com vista para Pedra da Urca.

Outra novidade ficará por conta do lançamento de O cheiro da saudade (Editora Lago de Histórias), do escritor Luís Pimentel. O livro traz ilustrações de Camila Carrossine, que virá de São Paulo para a sessão de autógrafos, e fala, entre palavras sentidas e imagens, de amor explícito. A história aborda a dor inerente à vida e que aparece sem poupar nem mesmo as crianças. Pimentel defende a verdade, ainda que dura, como fortalecimento. Bianca Lopes interpretará essa história emocionante, com uma contação especial.

Senhora Incerteza (Bamboleio), de Padmini, além de Isidoro e os Barcos (Editora Quase Oito), de Lorena Richter, estarão entre as obras trabalhadas com atividades na Feira. Estarão presentes também vários autores independentes.

Haverá ainda esquetes promovidas por um grupo teatral e encenadas por crianças; uma apresentação da Companhia de Teatro de Bonecos; Luisa Benevides falará sobre a relação entre mãe e filho a partir do seu livro artesanal Azul de um minuto; e Helena Lima presenteará o público com a contação de histórias do seu Bia sem pressa, uma oportunidade de refletir sobre tempo e prioridades diante do cenário desafiador da maternidade e das importâncias da infância.

A Editora
A Editora Lago de Histórias foi fundada em novembro de 2016 no Rio de Janeiro, na mesma noite de lançamento dos livros Mais felizes do que sempre, Bia sem pressa, Os medos de Bel, e Soldado. Em 2017, o catálogo ganhou reforço de Olga e do título Grande ou pequena?

Ainda em 2017, reforçaram o catálogo: A Moça Artista do Topo do Morro e Vicky, todos de autoria da escritora e pedagoga Helena Lima.

Em agosto de 2018, chegou ao mercado editorial pela Lago o bilíngue Todos os pais do mundo / All the dads in the world, do professor e músico André Tavares, seguido de Bilica Chorona, de autoria da educadora Isabelle Borges, vencedora da I Seleção de Originais da Lago de Histórias. Ainda no segundo semestre daquele ano vieram: Contos de Encantar o Céu, de Helena Lima e Angela Leite Souza, e Um cachorro para Maya, de Roseana Murray.

No ano passado, a Lago de Histórias inscreveu, pela primeira vez, dois livros, dos treze que tem publicados, no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). E colheu a escolha de ambos pelo Programa: Soldado e A Moça Artista do Topo do Morro levarão afeto às crianças de escolas do Oiapoque ao Chuí em 2019.

Com Olga, a história de uma cobra de óculos, Helena Lima levou o 3º lugar do Prêmio da Biblioteca Nacional, na categoria infantojuvenil. Ainda em 2018, essa cobra danada e Soldado foram selecionados para fazer parte do acervo básico FNLIJ. Em 2019, Contos de Encantar o Céu é que foi selecionado para o Catálogo de Bolonha e Acervo Básico da FNLIJ.

Em outubro deste ano, a Lago estreia o seu selo adulto, o Lago Baikal (o lago mais profundo do mundo), com Amores virados para cá, de Helena Lima e Isabelle Borges.

A Casa Cultural
Na Casa Cultural Lago de Histórias acontecem oficinas de escrita criativa e poética, oficinas de ilustração e contação de histórias. Lançamentos de livros, encontros de escritores e saraus.

Nas visitas literárias para alunos de todas as idades, a editora Helena Lima conta como se dá todo processo de produção de um livro, descobrindo as etapas envolvidas: criação da história, escolha do ilustrador, trabalho do editor junto ao autor e ao ilustrador, envio do material às gráficas e o produto final. Fazem parte do encontro apresentação dos livros e contação de histórias e o ingresso para a vivência é a compra de um livro da editora. A Casa Cultural Lago de Histórias recebe alunos da rede pública sem custo, através do seu projeto social Literatura para Todos. Estes alunos recebem ainda um livro autografado ao final da visita.

Outra possibilidade é a Lago ir às escolas: Helena apresenta os livros para crianças de idades variadas, conta histórias e promove conversas com os alunos. Entre suas ações está uma conversa sobre processo criativo e o funcionamento de uma editora.

Há ainda participação da Lago de Histórias em feiras literárias e outros eventos da escola e no calendário anual do mercado editorial nacional.

SERVIÇO:
FEIRA LITERÁRIA
19 de outubro, sábado
10h às 20h
Casa Cultural Lago de Histórias – R. Marechal Cantuária, 18, Urca – Rio de Janeiro.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels