domingo, 3 de novembro de 2019

Cecilia Barbazia, o Centro de Formação de Professores Clarice Lispector e o projeto de troca de livros, por Cida Simka e Sérgio Simka

Cecilia Barbazia - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Especialista em Gestão para o Sucesso Escolar, especialista em Mediações Tecnológicas em Ambientes Educacionais, especialista em Psicopedagogia. Pedagoga com habilitação em Administração Escolar e habilitação específica para o Magistério. Professora de Educação Básica, diretora de Unidade Escolar por 17 anos na Secretaria de Educação Municipal de Santo André (SP) e, atualmente, coordenadora de Serviço Educacional na mesma rede de ensino à frente do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre a sua gestão à frente do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector. Quais os projetos que pretende desenvolver?

O convite para coordenar o CFP Clarice Lispector foi uma enorme surpresa. Com tantos anos de experiência em gestão escolar, gerir um novo espaço voltado à formação dos profissionais da educação municipal é uma proposta pessoal e profissional gratificante e desafiadora.

Nosso principal objetivo, além das formações continuadas aos profissionais da rede, é proporcionar momentos de interação sociocultural, ofertando rodas de conversa sobre temas variados, palestras com escritores/editores, peças de teatro, encontros e afins. São inúmeras as possibilidades para que os nossos educadores ampliem seus olhares em relação ao dia a dia profissional e à sociedade em que vivemos.
Cecilia Barbazia - Foto divulgação
Fale-nos sobre o projeto de troca de livros. O que a motivou a implementá-lo?

Minha primeira ação diante desta equipe é organizar um estande de troca de livros. Sabemos que o mercado editorial em nosso país é oneroso e muitos profissionais acabam priorizando outros fatores pessoais em detrimento da leitura / aquisição de livros. Neste projeto, o professor terá a oportunidade de ofertar livros que já leram e em troca levar outros livros para leitura. O foco não é somente para livros técnicos, mas também literatura, aventura, romances, pesquisas, poesias. O importante é motivar e facilitar o acesso à leitura. Estamos muito confiantes, pois o hábito de ler é muito importante para o desenvolvimento criativo e intelectual em todas as faixas etárias.

Como analisa a questão da leitura no país?

As últimas pesquisas em nosso país mostram que há uma mudança positiva nos hábitos de leitura do brasileiro nos últimos anos, mas devemos enfatizar que um educador apaixonado por leitura incentiva seus alunos a ler também. Quem lê escreve melhor, fala melhor, amplia seu olhar para o mundo.

O que tem lido ultimamente?

No momento estou lendo "Bullying e desrespeito: como acabar com essa criatura na escola", escrito por Marie Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor, da Editora Artmed, pois um dos meus objetivos é trazer para e rede uma palestra para ajudar os profissionais a lidarem com o tema no dia a dia da sala de aula.

No site da prefeitura há menção ao Centro de Formação de Professores Clarice Lispector:


Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak Editora, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak Editora, 2016), O enigma da velha casa (Editora Uirapuru, 2016), “Nóis sabe português” (Wak Editora, 2017) e Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Organizadora dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels