quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Ricardo Criez e o livro As Meigas de La Coruña - romance e magia ao som de Elton John, por Cida Simka e Sérgio Simka

Ricardo Criez - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Nasci há 53 anos na cidade paulista de São Bernardo do Campo. Tenho duas filhas jovens, de 19 e 13 anos. Desde pequeno, sempre gostei muito de ler e devorava tudo o que caía nas minhas mãos, em particular revistas e gibis. Li a coleção completa de Monteiro Lobato e as histórias fantásticas de Julio Verne. Sou fã de Machado de Assis, José Saramago, Gabriel García Márquez e Alejo Carpentier. Sou formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e em História pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciei minha carreira jornalística em 1990 como repórter e redator de Política e de Esportes no jornal Diário do Grande ABC, de Santo André. Fui assessor de imprensa da Câmara Municipal de Mauá e repórter de Cidades e Política do jornal Diário Popular (atual Diário de São Paulo). De 2000 a 2013, atuei como editor-assistente na Agência Estado, empresa do grupo O Estado de S.Paulo. Atualmente sou professor e supervisor das modalidades de Xadrez e Jogo de Damas da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre o livro que está lançando.

"As Meigas de La Coruña - romance e magia ao som de Elton John" é meu terceiro romance juvenil. Eu transformei uma de minhas grandes paixões, a música do cantor inglês Elton John, em uma obra de ficção lançada pela Editora Belo Dia. Em 128 páginas, eu conto a história de dois jovens - um menino e uma menina - que sofrem com problemas de bullying na escola e, além disso, têm relações complicadas com seus pais e seus irmãos. Coloco ainda uma boa pitada de romance na obra e apresento aspectos milenares culturais da Galícia, a região mais feiticeira da Espanha e também terra de meus ancestrais - minha mãe é espanhola. Tudo isso embalado, capítulo por capítulo, pelo melódico som de Elton John.
 
Fale-nos sobre os seus outros livros. O que o motivou a escrevê-los?


Paixão, isso é o que me motiva e, imagino, motive todo ser humano. "Jovens Mortos - o despertar de uma geração", lançado em 1999 pela Editora Melhoramentos, é inspirado nos tempos de Ensino Médio na Escola Técnica Industrial (ETI - atual ETEC) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo - escola pela qual tenho total adoração. Já em 2010, minha paixão pelo xadrez, no qual milito desde os oito anos de idade, transformou-se no livro "O Herói dos Tabuleiros", publicado pela Editora FTD e que recebeu selo de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Essa obra conta a história de um enxadrista brasileiro que disputa o título mundial diante do campeão russo.

Como analisa o mercado de livros juvenis atualmente?

Vejo autores nacionais ótimos escrevendo para jovens, mas também sinto que eles têm muito dificuldade em conseguir publicar uma obra. Eu mesmo fiquei cinco anos procurando por uma editora até decidir bancar "As Meigas de La Coruña" por conta própria. Imagino que a longa crise pela qual passa o mercado editorial explique grande parte do problema, mas talvez também haja uma mudança no perfil das publicações, com os autores assumindo o controle total de seus livros.

Como analisa a questão da leitura em nosso país?

Comparado com a minha época de estudante, ou seja, há mais de 35 anos, percebo que os jovens de hoje leem muito mais livros - e gostam de ler! Por outro lado, é triste e preocupante ver tantas livrarias fechando as portas, espaços culturais minguando. Alguns amigos consideram que as pessoas não valorizam os livros, por exemplo, pagam 50 reais numa pizza, mas se negam a pagar o mesmo preço em um livro. Não sei se essa comparação é cabível. Aceito este argumento em parte, pois penso que os livros poderiam custar bem menos. 
Que dica poderia fornecer a um aspirante a escritor?

Leia muito. Os clássicos, sim, claro, sempre. Mas também os autores nacionais ou pouco conhecidos. A leitura lhe dará bagagem para poder escrever bem. E também seja muito observador. Observador do cotidiano, da natureza, do comportamento das pessoas, dos detalhes que fazem a vida gostosa de ser vivida. Anote frases interessantes em um caderno. Tudo isso são elementos que podem fazer toda a diferença em um bom livro!

Serviço
Lançamento As Meigas de La Coruña - romance e magia ao som de Elton John, Editora Belo Dia
Dia: 25/10/2019 - sexta-feira
Horário: a partir das 19 horas
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Dr. Fláquer, 26 – Centro – São Bernardo do Campo (esquina com Rua Jurubatuba)
Informações: (11) 99633-9607


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak Editora, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak Editora, 2016), O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), “Nóis sabe português” (Wak Editora, 2017) e Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels