terça-feira, 12 de novembro de 2019

Exposição une fotografia e poesia

Eduardo Maciel - Foto divulgação
SonetIMAGEM entra em cartaz em novembro, no Centro do Rio

Uma série em sete temporadas, com cinquenta capítulos cada. Assim o poeta, escritor, fotógrafo, cantor e compositor Eduardo Maciel define sua grande empreitada literária em andamento. Estudioso da técnica literária dos sonetos, este artista plural de 41 anos realiza entre 14 e 23 de novembro, na Casa de Cultura Villa Olivia, no Centro do Rio, a exposição de fotografias SonetIMAGEM, que reúne imagens autorais publicadas no livro de sonetos homônimo.

A exposição é mais um passo na jornada iniciada pelo artista em dezembro de 2018, quando lançou SonatATO, o primeiro livro de sonetos da série de sete obras programadas para serem lançadas nos próximos anos, pela Editora Autografia. O segundo título, que une poesia e fotografia e batiza a exposição, foi lançado há dois meses.

“A ideia desta coleção é integrar diferentes formas de arte à poesia. O primeiro traz sonetos conversando com seus dezenove tipos catalogados. O segundo, recém-lançado, adiciona fotografias. O terceiro terá desenhos. Outros episódios desta série terão sonetos transformados em músicas, em peça de teatro e assim por diante, no sentido de produzir arte em diferentes e complementares formas de expressão”, explica Eduardo Maciel, que convidou artistas de outras vertentes para participar dos próximos volumes.

O livro SonetIMAGEM conta com cinquenta sonetos e cinquenta fotografias, das quais vinte e oito estarão expostas na Villa Olivia, casa de cultura sediada em um sobrado histórico logo no início da Ladeira João Homem, no Morro da Conceição, em frente à Praça Mauá, no Centro histórico do Rio de Janeiro, inaugurada em agosto último.

Segundo Maciel, ao visitar a exposição o público poderá relacionar as fotografias aos sonetos como no livro, mas, sobretudo, terá a oportunidade de experimentar poetizar as imagens. “Se no livro as fotografias auxiliam os sonetos, na exposição os poemas servirão como legendas para as fotos, todas elas vivas e em suas cores originais”, pontua o artista.

Sobre sua devoção à missão de compor trezentos e cinquenta sonetos a serem publicados nesta grande série, Eduardo Maciel fala com brilho nos olhos: “Os sonetos me encantam muito pela sofisticação, pela precisão métrica, pela sonoridade, pela técnica aplicada. Há neste estilo de poesia regras que fazem dele um tipo muito particular de produção literária. É encantador escrever sonetos e trazê-los de volta em seu máximo potencial”, se derrama o poeta.


Sobre o artista
Eduardo Maciel é acadêmico correspondente da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciência, onde ocupa a cadeira 170. É pesquisador das dezenove diferentes formas de composição de soneto já catalogadas em todo o planeta. É vencedor dos concursos literários Jovem Embaixador, Sarau Brasil 2019 (categoria Poesia), Almas em prosa e verso 2019 (categoria Poesia) e Poesia Agora 2019. Sexto lugar no primeiro concurso literário "Paquetá em Prosa e Verso". Também é jurado de concursos literários. É autor dos livros SonetATO e SonetIMAGEM, dois primeiros volumes de uma série de sete publicações que reunirão 350 sonetos autorais. É coautor da antologia de contos intitulada O Lado Sombrio do Sítio, em alusão à obra de Monteiro Lobato. É também coautor de dois livros publicados a partir de concurso promovido pela Unesco, publicados em três idiomas e distribuído em 160 países. É colunista da revista Litere-se e da coluna "soneto em pauta" do portal Diário da Poesia.

Serviço

EXPO SonetIMAGEM
De 14 a 23 de novembro
Abertura dia 14 de novembro, às 17h
Casa de Cultura Villa Olivia (Ladeira João Homem, 13 - Morro da Conceição)
Quinta a domingo, das 14h às 21h
Entrada franca  

Ficha técnica 
Curadoria - Eduardo Maciel
Fotografia - Eduardo Maciel
Direção de Fotografia - Eduardo Maciel
Arte - Raul Machado
Produção - Chris Mendonça /Odoya Produções
Assessoria de Comunicação - Rodrigo Rozendo / RZD Com 

* O livro SonetIMAGEM estará à venda (R$35) durante a exposição
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email. Basta confirmar ):

REVISÃO E LEITURA CRÍTICA

Posts mais acessados da semana

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO "VAIVÉNS DA ALMA"

LIVRO "JORNAL EM SÃO CAMILO DA MARÉ"

LIVRO: CONVERSA NOTURNA E OUTRAS HISTÓRIAS

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: O CLUBE DE LEITURA DE EDGAR ALLAN POE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

SROMERO PUBLISHER

Leitores que passaram por aqui

Labels