terça-feira, 15 de outubro de 2019

Resenha: Roberto Marinho – O Poder Está No Ar


Título: Roberto Marinho – O Poder Está No Ar
Subtítulo: Do Nascimento ao Jornal Nacional
Autor: Leonencio Nossa
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 543
Ano Lançamento: 2019 

"Roberto Marinho, o poder está no ar" mergulha na vida do criador do maior império de comunicação da América Latina, o brasileiro mais poderoso de seu tempo. Ao herdar na juventude um jornal criado havia 23 dias pelo pai, Marinho buscou a sobrevivência do negócio que sustentava a mãe viúva e os irmãos menores. Era véspera da ditadura Vargas. Teve de aprender logo a se movimentar num Rio de Janeiro de agentes da repressão, espiões estrangeiros, militares afoitos, agitadores da direita e da esquerda, capitalistas em formação, lobistas, dançarinas de cassinos e compositores dos primeiros sambas. Aos 60 anos, criou a TV Globo sem apoio dos irmãos. Quando levou ao ar o Jornal Nacional, a 1º de setembro de 1969, tinha vivido bem de perto 18 golpes ou tentativas de tomada à força dos palácios do governo. Uma aventura épica para erguer e expandir, nas ventanias da instabilidade, a obra que até hoje desperta sentimentos distintos entre os brasileiros. Com documentos inéditos colhidos em arquivos do país e do exterior e depoimentos de figuras dos bastidores que por décadas se mantiveram em silêncio, o livro descreve a intimidade do biografado e o Brasil da transição do rural para o urbano, tempo de sucessivas rupturas das regras do jogo político. 

Impressões: 

Roberto Marinho foi um empreendedor e visionário, mudando de forma intensa todo o jeito de se fazer jornalismo, desde o rádio, mídia impressa até chegar na televisão. Fazendo uma revolução. 

“Roberto Marinho – O Poder Está no Ar” do escritor Leonencio Nossa, traz uma biografia completa da vida de Roberto Marinho, traçando uma parte de sua época, começando pelo seu nascimento até o período da criação do “Jornal Nacional. 

Leonencio Nossa traz um panorama geral do Brasil do final do século 19 e início do século 20, mostrando de forma minuciosa, todo o período político do país. Esse é um dos pontos positivos da obra. 

Irineu Marinho, pai de Roberto, foi o principal protagonista por entrar de cabeça no mundo jornalístico, sendo assim, deixando uma vida mais confortável para sua esposa e filhos no Rio de Janeiro. 

O autor mostra uma escrita técnica bem nos moldes jornalísticos, porém é uma leitura fluída e dinâmica, trazendo inúmeros depoimentos de pessoas da qual conviveram com Roberto Marinho, principalmente seus filhos. 

O leitor vai acompanhar em cada capítulo, todo o início e evolução do jornal “O Globo”, sendo criado pelo patriarca da família Marinho, até o dia em que o próprio Roberto assume os negócios do pai. 

Engana-se o leitor em achar que tudo na vida de Roberto Marinho foi um mar de rosas, pelo contrário, em sua trajetória pelo ofício do jornalismo, acabou conquistando inúmeros inimigos, desde políticos até empresários e até mesmo outros jornalistas rivais. 

Outro ponto positivo da biografia é com o empenho do empresário de criar a Rede Globo, emissora respeitada pelo Mundo inteiro, sendo um marco na história do Brasil, referência em jornalismo e telejornalismo. 

O Poder Está No Ar, passa pelos bastidores da política, mostrando de forma nua e crua toda busca pelo poder alcançado por poucos. 

A biografia é recomendada para estudantes de jornalismo e para os leitores que apreciam esse gênero literário.


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels